Meu filho não quer comer carne: é bom assumir uma dieta vegetariana?
Uma dieta vegetariana ou vegana pode ser ainda mais saudável que uma onívora. Se o seu pequeno quer aderir, vá em frente!
Marilú Ochoa Méndez
Na hora do almoço, uma garotinha que tem entre 3 e 4 anos está sentada em seu lugar, mexendo-se inquieta. Quando a mãe, com uma câmera na mão, a questiona, ela se expressa com confiança e muita emoção: “Não vou comer animais! Eles são legais, e sei que às vezes a gente cozinha, mas não acho que é legal colocá-los no forno”.
A história completa e verdadeira da garotinha inglesa que decide se tornar vegetariana, pode ser vista neste belo vídeo. Este caso específico é mais comum do que imaginamos. A Aepap (Associação Espanhola de Pediatria e Atenção Básica) preocupou-se com o aumento exponencial de crianças e adolescentes que assumem dietas sem carne, elaborou um documento onde analisa essas propostas nutricionais e sugere orientações para garantir a nutrição de nossas crianças, que compartilhamos aqui.
Esse crescente fenômeno de crianças e adolescentes que optaram por assumir uma dieta vegetariana exige muita atenção dos pais e educadores que certamente se perguntam: esse tipo de dieta é vantajosa aos pequenos? Como a dinâmica familiar pode ser adaptada, se um de nossos filhos não quiser consumir carne?
Vamos rever o que alguns especialistas dizem.
Se você ouve o seu filho, parabéns!
Alguns pais têm certeza de que nasceram com o superpoder de saber sempre, e em tudo, o que é melhor para seus filhos. Eles devem saber que essa característica nem sempre os torna super-heróis.
Dar aos nossos filhos a chance de tomar uma decisão como essa é maravilhoso! Dessa forma, você faz com que ele se sinta seguro, autoconfiante e capaz de decidir. Se suas motivações são a consideração por outros seres vivos, ou simplesmente razões de saúde ou gostos, é igualmente respeitável!
É sempre bom conversar com o seu filho e ajudá-lo a chegar ao fundo da sua preocupação: por que você quer parar de comer carne? Sabe quais são as implicações disso para você? Fazê-lo ciente dos limites de sua decisão irá ajudá-lo a se esforçar mais.
Mas o que é ser vegetariano?
Um vegetariano é a pessoa que decide evitar comer carne de animais: carne de boi, porco, frango ou peixe. Aqueles que optam por esse estilo de vida, às vezes incluem laticínios e ovos em sua dieta, e são chamados ovolactovegetarianos.
Há também outra opção: os veganos, que decidem evitar completamente qualquer produto animal, mesmo que não tenha causado sofrimento, concentrando-se no consumo de vegetais, frutas e proteínas vegetais.
Se seus filhos quiserem evitar alimentos de origem animal, sugere-se que você faça exames anuais para verificar se eles recebem os nutrientes necessários para o crescimento saudável, além de consultar um nutricionista que apoie o estilo vegano ou vegetariano.
Nossos filhos crescerão saudáveis?
A Academia Americana de Nutrição e Dietética afirma que qualquer uma dessas dietas, se planejadas adequadamente: “são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem proporcionar benefícios à saúde para a prevenção e tratamento de certas doenças”.
Mas o que vai acontecer em seu corpo sem carne? Os dados oficiais nos dizem que a quantidade de proteína animal consumida pelas crianças não é tão grande, e que até mesmo esse estilo de vida garante que sejam adequadamente nutridos, e que eles também têm um índice de massa corporal menor:
“Eles tendem a consumir mais frutas, verduras e legumes, de modo que sua ingestão de fibras, vitaminas A, C e E, folato, ferro, magnésio e potássio é geralmente maior; enquanto o consumo de calorias totais, gorduras saturadas, proteínas, vitaminas D e B12 e zinco é menor ”, dizem os especialistas.
Uma característica que eles compartilham conosco, e que você certamente não imaginou, é que “crianças e adolescentes vegetarianos e veganos tendem a consumir menos bebidas açucaradas e alimentos processados”, diz um estudo na Austrália que citamos acima.
Como uma dieta vegetariana ou vegana é planejada adequadamente?
O desafio é, então, garantir um correto planejamento balanceado dessas dietas. Você ficará surpreso ao saber que uma dieta onívora (aquela em que se consome todos os tipos de alimentos) ou uma dieta vegetariana ou vegana é planejada da mesma maneira. Então, aqui compartilhamos algumas dicas.
Na página Choosemyplate.gov do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, recebemos este guia simples:
Recomenda-se que metade do prato ofereça frutas e legumes variados e em diferentes apresentações. A outra metade incluirá cereais, proteínas e laticínios. As proteínas podem ser animais ou vegetais (legumes, nozes), e os laticínios podem ser suplementados com leite vegetal enriquecido com cálcio.
Também a escola Saúde Pública em Harvard sugere que o bom prato tenha as mesmas características:
Frutas e legumes, principalmente, formando uma metade do prato e um quarto dele consistirá de grãos integrais e o outro de proteínas saudáveis. Eles vão um pouco mais longe, nos convidando a limitar o consumo de carne vermelha e a tentar ingerir óleos de plantas saudáveis, como a de oliva, amendoim, canola e soja.
A Associação de Pediatria e Atenção Primária de Madri, ou AMPAP, sugere que:
“75% dos alimentos devem ser os mesmos para todos: vegetarianos e não vegetarianos: vegetais, frutas e grãos integrais. A diferença fundamental entre uma dieta vegetariana ou vegana e uma que não é, está apenas nos 25% restantes: na primeira opção, as fontes de proteína, em vez de carne e peixe, serão legumes e nozes (e no caso de ovolactovegetarianos, pequenas quantidades de ovos e laticínios)”.
Tome especial cuidado com o consumo destes alimentos
Se sua família já faz uso da dieta vegana ou vegetariana, estes são os alimentos que você deve sempre manter em sua dieta:
Proteínas (antigamente, acreditava-se que as proteínas animais tinham “alto valor calórico”, e vegetais, um valor baixo. Agora, foi provado que este não é o caso, e o que é sugerido é que “obtenhamos uma boa quantidade de aminoácidos de várias fontes regularmente”):
Gordura
Ferro
Cálcio
Zinco
Iodo
Vitamina B12 e Vitamina D
Agora, você pode seguir esse tipo de alimentação consciente estando tranquilo de que não afeta a nutrição adequada de vocês, se a souberem manejar. Sempre verifique com um médico ou nutricionista antes de iniciar uma dieta vegana para o seu filho. Que dica ou conselho você acrescentaria àqueles indicados aqui?
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Mi hijo no quiere comer carne: ¿Es bueno que asuma una dieta vegetariana?