Mensagens satânicas na música moderna: até onde é verdade?

As mensagens subliminares são um tipo de informação projetada para ser captada abaixo dos limites normais de percepção. Isso quer dizer que não podem ser percebidas de maneira consciente, são captadas sem percebermos que as estamos capturando. Continue lendo.

Erika Otero Romero

“A música cria estados de espírito porque ela é, em si, algo espiritual. Você pode hipnotizar as pessoas através da música, e quando alcança o ponto mais fraco de resistência, pode pregar diretamente no subconsciente tudo o que deseja dizer.” (Jimmy Hendrix,  LIFE MAGAZINE , 3 de outubro de 1969, p. 74) .

Quem não gosta de ouvir música? Acho que são poucas as pessoas que não sentem prazer ao ouvir uma melodia agradável ou doce.

Pois bem, música não é apenas letra, ritmo, instrumentos agradavelmente combinados que geram uma canção impressionante. A música transmite mensagens de todos os tipos. Muitas vezes, essas mensagens expressas são manifestadas de forma evidente e ostensiva; outras vezes, escondem-se atrás de ritmos, letras e melodias.

Que tipo de mensagem algumas músicas escondem? Isso depende da intenção dos produtores.

Os que acreditam em mensagens subliminares dizem que elas podem tentar promover o grupo ou o artista da música. Também podem ocultar promoções de produtos de patrocinadores do setor. No entanto, o mais assustador de tudo é que, muitas vezes – dizem – elas carregam mensagens satânicas ocultas. Você acha que isso é possível?

Advertisement

O que é uma mensagem subliminar?

As mensagens subliminares são um tipo de informação projetada para ser captada abaixo dos limites normais de percepção. Isso quer dizer que não podem ser percebidas de maneira consciente, são captadas sem percebermos que as estamos capturando.

O interessante é que isso remonta a séculos. Há alusões de Aristóteles a impulsos que passam despercebidos quando estamos acordados e reaparecem com força quando dormimos. Michell de Montaigne, O. Poetzle e mesmo Sigmund Freud também fizeram referência a esse tipo de fenômeno inconsciente. No entanto, os avanços da tecnologia tornaram esses fenômenos muito mais evidentes. Então, foi no século XX que ficou realmente claro que esse tipo de comunicação era possível.

Mensagens subliminares na música

As mensagens subliminares na música, também conhecidas como backmasking, são codificadas usando uma técnica de gravação. O que se faz é gravar uma mensagem de trás para frente, em uma faixa projetada para ser tocada normalmente. Assim, a mensagem só pode ser captada conscientemente se a faixa for feita para rodar para trás.

Houve dois fatores que impulsionaram surgimento de mensagens subliminares na música:

1. A ascensão da “música concreta” na França 

Esse gênero combina sons de instrumentos eletrônicos com sons gravados do ambiente. Ambos foram combinados em um estúdio de gravação.

Advertisement

2. Uso de fitas de gravação 

Isso para registrar e preservar as interpretações originais dos músicos. Com a obtenção desse material, fragmentos de mensagens puderam ser combinados, recortados, sobrepostos e colados à gravação original.

Mensagens satânicas na música atual

Com as informações fornecidas acima, a possibilidade de que a música moderna oculte mensagens do tipo satânico é bastante alta.

Isso realmente acontece? Plataformas como YouTube estão cheias de vídeos que – supostamente – expõem músicas que possuem mensagens subliminares de tipo satânico. Real ou não, o medo dos pais de que seus filhos consumam música satânica está sempre presente.

Um conhecido escândalo na década de 1990 recaiu sobre a cantora brasileira Xuxa. Ela foi cantora e apresentadora de um programa infantil que ficou famoso no Brasil e na América Latina. No entanto, ela começou a ser perseguida por fanáticos religiosos que a acusaram de implementar mensagens satânicas nas músicas voltadas a seus filhos, algo que fez sua imagem decair na visão de muitos.

Xuxa foi não apenas acusada de implantar mensagens prejudiciais às crianças em suas músicas infantis, suas fotos e gestos também foram analisados. Neles supostamente “encontraram” mais conteúdo satânico. 

Advertisement

Verdade ou não, ela não foi a única artista perseguida com essa acusação. Shakira, The Beatles, Led Zepellin, Carlos Santana ou Pink Floyd já foram assediados por esta causa. Mais uma vez, verdadeiro ou falso, depende de você.

Todos nós temos o direito de escolher livremente as mídias que queremos consumir. A possibilidade de escolha, mesmo que você conheça a verdade por trás da música que consome, sempre será sua.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Mensajes satánicos en la música moderna: ¿Qué hay de cierto?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.