Melhorando a comunicação: Dicas para dar sugestões ao invés de criticar o outro
Numa relação amorosa é importante saber como dar sugestões. Veja essas dicas.
Carla Pinheiro Alves
Sabemos que algumas críticas são bem-vindas, pois sempre podemos melhorar em algum aspecto. Mas, também, é verdade que é um pouco complicado receber e aceitar bem uma crítica.
Nos relacionamentos também não é diferente, as críticas, muitas vezes, são a porta de entrada para as brigas e desentendimentos. Acredito que o casal que se ama e quer o bem do outro deva ter muito cuidado e tato ao criticar o cônjuge. Ao invés de criticar, dê sugestões; demonstre pelo exemplo ou pela sua opinião. Há diversas formas de melhorar a comunicação para o bem da relação, basta querer caminhar juntos.
O casal deve ter em mente que um casamento feliz dá-se a quatro mãos, e os dois precisam caminhar lado a lado e serem parceiros em tudo que fizerem, tanto no dia a dia bem como em seus sonhos, em metas e métodos para alcançá-los.
Aprendendo a sugerir
A sugestão é bem mais aceita do que a crítica. Ao se deparar com uma crítica, a tendência é ficarmos no mínimo tristes e outros turbilhões de sentimentos podem vir à tona. Então, quando sentir vontade de criticar alguém, seja seu cônjuge ou outra pessoa, tente dar uma sugestão.
Abaixe o tom
Para dar uma força maior na sua sugestão, fale com carinho, mansidão, quem não gosta? O amado irá adorar. Nunca fale com seu cônjuge em tom alto ou agressivo. Na verdade, acredito que ninguém gosta de ser tratado com falta de educação.
Suavize
Quando estiver prestes a criticar o amado, respire fundo e inverta a frase, exemplo:
ERRADO: “Nossa, como você é apressado!”
CORRETO: “Não consigo te acompanhar, pode ir mais devagar?”
Olha como faz diferença. Com certeza, o cônjuge vai te esperar.
Fale a sua opinião
Ao invés de reclamar ou criticar o outro, dê a sua opinião, diga o porquê tem essa postura, lembrando sempre das outras dicas já mencionadas aqui. Será bem mais fácil aceitar.
Adoçando a relação
Adoro inovações e aqui em casa tenho sempre bala, doces e chocolates. Não é só pelas crianças não, tenho um acordo com meu marido, e quando não concordamos com algo, oferecemos um doce, como forma de pararmos para pensar melhor, mas nunca com a intenção de manipular o outro.
Resumindo, aja com sutileza, bom humor, aproveitando os momentos informais onde ambos estão engajados para mostrar por exemplo como algo pode ser feito de outra maneira.
Essas são formas de melhorar a comunicação do casal, lembrando sempre que a opinião do outro é muito válida e que de nada vale estar ao lado de uma pessoa vazia e sem personalidade. Mas, também, não queremos viver uma relação em constante pé de guerra. O casal deve encontrar seu equilíbrio, sempre levando em consideração o amor que sentem um pelo outro.