Mulher: Você edifica a sua casa ou a derruba?
A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos. Provérbios 14:1
Nicole Burkholder
Este artigo foi originalmente publicado no blog “365(ish) days of Pinterest” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.
Na quarta-feira à noite, tivemos uma reunião especial com o tema “Edificação de sua casa”. O Pastor Ernie Merritt falou aos homens e rapazes e sua esposa, Melissa, falou às mulheres. O foco da reunião foi sobre as formas práticas para a construção de um lar piedoso. Seus pontos foram tão bons, de verdade! Mas, infelizmente, eu não me lembro deles, apesar de terem sido aliterados com a letra “C” para fácil memorização. Meu irmão disse que provavelmente era algo como choro, covardia, cacarejos, curiosidade, e crítica. Ele é tão útil. Lembro-me da essência geral da noite, por isso, nas palavras imortais de Inigo Montoya “…deixe-me resumir.”
Cultivar um relacionamento forte com Cristo
Você não pode sequer começar a esperar que seus filhos e sua vida diária se tornem o que deveriam, se você não está cultivando ativamente seu relacionamento com Cristo. Isso começa com a salvação, mas vai além. Você está tirando um tempo para ler sua Bíblia a cada dia? Você permanece em atitude de oração ao longo do dia, em comunhão com Cristo? Você não pode ser o modelo que você precisa ser, se você não tem um bom relacionamento com Ele. E sim, é um relacionamento, e não uma lista de fazer e não fazer que você marca a cada dia.
Cuidar de seu marido e filhos
“… Na doença e na saúde…” Fizemos esse voto, mas sabemos o que isso significa? Cuidar se define por manter ou tratar algo ou alguém como querido, sentir amor por; cuidar com ternura, nutrir. Eu tenho escrito muitas vezes sobre as formas de valorizar o seu marido especificamente, por isso não vamos entrar nisso hoje. Mas dê um passo atrás e avalie seu comportamento para com o seu marido. Ele diria que você o estima? Tente incorporar atos deliberados de amor para com o seu marido a cada dia. Nós todas dizemos “eu te amo”, mas você demonstra?
E o que acontece com seus filhos? Você os trata como um fardo ou como inconvenientes? Confie em mim, eu sei que é difícil alguns dias. Eu faço uma contagem regressiva para a hora de irem para a cama, regularmente. Mas estamos criando e nutrindo pessoas! A próxima geração da humanidade! Eles são um presente maravilhoso! Pense nas pessoas sem filhos no mundo esperando pela oportunidade que nós já temos garantida. De qualquer forma, cuidar e alimentar alguém significa dar o que eles precisam, e não apenas o que eles querem. Alimentá-los, colocar um teto sobre suas cabeças, vesti-los e discipliná-los. Sim, disciplina. Porque amá-los é dar-lhes o que eles precisam, e não apenas o que eles querem. E nenhuma criança quer ser disciplinada, mas todas certamente precisam.
Cuidar de sua casa
Se você já leu Provérbios 31, sabe que a senhora citada lá era ocupada! Ela não estava apenas sentada em casa descalça e grávida. Ela era laboriosa, financeiramente mais experiente, ela e a sua casa eram muito bem cuidadas. Cuidar de sua casa não significa apenas mantê-la limpa e arrumada. Significa criar um ambiente acolhedor para a sua família. Significa manter o controle de consultas médicas, organização de trabalhos da escola, fazer compras, cozinhar, limpar… E a lista continua e continua. É difícil “edificar sua casa” se você não cuidar dela!
Controlar suas palavras
Cuidado, é sobre cair na real aqui, gente! A maneira mais rápida que você pode derrubar a casa que você está tentando edificar é abrindo a sua boca grande! Falar de uma forma negativa sobre o seu marido para outras pessoas, ou ainda pior, na frente de seus filhos nunca vai fazer nenhum bem. Nunca. Atacar com raiva e irritação quando a criança derrama alimento em todo o sofá deixa uma marca que não pode nunca ser tirada. Mais uma vez, eu volto para a mulher de provérbios 31 aqui “… e a lei da beneficência está na sua língua”. Que se pode dizer sobre você? Isso me acertou bem entre os olhos naquela noite. Logo antes de ir à igreja, eu estava tão frustrada com as crianças, por várias razões, e eu comecei a despejar isso sobre todos com a minha língua. Meu tom era irritado e minha voz alta. E eu odeio a maneira como estavam os rostos dos meus filhos enquanto eu gritava com eles. Será que eu realmente esperava que meu filho de quase dois anos de idade, recolhesse um quebra-cabeça todo espalhado pelo chão sem supervisão? Deixando-o recolher sozinho e em seguida, ficar com raiva quando ele jogou tudo no chão novamente era tolo de minha parte. Ele tem dois anos. Isso é o que crianças de dois anos fazem. Se eu espero obediência, eu preciso treiná-lo. Em vez disso, eu gritei com ele e, em seguida, enviei seu pai para lidar com a bagunça. Oops. Controle o seu discurso, Nicole. OK! Lição aprendida.
Espero que isso tenha sido tão útil para você como foi para mim. Não há nada de novo sendo dito aqui, mas isso só ajuda a nos lembrar de não dar as costas ao nosso casamento e à criação de nossos filhos. É preciso trabalhar para construir uma casa. E é tão fácil derrubá-la novamente! Uma última coisa, no final da noite, Melissa disse algo quase como um aparte, mas foi tão bom: a igreja é tão forte quanto suas famílias. Uau. É verdade – a igreja é composta de famílias. E, se a família é fraca, assim é a igreja. Eu quero que a nossa família contribua para o fortalecimento do todo, não agindo como um membro fraco, arrastando todos ao nosso redor para baixo! E você? Está edificando sua casa, ou derrubando-a?