Mais 8 conselhos comprovados que melhoram as relações íntimas com seu cônjuge

Como melhorar suas relações íntimas? Aqui estão algumas ideias que, como homem, você deve ler. Claro, se quiser uma terapia completa, leia este texto com sua esposa. Ela irá completar estas sugestões.

Oscar Pech

LEIA o artigo 6 conselhos para melhorar as relações íntimas com seu cônjuge antes deste, que complementa aquele.

Há quem pense que sexualidade não deve ter fronteiras ou limites. Por exemplo, em algumas publicações que aconselham como melhorar as relações sexuais em casal, são discutidas questões simples, como brinquedos sexuais, posições, lingerie, etc. Normalmente essas páginas estão focadas apenas no mero aspecto físico da relação sexual, que muitas vezes trata, de forma implícita, que você ou seu parceiro devem ter um corpo perfeito, ou que devem sempre experimentar novas possibilidades sexuais. A isso eu respondo com uma citação de Anais Nin: “Os prazeres insanos tiram o prazer dos normais”. Em um artigo anterior compartilhei alguns conselhos para melhorar suas relações íntimas primeira parte; permita-me agora concluir o tema:

1. Faça carinho

Todos nós amamos nossa esposa e fazemos carinho nela com ternura. Mas tome cuidado para não apenas dar tapinhas nas costas, como você faria com sua avó. Estudos mostram que a ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, é liberada principalmente através do toque. Abraços, carinhos, beijos: o contato físico é a base do apego, atração, amor. Alguns cientistas tentam encontrar a pílula da fidelidade. Essa se encontra no toque que damos e recebemos de nossa parceira.

2. Admire sua esposa

A sexualidade está na mente, não no corpo. Sinta-se privilegiado por ter a honra de agradar sua esposa.

3. Expresse seus desejos e ouça os dela

É essencial que você aprenda a se comunicar com sua esposa sobre o que você deseja ou quer, assim como o que você não quer que tenha em suas relações íntimas. Se não houver comunicação nesse ponto, se a vergonha ou o medo de rejeição for mais forte que o desejo da satisfação, o resultado será uma GRANDE frustração. É vital que se qualquer um dos dois vir o sexo como algo proibido, mau, sujo, exclua esses conceitos de sua mente, ou essa relação irá acabar desaparecendo.

Advertisement

Agora, três regras sobre esse tipo de comunicação:

  • Tê-la no momento certo. Não faça essas sugestões quando já estiverem na cama. Não vale na metade das preliminares alguém dizer, “Tem algo que eu queria que você mudasse”. É um tipo de conversa que requer preparação do terreno – quando ambos estiverem de bom humor – e também, tratar a questão com cuidado.

  • Não critique a maneira como sua parceira faz amor. Poucos golpes podem ser tão duros para a autoestima quanto os que são dirigidos a este aspecto, então, muito cuidado com as palavras.

  • Aceite um “não” como um mandamento. Se sua esposa considerar algum de seus desejos humilhantes, indignos ou pecaminoso, exclua-o de seus desejos. Nunca pressione ou obrigue sua parceira a fazer algo que ela não quer fazer.

4. Cuide de seu aspecto físico

Não só procure manter a forma fazendo tanto exercício quanto possível, inclusive junto com ela, mas também cuide da maneira como se veste: se você está sempre de camiseta e calça, se você está com cheiro ruim, ou é desleixado, é muito difícil que sua parceira sinta atração por você. Procure ser sempre atraente para seu cônjuge. Não, não para outras mulheres: para sua esposa.

Advertisement

5. Discipline-se

Fato indiscutível: o amor tem um aspecto volitivo. Não se trata de “ter vontade” de fazer amor, mas sim ter iniciativa, encorajá-lo, procurar gerar prazer à sua esposa para o bem dela, de você mesmo, de seu relacionamento.

6. Seja espontâneo

O cérebro é preguiçoso. Ele adora criar rotinas para evitar o esforço, e isso leva à monotonia. Não ligue o piloto automático no trabalho, em casa, com sues filhos, enquanto dirige, no relacionamento com sua esposa, e muito menos sob os lençóis. Seja criativo, mesmo nas menores coisas. Surpreenda sua esposa com pequenos detalhes. Não seja chato: sempre procure esse sexo bom, limpo, divertido e criativo, que nasce do amor e gera ainda mais amor.

7. Seja romântico com sua esposa

Você se lembra de seu primeiro encontro com ela? A melhor coisa da ocasião, eu imagino, era a sensação de expectativa. O nervosismo de não saber o que ia acontecer depois; a descoberta. Dedique um tempo para renovar isso: saiam para um passeio no parque, tomar um sorvete, dançar juntos, estarem os dois juntos, sozinhos, sem filhos.

8. Um BOM sexo requer um BOM tempo

Dedique tempo a sua esposa, não apenas os últimos minutos do dia, quando ambos já estão cansados. Reserve tempo para intimidade e amor como um aspecto essencial em sua agenda, independentemente da vida acelerada que você tem. Não quero dizer que “toda sexta-feira, naquela exata hora, precisamos ter um momento romântico”: não somos máquinas programáveis. Planeje passeios, que podem ser simples, com o foco em dedicar seu tempo a sua esposa, o que é essencial para manter seu relacionamento saudável.

Minha crença é de que a sexualidade desenfreada, sem limites, em constante busca de novos horizontes, geralmente leva ao tédio, perversão ou vazio. Há princípios corretos que fortalecem as relações íntimas [link ainda sendo traduzido]. Portanto, a relação sexual que seja uma constante demonstração de amor a sua esposa e que tenha o objetivo de, ao invés da autossatisfação, fazer o cônjuge feliz, é algo que enobrece o ser humano, fortalece o casamento e faz sua vida uma alegria constante. E você, o que acha?

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Consejos para mejorar las relaciones íntimas con tu pareja (Segunda parte), de Oscar Pech.

Toma un momento para compartir ...

Oscar Pech

Oscar Pech nasceu no México, é conselheiro. De seus 50 anos, 26 tem sido dedicados a sua carreira de conselheiro, de escritor, do ensino e do "coaching".