Miomas uterinos, um inimigo que você deve atacar
Se você tiver alguns desses sintomas, é hora de se preocupar. Você pode ser uma vítima dos temidos miomas.
Camila Gómez
Sabe-se que 1 em cada 5 mulheres em idade fértil pode desenvolver miomas – tumores benignos (não cancerígenos) que se desenvolvem no útero e que podem trazer algumas complicações à vida daquelas que os têm.
Embora ainda não haja evidências que indiquem por que são causadas, acredita-se que a genética influencie grandemente o surgimento destes, bem como os diferentes processos hormonais que cada mulher possui.
O que você deve ter claro em mente é que o surgimento desses tumores varia de mulher para mulher, porque não há “regra” para seu desenvolvimento, tanto podem aparecer vários miomas de tamanhos diferentes, dentro como fora do útero, quanto um só, mas de grandes proporções.
No entanto, como todas as doenças, há sempre alguns sinais que podem nos ajudar a saber quando ir ao ginecologista para que, através de diferentes exames, seja possível um diagnóstico preciso. Portanto, preste atenção se durante as últimas semanas você estiver sentindo algumas dessas mudanças em seu corpo:
- Dor ao fazer sexo
- Sensação de inchaço da barriga
- Sangramento entre períodos
- Sangramento abundante, mais duradouro durante o período menstrual
- Cólica pélvica entre os períodos
- Necessidade de urinar com mais frequência
Os possíveis tratamentos para prevenir o surgimento dos miomas são variáveis de acordo com cada mulher e dependem de vários fatores, incluindo:
- Idade
- Desejo de ser mãe
- Estado da gravidez
- Estado geral de saúde
- Quantidade e tipos de miomas
No entanto, geralmente os diferentes tratamentos dados pelos ginecologistas incluem:
- Pílulas de ferro para evitar anemia causada pelos períodos.
- Analgésicos para tratar cólicas severas entre os períodos.
- Pílulas anticoncepcionais ou hormônios para prevenir o crescimento de mais tumores dentro do útero.
- Avaliação periódica: é necessário controlar o desenvolvimento dos cistos, por isso é importante que o seu médico peça regularmente certos exames.
- Intervenção cirúrgica: depende da gravidade dos sintomas e do desenvolvimento dos tumores no interior do útero. Depende também da idade da mulher e do seu desejo de se tornar mãe, uma vez que existem diferentes tipos de operações para poder atacar o crescimento dos múltiplos tumores que podem existir.
A única coisa que você deve ter em mente é que quanto mais cedo você for ao seu ginecologista, maiores as chances de ter um tratamento médico simples. Você não deve sentir vergonha de consultar por este motivo, afinal, estimativas apontam que 50% das mulheres com 50 anos de idade ou mais têm ou irão desenvolver miomas.
De qualquer forma, você deve se lembrar de que ter um exame anual com seu médico de confiança pode ajudá-la a evitar o desenvolvimento de diferentes doenças e manter fora de sua vida o crescimento desses miomas uterinos irritantes.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Miomas uterinos, un enemigo que debes atacar