Meu marido não me ama ou será que ele tem alexitimia?
Antes de desistir de um marido que é um grande ser humano, mas que nunca expressa seus sentimentos fisicamente ou por palavras, analise melhor: pode ser que tenha alexitimia.
Diana Cantor Martinez
A alexitimia não é uma doença exclusiva dos homens, porém, segundo dados da Sociedade Espanhola de Neurologia, o distúrbio ocorre com mais frequência neles. Esses mesmos dados também informam que nem todas as pessoas que sofrem do transtorno o apresentam no mesmo grau e que, em pequenas doses, é relativamente frequente.
Alexitimia é a incapacidade de uma pessoa de reconhecer e expressar verbalmente suas emoções. A pessoa é incapaz de reagir diante de uma boa ou má notícia. Da mesma forma, é incapaz de expressar seus sentimentos, o que, a longo prazo, significa péssimo relacionamento interpessoal, principalmente se a pessoa for casada ou tiver uma relação afetiva. Com frequência, sua resposta a perguntas como “Você me ama?” ou “Como está se sentindo?” será um “Não sei”. Mas não é assim porque não ama, mas porque não reconhece as sensações associadas ao sentimento.
Algumas características da alexitimia
É importante salientar que a pessoa que sofre de alexitimia não é desprovida de emoções e sentimentos. Ela tem sentimentos, é claro! Acontece que ela não consegue reconhecer as emoções em si mesma, nem mesmo nos outros. Por exemplo, diante de uma emoção, é bem difícil para ela identificar se o que está sentindo é raiva ou medo. E por não conseguir identificá-la, não sabe como expressá-la.
A pessoa com alexitimia costuma ser muito rasa ao se comunicar, para não dizer monótona de alguma maneira. Não há emoção em seu diálogo. Em suas conversas, ela menciona os fatos do que aconteceu, mas não falará sobre seus sentimentos a respeito deles. Tendem a ser retraídas e bastante quietas.
Tipos
Primária
É de origem biológica, que pode muito bem ser uma predisposição genética ou uma anomalia neurológica de origem congênita, ou seja, desenvolvida durante a gravidez ou o parto.
Secundária
É a que ocorre com mais frequência e é o tipo mais fácil de tratar. Ocorre em decorrência à exposição a um evento traumático ou em resposta a um ambiente hostil.
Tratamento
Se você se identificar de alguma forma com essas características ou sentir que isso descreve muito bem o que acontece com seu marido, ou mesmo com um de seus filhos, o ideal é procurar um especialista para receber um diagnóstico correto. O tratamento requer a intervenção de um terapeuta e inclui uma série de atividades que levarão a pessoa em questão a aprender a reconhecer e expressar seus sentimentos.
Portanto, antes de se dar por vencida em relação a seu marido que, apesar de ser um grande ser humano, nunca expressa seus sentimentos por meio de palavras ou manifestações físicas, analise mais a fundo. Pode ser que ele tenha alexitimia em algum grau e precise de tratamento.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Mi esposo no me ama, o padece alexitimia?