Mude suas atitudes e você mudará seu mundo
Não precisamos de nenhum talento especial nem de qualquer preparação, é simplesmente meter a cara na vida e ponto final.
Yordy Giraldo
Em minha língua natal, aptitude e actitude (aptidão e atitude, em português) são duas palavras muito semelhantes. Na verdade, elas se enquadram na categoria de palavras chamada parônimos, ou seja, são semelhantes na grafia, mas não no significado. Embora neste caso e na vida real não sejam a mesma coisa, acredito que sejam de fato dependentes uma da outra. Porque de nada serve saber – o que, neste caso, significa aptidão – sem querer que seja nada mais nada menos que atitude.
Porém, em nossos dias, estamos totalmente focados em ter aptidões, ou seja, em acumularmos conhecimentos que nos tornem capazes de saber fazer, mas nos falta a vontade de querer fazer, que, no final, é tão ou mais importante do que o primeiro.
Tive um professor que dizia que preferia a vontade ao talento, porque o talento pode ser desperdiçado, mas a vontade nos torna capazes de tudo.
Leia: 18 comportamentos de pessoas com inteligência emocional elevada
E é justamente esse o problema que, creio eu, enfrentamos em nível mundial, sofremos de uma crise de atitude, que é o que nos tem mergulhado em tanta insatisfação pessoal e profissional.
Quando amamos, não amamos porque ele sabe trocar uma lâmpada, ou porque ela prepara o melhor arroz do mundo; amamos porque aquela pessoa está ao nosso lado, e por nossa causa, ela está disposta a aprender a trocar a lâmpada e tenta de novo e de novo até conseguir fazer o melhor arroz do mundo.
A atitude é nossa. Para isso, não precisamos de nenhum talento especial nem de qualquer preparação, é simplesmente meter a cara na vida e ponto final. Porém, permitimos que as circunstâncias desfigurem o nosso rosto, até acabarmos com uma máscara chamada desânimo, problemas pessoais, realidade social, inapetência pela vida. E sofremos por isso sem perceber que, diferentemente de todas as outras coisas, a atitude pode nos salvar, e felizmente ela em nossas mãos.
Mudar a atitude fará seu mundo mudar
A vida não vem com um manual
Aceite que as coisas podem ou não sair da maneira que você espera, e isso não é o fim do mundo. Aprenda a buscar alternativas. Não se case com os problemas, mas pense sempre melhor nas soluções.
As provações e os fracassos são apenas circunstanciais
E como tudo nesta vida, eles acontecem. O que é bom um dia passará, assim como os momentos ruins. Seja paciente e não desista.
A melhor maneira de enfrentar cada dia é armado de um sorriso
Quando sorrimos, há um incremento de atividade no lobo frontal do nosso cérebro, responsável pelas respostas emocionais. O mesmo ocorre com o sistema límbico, relacionado à motivação e ao comportamento emocional.
Não faça as coisas pensando “mas por que eu?”
Ao agir assim, você vai apenas se sentir infeliz com o que tem para fazer. Se tiver que fazer, que o faça dando sempre o seu melhor, independentemente dos resultados, que geralmente costumam ser melhores. Isso também fará com que você não se veja como vítima.
Seja espontâneo
A naturalidade, o vigor, a simplicidade têm um encanto particular, tanto para quem é assim quanto para quem é o alvo dessas atenções. Ilumine sua vida e a vida de outras pessoas com um pouco de calor humano.
Saia da caixa
Deixe o institucional para as instituições. Seja você mesmo, com a premissa de sempre encontrar prazer em ser quem você é. Muitas vezes, tudo o que é preciso fazer para mudar nosso estado de ânimo é afrouxar um pouco a gravata e tirar os sapatos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Modifica tu actitud y cambia tu mundo