Memórias traumáticas? Esta é a maneira pela qual poderá superá-las
A vida é um mar de rosas e, como tal, tem espinhos. O truque é saber tirá-los dos pés e continuar caminhando até a linha de chegada.
Todos nós lidamos com lembranças desagradáveis. Algumas delas não influenciam significativamente nossa vida; porém, há lembranças que causam bloqueio e fazem adoecer se não forem superadas a tempo.
Há lembranças que causam danos psicológicos que se traduzem em angústia e dor emocional; são chamados de traumas. Acidente de carro, abandono, abuso sexual ou violência de qualquer tipo podem gerar memórias traumáticas. Também podem ser geradas pela morte de um ente querido, por um relacionamento ruim ou abuso na infância.
Uma coisa é certa: é impossível mudar nosso passado. O que podemos fazer é aprender a conviver com essas memórias, sem que nos causem dor ou atrapalhem nossa vida.
Aprender a viver de maneira resiliente
Nem todos nós vivenciamos experiências traumáticas da mesma maneira. Por exemplo, enquanto uma pessoa sai de um relacionamento abusivo sem querer saber de amar novamente, outra aprende com seus erros, ressalta bem o que merece no amor e, com isso em mente, está preparada para se dar uma nova oportunidade.
Para pessoas como a última citada, é mais fácil seguir em frente. Isto porque seu caráter e personalidade foram fortalecidos graças à maneira como entendem os desafios diários.
Uma pessoa resiliente acha fácil superar situações difíceis na vida. O que as torna diferentes é elas verem as dificuldades como uma oportunidade de aprender. Elas sabem que são capazes de enxergar além dos problemas e não perdem o ânimo para lutar.
Como superar memórias traumáticas
1. Confie em quem você ama
Em momentos de grande angústia é difícil identificar as pessoas que nos amam. Muitas vezes, nós nos calamos e lidamos com os problemas sozinhos e em silêncio.
Em vez disso, quando passar por momentos de grande sofrimento, procure se cercar das pessoas que amam você. Elas são e serão seu porto seguro. Conversando com elas, você poderá tirar do coração toda mágoa e tristeza que podem sufocá-lo.
Quando faz isso, você consegue ver aspectos do trauma que não conseguia ver antes. Talvez perceba que o trauma ocorreu por algo que você não interpretou corretamente. Pode ser o caso de pessoas que, quando crianças, não se sentiram amadas, que acreditavam que seus pais preferiam seus irmãos, quando, na verdade, não era nada disso.
2. Dê tempo a si mesmo para se recuperar
Depois de passar por uma situação difícil, o ideal é reservar sempre um tempo para processar o que aconteceu. Nossa psique precisa de tempo para se recuperar, facilitando assim o processo de superação do trauma.
Isso é necessário porque o trauma não afeta apenas sua saúde mental, afeta a saúde física também. Você pode cair em depressão, insônia, perda de apetite, entre outros desconfortos que eventualmente o deixarão doente.
Dê tempo ao seu corpo e mente para recobrar a calma e a paz para se recuperar. Isso vai acontecer mais rápido do que você pensa.
3. Busque ajuda terapêutica
Um bom psicólogo fornecerá as ferramentas necessárias para superar a situação traumática em menos tempo.
Isso nem sempre é necessário; no entanto, se sentir que precisa, opte pela ajuda de um profissional capacitado.
4. Reserve um tempo para você
Quando ocorrem situações traumáticas, analisar o que aconteceu o ajudará a ver as coisas com mais clareza.
Se você se sente tentado a se culpar, esse tempo o ajudará a ver se é culpado ou não. Procure também ajuda em grupos de apoio. Os participantes compartilham experiências com as quais você pode aprender muito sem se sentir tão sozinho. Além disso, ajuda você a socializar com outras pessoas.
Tente entrar em contato com seus amigos e se distrair. Passar momentos agradáveis com as pessoas que você ama pode ajudá-lo a superar suas dificuldades mais rapidamente.
5. Procure dar sentido à sua vida
Esse conceito pode ser um pouco complexo; porém, nada mais é do que dar sentido à sua luta diária. Nada mais é do que buscar objetivos que o preencham e se esforçar, focando neles até alcançá-los.
Estabeleça objetivos que você realmente deseja alcançar e se esforce para alcançá-los. Isso fará com que sua mente se concentre no bem e pare de se machucar com lembranças ruins.
A vida não é fácil. Não é suposto que seja, e acho que não esperamos que seja. Porém, precisamos aprender e superar a nós mesmos, e isso só se consegue cruzando caminhos cheios de espinhos.
O principal é tirar melhor proveito desses eventos desastrosos e permitir que eles se tornem ensinamentos dos quais você sempre sairá mais forte.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Recuerdos traumáticos? Esta es la manera en la que puedes superarlos