Meu filho será criança apenas uma vez e eu pretendo aproveitar

A infância do seu filho é única, nunca irá se repetir. Não a perca, desfrute ao máximo.

Laura Abbott

Apesar das urgências do dia a dia, tive oportunidades de parar por um momento diante de um olhar inocente dos meus filhos. Aqueles momentos em que eles disparam comentários amorosos que surgem do nada e tocam nossos corações. E apesar da correria e afazeres cotidianos, consigo vê-los por inteiro nesses momentos e perceber que sua infância é um tesouro que só vou viver uma vez.

Eu paro, olho para eles e penso: que altura será que eles vão ter? Será que estarei aqui para ver? Que novas alegrias ou preocupações eles trarão para minha vida? Terei força para conseguir ajudá-los? Será que algum dia eles vão conseguir entender a enxurrada de sentimentos que nos invade quando os vemos frustrados ou quando os vemos sorrindo por pequenas coisas que nós, adultos, consideramos triviais?

Nem sempre é um mar de rosas, mas é muito gratificante

Fico imediatamente tomada pela emoção. Lembro-me de uma frase que ouvi certa vez em um filme, e que modifiquei para se adaptar à minha vida: “a maternidade é como uma montanha-russa: há momentos em que você se diverte muito e outros em que você quer descer”. 

Não gostaria que o que eu disse acima fosse interpretado mal: não é que eu esteja pensando em desistir da maternidade, longe disso. É que, às vezes, há situações que nos vencem e nos forçam a encontrar novas respostas. São as circunstâncias em que devemos nos superar e recorrer a outras estratégias. 

E se há algo em que as crianças são especialistas, é nisso. Eu nunca quis ser uma pessoa melhor do que quando me vi com meus filhos em meus braços. Quero ser melhor para ser um exemplo em que eles possam encontrar apoio melhor para não repetir histórias de família que possam machucá-los. Em suma, melhor para que tenham a lembrança mais maravilhosa de sua infância e que sirva de base para serem pessoas íntegras e felizes.

Advertisement

É uma etapa imensamente importante da vida

A infância é uma etapa essencial na vida de qualquer ser humano. Não sou só eu que estou dizendo, os especialistas no assunto também dizem. E ouso dizer que também é uma etapa muito importante para nós, pais. Mas não é só porque você tem que transmitir hábitos, educação e disciplina, mas também porque você tem que se divertir. 

Todos os vínculos que podemos construir nesta fase, todas as memórias e traumas que se desenrolam, de uma forma ou de outra estarão presentes ao longo da vida dos nossos filhos. Estamos construindo as bases para um futuro que não será um futuro qualquer. Será o futuro dos pequeninos que mais amamos no mundo.

Muitas vezes, mais do que gostaríamos, as circunstâncias nos fazem mergulhar em problemas: pessoais, de trabalho e às vezes até globais. E ao olhar para fora, esquecemos o imenso universo que existe em nossas casas. As crianças esperam por nós porque estão dispostas a esperar. E, para elas, o mundo passa pelo novo que aprenderam hoje e pelo amor que podemos lhes dar. 

Somos o seu universo e a resposta para todas as suas perguntas. Não sei se estamos cientes disso o tempo todo. Mas acho que, para nosso bem e o deles, devemos começar a estar.

Fazer ajustes na vida para poder desfrutar essa fase

Por isso, talvez o importante, hoje, não seja dar conselhos, porque todos sabem como adaptar a vida de forma que possam aproveitar a infância de seus filhos. Não importa se você trabalha ou se passa o dia todo com eles em casa. O que importa é o tempo de qualidade que você pode dar a eles e a si mesma. 

Advertisement

O que eu gostaria de sugerir é que dê a si mesma a oportunidade de se maravilhar e parar naquele momento que ficará na sua memória para sempre – da forma que seja melhor para vocês. Os primeiros anos de seus filhos são únicos. A inocência, quando se for, não volta mais. O amor sempre prevalece.

Não hesite em tomar as decisões que forem necessárias e fazer ajustes em sua vida para participar ativamente da vida de seus filhos, e alegre-se nesses primeiros anos, que não voltarão. Plante hoje as sementes que você quer colher amanhã. E lembre-se, seus filhos serão crianças apenas uma vez, não perca isso!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Serás niño solo una vez y pienso disfrutarlo

Toma un momento para compartir ...

Laura Abbott

Laura Abbott é licenciada em Periodismo e Comunicação, graduada pela Universidade John F. Kennedy de Buenos Aires. Esposa e mãe de três filhos.