Meu filho quer ser vegano: o que é e como posso ajudá-lo?

Ajude seu filho com sua iniciativa para iniciar uma dieta vegana. Siga estas dicas.

Adriana Acosta Bujan

Já há algum tempo vem sendo observada uma certa tendência para a sensibilização social, ou seja, as pessoas, desde adolescentes, jovens e adultos, tornaram-se mais conscientes dos danos que a humanidade causou ao mundo em que vivemos. Por isso é que muitos decidem cuidar do planeta pondo seu “grão de areia” para contribuir com uma mudança.

Um exemplo desta contribuição podem ser as dietas veganas, já que as pessoas que escolhem segui-las evitam consumir ou utilizar qualquer produto de origem animal e procuram excluir todas as formas de exploração e crueldade para com os animais para obter alimentos, roupas ou qualquer outra coisa.

É por isso que ser vegano está se tornando algo cada vez mais frequente, porque as pessoas descobrem que podem contribuir para evitar o sofrimento e a morte dos animais ao substituir os alimentos de origem animal por vegetais.

Quais alimentos e produtos que os veganos evitam?

Todos aqueles alimentos de origem animal, como carne, peixes, mariscos, ovos, produtos lácteos, mel, insetos etc. Da mesma maneira, também evitam consumir qualquer produto como artigos de couro, lã, seda, cera de abelhas, sabonetes, velas, alguns cosméticos, entre outros.

Como ajudar seu filho a seguir sua dieta vegana

Agora, uma vez compreendido o conceito de ser vegan ou vegano, pode ser que seu filho opte por contribuir com sua luta para defender os animais, seguindo uma dieta vegana. Isso talvez possa preocupar um pouco os pais, como se sabe, muitos alimentos de origem animal contêm os nutrientes necessários para manter nosso organismo saudável, e ao não os consumir, podemos pôr em risco a saúde.

Advertisement

No entanto, alguns nutrientes obtidos a partir de produtos de origem animal podem ser substituídos por vegetais, com algumas alternativas, por exemplo:

1. Vitaminas

Vitamina A

Essa vitamina é essencial para o crescimento dos ossos, o desenvolvimento de células, prevenção de doenças infecciosas e visão. Muitas plantas contêm mais de 50 componentes chamados carotenoides que o corpo pode converter em vitamina A.

Os veganos podem obter essa vitamina em alimentos como: laranja, vegetais vermelhos e verdes, cenoura, batatas, abóbora, alface, brócolis, tomate, pêssego, couve.

Vitamina B2

Advertisement

O consumo dessa vitamina é vital para a nossa saúde. Se o consumo for deficiente, pode causar anemia e alterar o nosso sistema nervoso. O problema é que, nas dietas veganas, essa vitamina não pode ser encontrada tão facilmente em alguns vegetais, por isso recomenda-se consumi-la em suplementos alimentares.

2. Minerais

Ferro, Cálcio, zinco, iodo e potássio

O consumo desses minerais é essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, porque nos ajudam a transportar o oxigênio, a fortalecer os dentes e ossos, a melhorar nosso sistema imunológico, entre outras coisas.

A falta de consumo de alguns minerais, como o ferro, é uma das deficiências nutricionais associadas ao veganismo, pois pode afetar gravemente o desenvolvimento intelectual.

Felizmente, muitos alimentos contêm esses minerais, como por exemplo, lentilhas, grão de bico, nozes, arroz, farelo, espinafre, abóbora, amarante, chocolate, amendoim, sementes de girassol etc. Assim seu filho poderá encontrar várias opções em sua dieta vegana para nutrir-se de forma saudável.

Advertisement

3. Proteínas

O consumo das proteínas também é essencial para que nosso organismo funcione corretamente, já que cumprem muitas funções como: desenvolvimento da estrutura biológica (elasticidade, colágeno), transportam oxigênio, criam anticorpos para proteger o nosso organismo de infecções, feridas ou agentes estranhos, entre outras.

Podemos encontrar proteína nos legumes, no tofu, mesmo em legumes fritos, lentilhas, cereais integrais, nozes, sementes e quinoa.

O que você precisa saber sobre a dieta vegana?

A ideia de ser vegano não é comer todo o tempo verduras, mas aprender a ter uma alimentação equilibrada. Por exemplo, recomenda-se comer 50% de verduras, 25% de proteínas e 25% de cereais integrais.

A saúde

Geralmente, as pessoas que escolhem fazer uma dieta vegana melhoram a saúde: perdem peso, têm menos chances de morrer de uma doença cardíaca, apresentam baixos níveis de colesterol. Portanto, se seu filho decidir ser vegano, sua saúde melhorará notavelmente.

Planeje a sua dieta

Ser vegano não é tão simples como parece, pois, é preciso planejar a alimentação, para que todos os dias o organismo receba os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, caso contrário sofrerão as consequências.

Advertisement

Consequências de ser vegano

  • Fadiga crônica: por falta de vitamina B12 ou componente DHA (ácidos graxos).
  • Depressão e saúde mental afetada: por falta de ácidos graxos Omega3, ou DHA, ou por falta de colesterol; porque eles são necessários para a saúde mental e hormonal.
  • Anemia: que é a falta de ferro no corpo.
  • Distúrbio menstrual por falta de minerais e vitaminas.
  • Colesterol
  • Problemas digestivos
  • Deficiências nutricionais

Agora você sabe, ser vegano não se refere apenas a comer vegetais, mas tem uma responsabilidade implícita para quem quer escolher essa forma de alimentação. Pois a realidade é que muitos nutrientes não serão encontrados nos vegetais, mas em alimentos de produto animal. No entanto, com sua ajuda e supervisão constante, seu filho certamente conseguirá.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Mi hijo quiere ser vegano: qué es y cómo lo ayudo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.