Manter sua casa organizada evitará que você viva num caos mental
Não deixe para amanhã o que pode arrumar hoje. Acredite, você ganhará mais tempo, diminuirá o estresse e melhorará sua saúde mental.
Erika Otero Romero
Quando pequena, eu detestava ajudar nos afazeres da casa. Isso de varrer e limpar poeira não era comigo. No entanto, como era justo, mamãe fazia que entre minha irmã e eu distribuíssemos esses ofícios (ela se encarregava do resto).
Isso só acontecia nos fins de semana, o resto da semana minha mãe sempre cuidava de tudo. Às vezes, aos domingos, tentávamos convencê-la a não fazer nada e passar o dia todo vendo televisão. Minha mãe muitas vezes consentia e nós adorávamos. Mas como é natural, a vida e nós mudamos com o tempo, da mesma maneira que nossos hábitos.
Agora, como adulta e com as minhas responsabilidades, não posso passar um dia sem querer ver a casa impecável. Apesar disso, há dias em que me levanto e não quero fazer nada. Não é que o meu lar sempre necessite de manutenção, felizmente não; porém, se não sigo a rotina de cada dia: recolher as coisas largadas, aspirar, limpar, tirar a poeira, lavar roupa e tantas outras coisas, passo o dia sentindo que não fiz nada. É que eu simplesmente não consigo deixar de fazer isso.
Pode chamar de TOC, neurose ou rotina; eu chamo de hábito e não creio que isso irá mudar. Quem ler isso, pode pensar que sou exagerada, mas a realidade é que se não tiver a minha casa limpa antes das 11 da manhã de cada dia, sinto-me incompleta.
É prejudicial ter sua casa desarrumada?
É relativo de pessoa para pessoa. Eu acho que se você não limpar sua casa todos os dia, não significa que você tenha algum tipo de problema emocional, porque não há nada de errado com isso. No entanto, se acontecer com você como comigo, então há um problema.
Há várias razões pelas quais não ter a casa arrumada pode gerar estresse a algumas pessoas. São elas:
1 Causa sensação de culpa
Tenho esta experiência sempre que desejo me “fazer a louca” e ficar um dia sem limpar a casa. Gosto de andar descalça, por isso, se sentir alguma textura desconfortável ao andar, começo a me sentir mal. E o que dizer se olho as superfícies e vejo uma fina camada de pó sobre elas? Sim, é estranho, mas não limpar, para alguns, pode ser emocionalmente difícil.
É impossível ignorar que tudo em casa está de pernas para o ar e andar saltando sobre os brinquedos ou as revistas. Isso para mim é devastador.
Se acontecer o mesmo com você, o que eu recomendo e talvez você já faça, é designar tarefas. Cada um limpa seu quarto e recolhe sua bagunça. Com isso, você tira bastante peso de cima dos seus ombros e fica com mais tempo livre para você.
2 Toma o seu tempo
Suponha que, por razões que fogem do seu controle, você passa dois dias sem sequer lavar as vasilhas do café da manhã. Por muito que opte por comer em pratos de plástico, papel ou descartáveis em geral, ainda restam panelas, talheres e recipientes de preparação. Esses objetos acumulados, de apenas alguns dias, vão aumentar sua carga de trabalho, e ao final do dia você estará mais cansada do que deveria.
Um estudo realizado pela IKERFEL, uma empresa de pesquisa de mercado e marketing estratégico, sobre “as atitudes da população espanhola perante a decoração da casa”, manter uma casa em ordem ajuda a economizar tempo; isto, segundo 88% das pessoas entrevistadas. Além disso, 86% acreditam que manter a casa arrumada e devidamente decorada traz qualidade de vida e gera uma sensação de conforto.
Para evitar que os trabalhos se acumulem e a levem à beira do limite, você pode optar por atribuir um dia para as tarefas mais pesadas. Mesmo assim, se achar que é muito, pode sempre acordar cedo e pôr a máquina de lavar para funcionar enquanto faz a comida ou limpa a casa.
3 Gera esgotamento mental
Passei alguns anos numa casa compartilhada com outras pessoas, quando vivi no exterior. Eu tentava, de todas as maneiras, ter sempre meu quarto em ordem, mas o resto da casa era bem bagunçado. Sentia-me tão cansada ao entrar e ver as coisas dispersas por todo lado, que não tinha vontade de sair do meu quarto para interagir com o resto das pessoas que alugavam o lugar.
O que acontece é que, depois de um dia carregado de estresse, você espera chegar em casa e que tudo esteja minimamente em harmonia; mas quando isso não acontece, seu cérebro entra em um estado de incerteza constante. É importante para a tranquilidade e um bom descanso reduzir a desordem da casa ao mínimo.
4 É fonte de preocupações
E para quem não é? Chegar em casa e descobrir que você tem uma quantidade de roupas não dobradas, livros e brinquedos espalhados por toda parte, vasilhas sem guardar, mesmo que estejam limpas, vai gerar caos mental.
As coisas que temos em casa fazem parte de nossa realidade; por isso, ter a sensação de que se está perdendo o controle de sua realidade e seu mundo vai lhe gerar muito estresse; como consequência, adoecerá mais frequentemente.
Acredite ou não, manter sua casa limpa não é tão complicado quanto parece. Lembre-se que é o seu espaço diário e seu refúgio, por isso, mantê-lo limpo e organizado deve ser uma prioridade para todos os membros da família. Distribua tarefas domésticas e verá como seus filhos não só aprendem responsabilidade e ordem, mas também aprendem a respeitar a si mesmos através do respeito por seu lar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tener tu hogar ordenado evitará que vivas en un caos mental