Medo ou respeito? O que seus filhos sentem quando você impõe suas regras
Existem algumas diferenças importantes entre inspirar medo ou respeito. Conheça-as e aplique os conselhos ao impor suas regras.
Adriana Acosta Bujan
A maioria dos pais se preocupa que os filhos aprendam a ser responsáveis, autônomos e independentes; é por isso que às vezes tentamos impor nossa autoridade e somos um pouco exigentes com eles, porque estamos pensando no seu bem-estar e futuro.
Mas às vezes acontece que, ao impor a nossa autoridade e regras, não o fazemos da melhor maneira, e pode acontecer que, em vez de nossos filhos nos respeitarem, tenham medo de nós. Talvez você não perceba que sua maneira de falar com eles e fazer exigências não é apropriada, já que agimos de maneira inconsciente, guiadas pelos nossos instintos e paradigmas.
No entanto, as consequências de os nossos filhos terem medo de nós podem ser devastadoras para eles no seu futuro. Porque crescerão cheios de inseguranças, pouco amor-próprio e desvalorizados. Quer dizer, o medo que tiverem de nós se refletirá neles e, mais cedo ou mais tarde, nas suas atividades cotidianas e relações com os demais.
Agora, quando nossos filhos nos respeitam, é totalmente diferente, eles aprenderão que existem regras e uma autoridade que deverão respeitar em todos os lugares, também aprenderão a confiar em si mesmos, terão segurança e bom nível de autoestima.
Respeito ou medo?
Queremos, sem dúvida, que os nossos filhos nos respeitem e aprendam por si próprios a respeitar as regras impostas e a assumir as consequências das suas ações com certa maturidade. Por essa razão quero compartilhar alguns conselhos eficazes para que seus filhos respeitem você:
1. Certifique-se de ser ouvido
É importante que, no momento de impor uma regra ou norma em casa, dirija-se de maneira apropriada e correta a seus filhos. Normalmente, dizemos o que têm que fazer, mas não sabemos se eles realmente entendem as instruções e se somos ouvidos.
Os peritos recomendam que nos coloquemos ao nível dos nossos filhos quando falarmos com eles, ou seja, à sua altura, trocando olhares. Assim saberá que as suas instruções são compreendidas.
Você pode até mesmo fazer perguntas-chave para saber se sua mensagem está correta em sua totalidade. Lembre-se de que pode ser uma instrução muito simples; por isso, certifique-se de que foi ouvido.
2. Tom de voz
Se começar a gritar enquanto dá as instruções, é natural que seus filhos tenham muito medo de você. Evite gritar com eles, é melhor usar um bom tom de voz para impor suas regras. Nesse caso, procure um ambiente apropriado, isto é, tranquilo, descontraído e fora de distrações para que seus filhos possam ouvi-lo claramente.
Fale a eles com amor e respeito, explique-lhes o que devem fazer e como quer que eles façam. Você mesmo deve ensiná-los como fazer para que você tenha bons resultados. Lembre-se de não exigir coisas que talvez eles não saibam fazer.
3. Respeito
Se quer que seus filhos respeitem você, então deve pregar com o seu exemplo. Ensine-os a respeitar todos os membros da família e a respeitar de igual maneira todas as pessoas que estão ao redor. Como fazer isso? É muito simples, você só deve pedir as coisas usando o “por favor”, agradecer e evitar os insultos ou grosserias.
Se seus filhos cometerem um erro ao fazer qualquer coisa, não fique chateado. É melhor explicar de novo como eles devem fazer o que você pede e ensiná-los a não julgar, criticar ou zombar dos outros; no final das contas, todos nós cometemos erros.
4. Evitar a violência
Qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica, afetará seus filhos e, obviamente, terão medo de você. Aprenda a controlar suas emoções e seus filhos farão o mesmo. Sim, às vezes podemos sentir-nos estressados, cansados e sobrecarregados, mas devemos evitar descarregar nossas energias más nos filhos.
Lembre-se de que, ao impor suas regras, você deve fazê-lo com calma e serenidade. Apoie-se em recomendações de especialistas para aprender a controlar suas emoções, através da respiração profunda e por ouvir música relaxante.
É importante que seus filhos o observem, para que possam aprender a controlar as próprias emoções.
5. Cumpra suas promessas
Assim como há consequências negativas quando não se cumprem as regras, também deverá haver recompensas. Lembre-se de que todos somos motivados por reconhecimento, prêmios ou recompensas daquilo que fazemos bem.
Da mesma forma, seus filhos se sentirão motivados quando cumprir o prometido; dessa maneira também se esforçarão para fazer bem as coisas que você lhes pedir.
Se você cumprir o que disser, seus filhos o respeitarão em vez de temê-lo, pois confiarão em você e na sua palavra.
6. Falar com amor
Fale com seus filhos com amor, doçura e carinho quando delegar funções ou impor sua autoridade. A maneira como você falará com eles influirá muito no respeito que tenham por você. Use palavras positivas, carinhosas e amorosas.
Por exemplo: “Filho lindo e inteligente, pode me ajudar a limpar a mesa?” ou “Estou orgulhosa de ter um filho tão proativo, que faz as coisas sem que eu peça”.
Neste ponto é importante elogiar nossos filhos, ressaltando suas virtudes, habilidades e habilidades.
Agora você sabe a melhor maneira de impor suas regras e ensinar seus filhos a cumpri-las da maneira correta, sem incutir medo neles. Lembre-se que todos esses conselhos devem ser implementados todos os dias para formar bons hábitos em seus filhos e, assim, eles consigam ser autônomos e independentes.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Miedo o respeto? Qué sienten tus hijos cuando impones tus reglas