Mantenha distância, esse homem não é para você
Marta Martínez Aguirre
“Por que você sempre escolhe um imbecil?”, questiona sua avó indignada. “Não entendo porque escolhi um homem assim de novo”, você responde chorando ao telefone, enquanto junta suas coisas para ir embora dali. “Esse cara não é para você”, alertam seus amigos. A verdade é que nem sempre é sua culpa. Você pode ter caído na armadilha de um homem com personalidade Tríade Obscura, ou Dark Personality Triad.
É um tipo de personalidade emocionalmente tóxica e perigosa. Essas pessoas têm três traços característicos que as distinguem das outras: são narcisistas, psicopatas e maquiavélicas.
Segundo pesquisadores da University of British Columbia (Canadá), a personalidade tríade obscura é caracterizada pela violência psicológica que a pessoa exerce sutilmente sobre os outros (parceiro, vizinhos, familiares, colegas de trabalho). Homens com essa personalidade são mais bem-sucedidos sexualmente do que os outros e, segundo pesquisas, são os favoritos das mulheres atualmente. Há mulheres que preferem esse tipo a um homem bondoso e gentil.
O mundo de hoje parece glorificar e exaltar esse tipo de homem, conhecido por sua sedução, sua história sexual e sua imagem de vencedores, mas entende que por trás dessa máscara não existe uma gota de amor.
Como reconhecer um homem com personalidade Tríade Obscura
São caçadores sorrateiros
Eles têm o hábito a deixar relacionamentos estáveis para iniciar novos relacionamentos. Não confie em suas palavras, porque eles tendem a ser impiedosamente infiéis e, pior de tudo, nunca admitem sua culpa.
Descubra quantas parceiras ele já teve e preste atenção nas palavras que usa para se referir a suas ex. Ele geralmente as desqualifica.
São peritos em estratagemas
Eles usam várias estratégias para segurar a parceira e usá-la para seus propósitos.
Toda mulher que se relacionou com esse tipo de homem relata uma violência psicológica muito forte: ele a vigia, esconde-a da vista dos outros, limita seus laços mais íntimos, tenta monopolizar seu tempo e a convence de que ela é tudo para ele.
Ele adora manipular constantemente e gerar ciúmes; ridiculariza a mulher na frente dos outros, humilha-a e se vangloria de ser superior a ela. Quando ela ameaça ir embora, ele faz de tudo para agradá-la, propondo mais intimidade sexual, cuidando dela e convencendo-a de que a ama.
São maquiavélicos
São seres calculistas, manipuladores, cínicos e desconfiados. Têm poucos padrões éticos e são amorais, dispostos a fazer o que for preciso para terem sucesso. Você e outras pessoas são úteis para ele na medida em que atinge seus objetivos.
Observe o que ele diz sobre seus colegas de trabalho, seus concorrentes, sua família. Pergunte a si mesma como ele atinge seus objetivos.
São narcisistas
Seu ego é enorme. Eles não têm empatia, são exibicionistas, adoram ser admirados e têm uma autoimagem inflada e irrealista. Acham-se superiores aos demais.
São psicopatas integrados
São egocêntricos, incapazes de sentir remorso ou vergonha, são incapazes de aprender com a experiência, não conseguem amar, não têm reações afetivas, sua vida sexual é instável e não se sjustam a um projeto de vida.
Dizem que eles “sabem a letra, mas não a música”, ou seja, podem fazê-la acreditar que a amam e sentem algo por você, mas, na realidade, são incapazes de ter esse tipo de sentimento.
Outra característica que se destaca é a de verem as pessoas como objetos, portanto, elas não têm valor para eles e seus vínculos são sempre coisificados.
O mais perigoso disso é que você não perceberá que está lidando com um psicopata até descobrir com tristeza que foi usada como uma coisa, porque eles são sedutores e cativam todos à sua volta, até mostrarem quem realmente são.
Agora, não pense que você nunca vai encontrar alguém assim. Infelizmente, esse tipo de homem está integrado em nosso meio, seja no escritório, na loja, na escola, no mercado ou na oficina mecânica.
Agora que já conhece seus traços de personalidade, mantenha-os longe de sua casa, se quiser viver em paz e encontrar o amor verdadeiro.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Aléjate: Ese hombre no es para ti