Mime bastante seus filhos e você vai se arrepender pelo resto da vida

Crie filhos educados e eles serão adultos felizes.

Erika Otero Romero

Criar bons filhos é um desafio diário. A realidade é que ninguém tem ideia de como educar seus pequeninos; nessas questões, fazemos o que está ao nosso alcance.

Muitas pessoas escolhem criar seus filhos assim como foram criados. Outros optam por criar seus pequenos de forma diferente por não concordarem com a forma como foram educados. Seja como for, todos os pais cometem erros com seus filhos, não importa quantos tenham.

Outra coisa interessante sobre a criação é que cada filho que você tem deve ser criado de maneira diferente. A razão é simples: por serem diferentes, eles requerem uma criação distinta, de acordo com as próprias necessidades.

No curso dessa descoberta, os pais cometem muitos erros. Alguns deles são fatais, tanto que levam as crianças a brigarem umas com as outras e a sentirem inveja. No final, todos esses erros acabam “cobrando seu preço” na família e fazendo com que se distanciem.

Não tenho a intenção de criticar a maneira como você cria seus filhos, quero apenas destacar alguns sinais que mostram que você está estragando-os por falta de conhecimento. Faço isso por achar que nunca é tarde para conduzir os filhos por um bom caminho.

Advertisement

1. Têm inveja de um dos irmãos

Não é normal que haja inveja entre as crianças. Se isso estiver acontecendo entre seus pequenos, você está dando preferência a um filho ante aos demais.

Muitas vezes, o pais acabam favorecendo um dos filhos por razões variadas, por o considerarem mais fraco, doente ou por ser o menorzinho.

O problema é que seus filhos vão notar esse tratamento especial e vão ficar ressentidos. Eles não apenas ficarão com inveja, mas também competirão ferozmente por um pouco de atenção. A longo prazo, a relação entre irmãos acaba sendo ditada pela distância e confrontos. Você quer isso para eles?

Além disso, é injusto com seus outros filhos que você trate um deles melhor por achar que ele precisa mais de você. Nada justifica dar um tratamento especial a uma das crianças e menos atenção às demais.

2. São legais com todo mundo, menos com você

O respeito deve começar em casa, assim como o amor. Não é possível ser uma luz na rua quando se é trevas em casa. Porém, muitas crianças são bem amáveis com estranhos, mas não com seus pais. Isto por acharem que os pais têm a obrigação de lhes dar o que quiserem; mas não é assim que funciona. Se forem legais com os outros, devem ser com você também.

Advertisement

Simples, quando não demonstrarem gratidão quando você lhes der algo que eles querem, é só corrigi-los. Se não tiverem o costume de agradecer, então é hora de falar com eles e de que comecem a se servir sozinhos.

3. Fazem birra

É o resultado de satisfazer todos os seus caprichos.

A criança deve aprender a ter autocontrole. Se você lhe disser que não vai ganhar doce, sorvete ou brinquedo naquele momento, ela deve entender que é assim que vai ser. Pela razão que for, ela não deve questionar o que você determinou. Seja consistente, mesmo que isso deixe você com dor no coração.

As crianças que fazem birras não fazem apenas você passar por um momento constrangedor, mas também os outros. Além disso, faz você parecer uma mãe ou um pai incapaz de controlar seu filho.

4. Ficam com raiva quando perdem

Em alguns países do mundo, pais criam filhos para sempre vencerem, independentemente das consequências. Não é ruim ter um pensamento vencedor. Porém, as crianças também devem aprender que também se perde na vida.

Advertisement

Uma criança que não sabe perder é intolerante à frustração. Consequentemente, será impaciente e com um péssimo temperamento diante de quaisquer obstáculos que encontre na vida.

Em contraste, uma criança que aprende a aceitar a derrota está preparada para enfrentar as dificuldades da existência.

5. Vão tratar você como se fosse um amigo

Os pais são justamente isto: pais! O que significa que você é uma figura de autoridade e não um amigo.

Quando um filho vê seus pais como amigos, em vez de alguém a quem deve respeito, ele está num caminho em que vai acabar se metendo em problemas.

Esse tipo de comportamento surge porque os pais não estabelecem limites para seus filhos. Quando isso acontece, a criança acredita que está no mesmo nível dos pais; ou mesmo acima deles. Consequentemente, agirá como adulto ou um tirano, muitas vezes impondo seu pensamento e comportamento.

Advertisement

Seu filho deve sempre saber seu lugar na família. Que ele está crescendo e aprendendo, e que, por conta da idade que você tem e do papel que exerce na vida dele, você está acima dele; portanto, tem o direito de corrigi-lo, se necessário.

Por falta de conhecimento, podem ser cometidos muitos erros de criação. A boa notícia é que você pode corrigir a maneira como cria seus filhos enquanto eles são pequenos. Faça logo que perceber algum desses comportamentos neles; caso contrário, eles vão acabar sofrendo muito.

Traduzido e adaptado por Erika Strasssburger, do original Malcría a tus hijos y te arrepentirás toda la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.