Malhar com o filho em casa é possível? 5 vídeos que mostram que sim!
Reserve um tempo de seu dia e verá que não tem mais desculpas para não malhar.
Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano
Praticar exercícios físicos é recomendado sempre, mas quando se tem filhos pequenos, às vezes, pode ser um empecilho. A maioria das academias não possui lugares adequados para deixar os filhos. E também existe a dificuldade de programação das atividades com a agenda escolar das crianças.
Seja qual for o motivo pelo qual você não pratica os exercícios, saiba que existem programações de atividades físicas que você poderá realizar em sua casa sem atrapalhar com os cuidados das crianças, e o mais surpreendente, você pode fazer com seu filho. Assim, vocês aumentarão os vínculos familiares. É importante ressaltar que o desempenho depende somente de você e terá que separar um pequeno tempo de seu dia para desenvolvê-lo. Também é sempre bom procurar um médico para uma avaliação física antes de práticas esportivas.
Abaixo segue uma lista de exercícios de grande intensidade que são realizados em apenas 4 minutos e você tem resultados surpreendentes. Não se trata de nada milagroso, são estudos comprovados que treinamentos de alta intensidade são capazes de conduzirem o corpo a terem efeitos durante alguns dias, falando em linguagem popular, seria ficar parado enquanto os músculos crescem e as gorduras diminuem.
Antes de começar os exercícios é necessário fazer um pequeno aquecimento, pode ser subir e descer escadas ou pular cordas por 30 segundos. Se a região em que você mora for muito quente, pode começar sem aquecimento, porém, lembre-se de fazer alongamento após a atividade. Vamos lá?!
1. Várias funções – Criança com até 9 meses
No vídeo abaixo é utilizado uma criança de colo para peso, funcionando como um Kettlebell. O aquecimento é uma pequena corrida de 30 segundos empurrando o carrinho de bebê. Depois são mostradas sequencias de exercícios que você poderá dividir durante a semana, separando 1 minuto realizando o exercício e 20 segundos de descanso, durante 4 minutos.
2. Atividades do cotidiano – Exercícios com mais de uma criança
Nas tarefas do dia a dia é possível manter a postura e colocar as crianças para malhar juntas, algumas até como brincadeiras. Em outros exercícios o esforço físico é maior, porém, concentre-se nos resultados e nada de aliviar a postura.
3. Carinhos com exercícios – Criança de colo
Neste vídeo a explicação é mais detalhada, a mãe utiliza uma criança de colo para fazer os exercícios, de maneira carinhosa brinca com a criança e fortalece os músculos.
4. Puxar a cadeira e chamar a criança para participar – Maior de 2 anos
A sequência de exercícios apresentadas no vídeo abaixo é para ser realizada com crianças maiores de 2 anos. Uma parte do vídeo mostra uma atividade para ser realizada com utensílios domésticos e também com a participação da criança.
5. Divertido e contagiante
Talvez este vídeo esteja mais próximo da realidade de muitas mães. Depois de um treino puxado na academia, a youtuber explica de forma simples e mostra como brincar e malhar com a filha. Já que ela observou a oportunidade de fazer as atividades em casa com opção de exercícios mais leves e eficazes.
Espero que estes vídeos levem você a querer se dedicar mais ao assunto e em breve começar alguma atividade física. Pois, saiba que ao trabalhar o corpo simultaneamente estará cuidando da mente.