Mirar o futuro e acertar a rota do presente
Como pais e mães, aprenda como inspirar os filhos a sonhar, planejar o futuro e adquirir a sede de vida necessária para crescer e através de boas escolhas, realizar seu plano de vida.
Luciana Cairo
Este artigo foi publicado originalmente no blog Pais, Filhos e Escola e republicado aqui com permissão.
Diariamente conto histórias para minha filha menor antes de dormir. Há um mês ela cismou com um livro de fábulas e histórias escritas de Esopo e La Fontaine. Estamos na segunda rodada do livro, mas tem uma história que ela pede com mais frequência… Chama-se “O Astrólogo”.
“A história é de um astrólogo apaixonado pelas estrelas e astros e que todos os dias conta os minutos para que chegue logo a noite. Um dia, o astrólogo se distrai tanto olhando o céu que cai dentro de um poço. Todo molhado, chama por socorro até que um homem que passava por ali veio ajudá-lo. O homem que jogou a corda e salvou o astrólogo ficou muito zangado e lhe disse com severidade que ao invés de olhar as estrelas que estão lá ao longe ele deveria prestar atenção às coisas que estão a sua frente.”
Encerro a leitura da nota de rodapé que traz a moral da história:
“De nada adianta olhar apenas coisas distantes, é preciso também enxergar o que está ao nosso redor.”
Não é que a história serve para nós adultos?
Ficam as reflexões:
-
Quantas vezes estamos mirando somente o futuro?
-
Quantas vezes estamos vendo o “quintal do vizinho”?
-
O quanto nos indignamos com as atrocidades que acontecem pelo mundo e não enxergamos o quanto podemos contribuir dentro da nossa casa?
Advertisement -
Nos preocupamos com o carro novo que iremos comprar, com a viagem internacional que vamos fazer, com as aparências que precisamos manter…
Que fique claro que Planejar é diferente de se Pre(ocupar).
Fiquemos atentos para que nossos sonhos não ocupem o lugar do nosso presente e que nosso olhar que critica a violência, a corrupção e falta de caráter se transforme em uma autocritica de nossas atitudes dentro de casa.
Olhemos sim para as pequenas conquistas do dia a dia, as pitadas de alegria que Deus nos promove e principalmente aos nossos filhos que são como plantas que devem ser regadas diariamente, com nossa atenção, com nosso tempo, com nosso amor, para que lá no futuro possamos ainda tê-los conosco.
Vamos mirar o futuro acertando a rota do presente!
Quais ações posso realizar ainda hoje para melhorar meu relacionamento com meus filhos? Com meu cônjuge? Com meus familiares?