Mãe ensina um truque fantástico para ter mais paciência com os filhos e você só vai precisar de 5 elásticos de cabelo
Cansada de gritar ou brigar com as crianças, esta mãe inventa um truque incrível baseado na ciência.
Stael Ferreira Pedrosa
Sabemos que ter paciência todos os dias com os filhos e suas bagunças, sua falta de experiência, sua desobediência, etc. não é fácil, mas não é impossível.
A norte-americana, Kelly Harvey, blogueira e mãe de três meninas, criou um método que pode ajudar nisso. O método é baseado nos estudos do Dr. John Gottman, especialista em relacionamentos. Segundo o Dr. Gottman, os casais que têm sucesso em seus relacionamentos têm um tipo de relação peculiar, onde cada interação negativa é compensada com 5 interações positivas.
Mas, isso é para casais, o que tem a ver com ter paciência com as crianças?
Simples, o que vale para os casais, vale para o relacionamento pais e filhos também. Kelly adaptou o achado do Dr. Gottman em sua interação com as crianças e tem tido sucesso. O processo é simples: Para cada interação negativa ela se obriga a ter 5 interações positivas com as filhas. Para isso, Kelly pela manhã coloca 5 elásticos de cabelo em um dos braços. A cada vez que ela grita ou perde a paciência de alguma forma com as crianças, ela tira 1 elástico do braço e passa para o outro braço.
O desafio é ter os 5 elásticos no mesmo braço do início, no fim de cada dia. Então, para devolver cada elástico retirado do braço original devido a um impulso contra as filhas como xingos ou reclamações, ela precisa fazer 5 coisas legais ou amorosas para elas. A cada 5 interações positivas, ela devolve um elástico de volta ao braço original.
Qual o prejuízo da interação negativa com os filhos?
Já se sabe o quanto o grito pode ser prejudicial às crianças. Segundo Mandy Velez – Paus e pedras de fato quebram ossos – mas palavras também podem causar dano real às crianças. Nisso se inclui toda disciplina verbal feita de maneira dura ou agressiva como xingamentos e humilhação.
Um estudo da Universidade de Pittsburgh, acompanhou 976 adolescentes de 13 e 14 anos e seus pais durante os 8º e 9º anos do ensino fundamental, e o que se apurou é que os adolescentes expostos aos gritos e xingamentos, estão mais propensos a desenvolver depressão e mau comportamento tanto em casa quanto na escola. Segundo os autores, o efeito é justamente o contrário do que os pais querem alcançar através da disciplina dura.
No entanto, um dado alarmante pode fazer cair por terra todo o esforço de Kelly em remediar os resultados do jeito impaciente com as crianças através da compensação.
O mesmo estudo apurou que usar de palavras calorosas com os filhos após a interação negativa não é suficiente. Segundo os pesquisadores, o calor parental não neutraliza os efeitos ruins da disciplina. “Mesmo que apenas ocasionalmente, o uso da disciplina verbal dura pode ainda ser prejudicial”, diz o líder do estudo, professor Ming-Te Wang, um dos autores ao Wall Street Journal, “Quando você grita, fere sua autoimagem. Faz com que eles se sintam incapazes, inúteis e sem valor.”
Portanto, se o truque da blogueira Kelly não tiver como objetivo cessar o comportamento agressivo, ele não surtirá muito efeito. Mas, se realmente tendemos a fazer o que é mais fácil, certamente o truque irá desencorajando o hábito dos pais da disciplina agressiva e impaciente. Vale a pena tentar, seus filhos são a melhor coisa da sua vida e eles valem o esforço.