Microinfidelidade: uma forma de trair sem se sentir um traidor
É doloroso enfrentar uma decepção, mas é melhor saber a verdade do que viver sendo enganado.
Erika Otero Romero
Se há algo doloroso na vida de uma pessoa é descobrir que a pessoa amada está sendo infiel.
A infidelidade vem mascarada de várias formas. Mas há um problema: muitas pessoas negam que estão sendo infiéis porque não foram pegas em flagrante. Ou seja, do ponto de vista delas, não estão traindo porque nunca namoraram nem tiveram intimidade com outra pessoa. No entanto, dedicam tempo e atenção a ela. E pode acreditar, quando estamos apaixonados, não temos olhos para ninguém além de nossos cônjuges.
Não estou dizendo que você não possa ter amigos. Claro que pode. Mas vamos concordar em uma coisa: as relações de amizades não são mantidas em sigilo, as de amantes sim.
O que é uma microinfidelidade?
É um tipo muito sutil de infidelidade que surgiu devido às novas tecnologias. A interação é mantida sempre virtualmente, sem contato físico.
Por que é considerado infidelidade?
Porque se estabelecem um relacionamento íntimo com alguém que não é o cônjuge. Sim, pode não haver nenhum contato físico, mas o infiel está investindo tempo, demonstrando interesses e desejos. Ao dedicar tempo e atenção a alguém que não seja seu cônjuge, o traidor tira do cônjuge para dar para outra pessoa.
O problema é que quem mantém esse tipo de “relacionamento” não se sente infiel porque “não há contato físico” . Até pode não haver, mas acredite ou não, seu cônjuge está percebendo que algo mudou em você em relação a ele.
Como detectar uma micro infidelidade?
1. Não larga o celular
Em todo casamento deve haver liberdade e um pouco de privacidade para ambas as partes, No entanto, o fato de seu parceiro ter feito do celular uma extensão de seu corpo é algo bem suspeito.
Se perceber que ele toma muito cuidado com onde deixa o celular, fica alerta quando toca, não deixa você chegar perto do aparelho e se você o pegar, ele fica bravo; é melhor ficar alerta.
2. Evita falar sobre a pessoa com quem está conversando
Suponhamos que você pegue seu cônjuge escrevendo para alguém. Por curiosidade, você pergunta com quem ele está falando, e ele se esquiva da pergunta. Isso tem sido recorrente.
Pode acontecer que ele tenha contatos anônimos no celular, que não fale sobre seus amigos de trabalho. Essas atitudes dão muito o que pensar.
3. Muda os hábitos de interação com seu telefone
Você detecta que algo mudou em relação ao tempo que ele passa no celular. O que antes acontecia de vez em quando, agora é frequente. Ele passa muito tempo “conversando” no WhatsApp, Messenger ou outro aplicativo.
Quando você descobre, percebe uma mudança na atitude dele, como se estivesse repelindo ou evitando você. lsso gera muita preocupação.
4. Mudanças de humor
Quando você tenta saber coisas tão cotidianas quanto como foi o dia dele, ele fica com raiva. É estranho porque não há motivos para ficar com raiva, mas ainda assim acontece e ele acusa você de procurar “pelo em ovo”.
Ele provavelmente não vai ficar com raiva todas as vezes, mas você notará que ele está mais alerta, nervoso e cuidadoso para que você não “descubra” nada.
5. Mentiras frequentes
Podem ser as mentiras mais simples, mas não deixam de ser mentiras que desgastam a confiança do casal.
O fato de ele se esconder para conversar e não contar a verdade sobre com quem está falando causa danos ao relacionamento. Guardar segredos para se “proteger” é a coisa mais difícil de suportar.
6. A relação com você mudou
Como em qualquer infidelidade, há mudanças no comportamento do infiel.
Ele fica na defensiva, desconta em você suas frustrações por coisas e situações pelas quais você não é responsável, tem acessos de raiva e você fica perplexo(a) porque não sabe o que está acontecendo.
Os gestos carinhosos desaparecem, ele rejeita você e para de ser agradável. É nítido para você que as coisas não são mais como antes.
7. Ele oculta você em suas redes sociais e/ou oculta elas de você
Alguns bloqueiam ou limitam o acesso do cônjuge a suas redes sociais. Eles também podem ter redes sociais alternativas para manter contato com a outra pessoa sem levantar suspeitas. Você também pode notar que ele oculta as fotos em que vocês aparecem juntos.
Se você suspeita que seu relacionamento está passando por algo parecido, converse com seu cônjuge, noivo ou namorado sobre o que está sentindo. Busque ajuda para superar essa situação e, acima de tudo, exija respeito e não permita ser desvalorizado(a).
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Micro infidelidad: una forma de traicionar sin sentirse traidor