Milagres existem… e às vezes são pessoas
Muitas vezes, esperamos demais por um milagre. E às vezes passamos a vida inteira sem ver que o verdadeiro milagre está diante de nossos olhos.
Fernanda Gonzales Casafús
Pense por um momento nas pessoas que entraram em sua vida de uma maneira especial. Às vezes, cruzamos pelo caminho com pessoas com quem estabelecemos relacionamentos intensos; outras vezes, topamos com certas pessoas que simplesmente cumprem sua missão e seguem seu caminho.
Acredito fervorosamente que aqueles que entram em nossas vidas fazem-no com um propósito. Às vezes é para nos fazer companhia, ajudar e nos ensinar, e outras vezes vêm para nos mostrar o lado difícil da vida para que possamos aprender com ele. Todos, absolutamente todos eles vêm para nos edificar, porque mesmo em experiências negativas, acabamos aprendendo.
Ninguém entra na sua vida por acaso
Cada encontro com outro ser nesta vida vem para nos proporcionar uma lição ou uma bênção (ou ambas ao mesmo tempo). Entender isso pode nos ajudar a lidar com muitas situações, bem como a olhar de forma reflexiva para os eventos que nos pegam de surpresa.
Aquele amigo de infância, aquela vovó com quem você trocou algumas palavras no mercado, o motorista do táxi que você pegou ou seu professor do ensino fundamental; vocês puderam aprender alguma coisa de todos, puderam pegar alguma coisa de todos e alguns deles puderam ajudá-lo a resolver alguma situação que o preocupava.
A ciência das coincidências
Em 1952, o médico e pensador Carl Jung cunhou o conceito de “sincronicidade”, o qual definiu como “a simultaneidade de dois eventos vinculados pelo significado, mas de maneira não causal “. A melhor maneira de explicar esse conceito é analisando os momentos em que você experimentou aquela sensação rara de não entender essa incrível coincidência em seus encontros, escolhas ou sincronicidades que o levaram a pensar que o universo estava lhe dando um sinal.
Encontrar aquilo que desejava há muito tempo, encontrar alguém que você tinha em mente ou receber a resposta que estava esperando, da maneira mais incomum. Para muitos, pode ser mera coincidência, para outros, pode ser a lei da atração ou um milagre. A verdade é que, quando isso acontece, abre um mundo de perguntas à sua frente.
Aquela pessoa que entrou na sua vida é um verdadeiro milagre
Sim, existem milagres, e às vezes são pessoas. Muitas vezes, esperamos demais por um milagre. E às vezes passamos a vida inteira sem ver que o verdadeiro milagre está diante de nossos olhos. Esperávamos ser amados, felizes, progredir em nossa carreira ou mudar nossas vidas. E, de repente, topamos com esse ser especial que nos leva a uma profunda transformação.
Os mais céticos dirão que acreditar em milagre é simplesmente uma consequência dessa necessidade que o ser humano tem de acreditar em uma força superior. Mas hoje estamos falando de quem acredita e como um milagre pode entrar em sua vida personificado em alguém muito especial.
Quem é essa pessoa em sua vida que tem realizado milagres em você?
Muitas pessoas entram em nossas vidas para realizar milagres. Elas nos impulsionam a seguir em frente, exortam-nos a dar o nosso melhor quando achamos que estamos perdidos, ou devolvem-nos – literalmente – a vida.
Há algum tempo, conheci a história de um casal que foi pego de surpresa pela vida. Eles eram extremamente felizes e tinham toda a sua vida e projetos pela frente. Eles se casaram e planejaram ter dois filhos. Quando ela engravidou, parecia que suas orações haviam sido ouvidas: finalmente formariam a família pela qual tanto ansiavam. Mas a vida tinha outros planos para eles.
Quando sua filha nasceu, ela teve complicações durante o parto e faleceu. A vida daquele pai entrou em colapso completamente. Em um instante, ele deixou de acreditar em Deus e não conseguia entender como havia lhe acontecido algo assim. No entanto, ao longo dos anos, ele entendeu que sua filha havia feito nele um verdadeiro milagre, pois todas as manhãs, quando se levantava, sentia-se desanimado e sem vontade de viver; mas quando via o rosto de sua filha dormindo, tirava forças dos recônditos da alma e saia de cabeça erguida.
Sua filha havia sido seu melhor milagre e entrara em sua vida para enchê-lo de aprendizado e ensino. Ele, que costumava ser uma pessoa melancólica e um tanto negativa, agora, graças à filha, via uma nova oportunidade em todas as coisas.
Por um motivo, por um tempo ou por toda a vida
Se você puder identificar quem entrou em sua vida com alguma missão, talvez isso o ajude a entender os planos de Deus. Muitas vezes não os compreendemos, mas sempre fica evidente quando menos esperamos.
Quando o milagre é uma pessoa, somos verdadeiramente afortunados, pois ela pode marcar nosso caminho ou nos fazer entender coisas que não teríamos entendido sozinhos.
A tarefa, então, é tentar entender que cada pessoa que cruza nosso caminho vem para abrir nossos olhos, ensinar-nos alguma coisa ou simplesmente nos acompanhar na caminhada. E assim, quando você se vê sem saída, sem ânimo e vazio, essa pessoa chega – por um motivo, por um tempo ou por toda a vida – e nos convida a mudar o foco e olhar a vida de outra perspectiva.
Se você acredita em milagres, saberá que todos aqueles que estão à sua volta e vieram até você não são uma mera coincidência. Que pessoas têm feito milagres em você?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los milagros existen… y a veces son personas