Mães que influenciam e moldam gerações
A conscientização da mulher de sua grande responsabilidade é que a fará apta a assumir com nobreza o grande desafio de educar as novas gerações.
Suely Buriasco
À mulher está destinada uma grande e sublime missão: a tarefa redentora de preparar seres humanos para a vida, influenciando gerações e edificando um mundo melhor para todos. Mães plantam o futuro, pois são elas as depositárias das sementes que um dia germinarão e darão frutos para seus filhos e toda a sociedade a qual eles pertencerão.
A maternidade
No âmbito familiar, de forma alguma menosprezando o importante papel do pai, a preceptora por excelência, a ministra nata e a educadora eficiente é, sem sombra de dúvidas a mãe. A mulher tem uma capacidade natural de influenciar e se fazer tão próxima que a coloca apta a acompanhar e orientar gerações como mães e educadoras. Talvez seja mesmo a maternidade a mais árdua missão, no entanto, no mesmo grau é a glória de sua plena realização. Como afirmou a atriz Sophia Loren: “Quando você é mãe, você nunca está realmente sozinha em seus pensamentos. Uma mãe sempre tem que pensar duas vezes, uma por ela e outra por seu filho“.
A responsabilidade
Grande responsabilidade assume a mulher que se torna mãe, mesmo dos filhos que não formou no ventre. Profunda é a obrigação de transformar os filhos não simplesmente para que sejam “alguém” na vida, mas fundamentalmente, para que sejam alguém honesto, de caráter e cumpridor de suas obrigações como ser humano. Claro que não existe nessa transformação qualquer tipo de mágica e muitas vezes mães esforçadas não conseguem desviar seus filhos de caminhos escusos. No entanto, a dedicação, o carinho e a orientação nunca serão perdidos e, certamente, representarão um dia o bálsamo na vida do filho infeliz.
Consciência
Indiscutível é a importância do papel das mães, tanto é assim que não existe no mundo alguém que nunca tenha se envolvido com elas. Homens e mulheres podem não ter tido a presença paterna no momento do nascimento, mas a mãe certamente estava lá. Mães que não têm consciência desse valor, que desistem, desanimam ou desprezam o lar perdem grande oportunidade de crescimento moral e comprometem-se com grandes sofrimentos. Ao analisar isso fica ainda mais evidente a necessidade da mãe se conscientizar de seu papel no futuro das gerações pela influência que são capazes de exercer sobre filhos.
Traçando rumos
A tomada de consciência da influência que exercem em seus filhos é a base fundamental para o desenvolvimento do relacionamento sadio entre mães e filhos. Um poder que se amplia para toda a família e que representa efetivamente o traçar dos rumos familiares. A observância dos preceitos que usa ao influenciar a todos é que garantirá o sucesso da missão abraçada. Mães conscientes de que seus filhos formarão a sociedade do futuro jamais os privam do conhecimento e do exemplo da ética, da honestidade e do respeito em relação a si mesmo em primeiro lugar e em seguida a todos os seres vivos e ao planeta.
Uma mãe influencia os filhos, a família e outros através de seu exemplo sutil, seu dom de cuidar e proteger, sua força nata, seu amor imparcial.
Mãe, que grande desafio tem em mãos!