Meditação: a chave para alcançar mais saúde e paz mental
Se você não sabe como começar a meditar, aqui lhe damos um guia fácil e prático para incorporar a meditação em sua vida como um hábito.
Erika Otero Romero
Um dos exercícios mais prazerosos que pude aprender enquanto estudava psicologia, foi a meditação. No entanto, para ser franca, desde o início até hoje, raramente a pratiquei.
O fato é que praticar meditação requer certo treinamento, que acaba por te trazer uma grande habilidade de concentração e – por que não dizer – de liberação física e mental que te ajudam a lidar com as cargas do cotidiano.
O que é meditação?
Meditar é só um exercício. Como tal, requer treinamento para alcançar o objetivo, que viria a ser a liberdade mental e emocional tanto da mente como do corpo.
Meditar está associado com as tradições espirituais do Oriente, mais especificamente com o Budismo. No entanto, atualmente, as pessoas não a praticam como algo ligado a uma crença religiosa, mas, sim, com o objetivo de encontrar paz e saúde em todos os aspectos de sua vida.
A influência da meditação sobre o corpo em geral
Perla Kaliman é doutora em bioquímica; além disso, é pesquisadora em biologia molecular. Kaliman dedicou grande parte da sua carreira a investigar o efeito da alimentação, do exercício e da redução do estresse sobre o cérebro e a saúde.
Ela e Richard J Davidson (especialista em meditação) realizaram uma pesquisa que conseguiu comprovar a influência do mindfulness (atenção plena ou meditação) e a influência dele sobre os genes, as proteínas e sobre as células do sangue.
A profissional sustenta que uma pessoa que costuma praticar meditação diariamente, é alguém que pode lidar muito mais facilmente com o estresse. Além disso, sua saúde cardiovascular e resposta imunitária do seu organismo fica mais fortalecida para combater doenças e infecções. Adicione ao acima mencionado o fato de que meditar ajuda a preservar a saúde de certas áreas do cérebro, fazendo com que ele funcione muito melhor, tanto em concentração como em atenção. Além disso, torna o processo de envelhecimento mais agradável e saudável.
Mas a meditação, além de influenciar os aspectos físicos do cérebro e do corpo em geral, ajuda as pessoas a terem um maior controle e compreensão de suas emoções e pensamentos.
Uma pessoa que pratica diariamente a meditação é mais consciente de seu presente, cura seu passado e se prepara para enfrentar o futuro, atuando beneficamente sobre a depressão e ansiedade.
Como praticar a meditação?
Meditar é uma coisa relativamente simples. Não vou mentir para você, no início pode ser frustrante ser capaz de alcançar certa paz de espírito ou deixar sua mente em branco, mas, com a prática, o processo vai ficando mais fácil de controlar.
Preparação
Antes de entrar em estado meditativo, você deve se assegurar de ter o tempo e ambiente necessários e sem interrupções em que possa fazer o exercício completo. Quanto ao tempo, depende do quanto você deseja investir em sua meditação.
Você deve vestir roupas confortáveis; isto é, que não esteja justa em nenhuma parte. Se desejar, pode pôr música suave e rodear-se de luz tênue de velas e aromas que contribuam para seu relaxamento.
Início
Para começar, o que você deve fazer é assumir uma posição relaxada, seja deitada ou sentada em posição de lótus.
Com as pernas dessa maneira, ou dessa outra:
Relaxe seu corpo
Adotar a posição apropriada pode ajudá-lo a se manter confortável e relaxado durante a meditação.
Se escolher permanecer sentado, deve manter a cabeça ligeiramente inclinada para frente, os dentes ligeiramente separados e os ombros relaxados. É melhor manter os olhos fechados ou fechados, caso se distraia demais.
Encoste a língua no palato e engula a saliva. Isso irá criar um vácuo leve que reduz a produção de saliva e a necessidade de engolir.
Ache um motivo para a meditação
Meditar deve ter uma razão. Talvez você busque tranquilidade, libertar-se de sensações ou emoções negativas, ou até mesmo aliviar uma dor emocional e livrar-se do stress. Seja qual for a razão, tem de ser clara para a liberar. Com o motivo em mente comece o processo:
1 Concentre-se em sua respiração
Respire pelo nariz, concentrando-se em cada inalação e exalação. Sinta seu abdômen subir e descer. Não controle sua respiração, simplesmente esteja consciente dela. Limpe sua mente de tudo, exceto de sua respiração. O objetivo é alcançar a paz e a calma mental.
– Pode contar sua respiração até 10 para conseguir uma melhor concentração.
– Se perder a conta, comece de novo.
2 Deixe que os pensamentos entrem e saiam
É inevitável que os pensamentos invadam sua cabeça, especialmente se estiver preocupada; por isso, os pensamentos surgirão de maneira inevitável em sua mente, em especial nas primeiras vezes; então deixe-os emergir, sem aprofundar ou analisar. O objetivo é não ter nenhum pensamento além dos que surgirem e, mesmo assim, deixá-los nulos; assim, sairão sozinhos.
Meditar não é apenas a busca de tranquilidade, mas a ferramenta que lhe permite aprofundar seu pensamento e descobrir o que acontece em sua mente.
3 Aprenda a lidar com as distrações comuns
Estar sentado nessa posição por muito tempo pode ser irritante e até doloroso. Pode até dar sono, mas você tem que se esforçar para esquecer todas essas sensações. Verá que, com o tempo, sua capacidade de tolerar esse desconforto vai expandir-se e você irá lidar com isso de uma forma melhor.
4 Aumente a duração da meditação
O tempo que você tiver disponível. Pode começar com 15 minutos uma vez por dia. Quando for adquirindo mais prática, pode aumentar o tempo e o número de vezes que por dia; mas tudo segundo seu gosto e disposição de tempo.
Na Internet também há centenas de meditações guiadas que podem lhe ajudar adentrar esse maravilhoso mundo espiritual que lhe ajuda a conectar-se com sua pessoa, seu corpo e mente. Pratique e verá como vai mudar sua vida para melhor.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Meditación: la clave para lograr más salud y paz mental