Namoro à moda antiga: incentive seus filhos a vivê-lo
Se deseja que seus filhos tenham uma vida emocional estável e saudável, talvez seja a hora de resgatar velhos costumes.
Andrea Echeverri Gutierrez
Vivemos na era do imediatismo. As informações, os relacionamentos, o trabalho e outros aspectos da vida são vivenciados em alta velocidade. A sociedade não para mais, move-se vinte e quatro horas por dia em todos os campos possíveis. São tantas e tão rápidas as mudanças tecnológicas, que a sociedade permanece constantemente conectada e ativa. Consequentemente, as pessoas tiveram que se adaptar a um mundo globalizado e exigente.
Embora tenham ocorrido tantos avanços e transformações, parece que a sociedade está retrocedendo em aspectos transcendentais, que temos minimizado. Um deles é o namoro.
O que você deve dizer a seus filhos sobre namoro?
Certamente para você, como para outros pais, é difícil aceitar que seus filhos já estejam na idade de começar a namorar. Porém, é preciso estar ao seu lado nesses momentos que são decisivos para o seu futuro.
O melhor a fazer é conversar com eles sobre o caráter sagrado das relações sexuais, que devem ser reservadas para depois do casamento. Mas também é recomendável estimular neles o gosto pelo namoro saudável, pois isso evitará que caiam na armadilha das intimidades que podem levar a relações sexuais prematuras e só por prazer; ou de trocar de namorado(a) todos os dias.
Uma boa maneira de incutir o namoro saudável em seus filhos é contando a eles sobre os momentos maravilhosos que você ou alguns de seus amigos viveram nessa fase. Mostrar-lhes, por meio de suas próprias experiências, que o namoro é uma frase bonita e necessária no relacionamento do casal.
Liste as coisas mais positivas do namoro
Outra forma de fazer com que seus filhos assumam o namoro com maior responsabilidade e calma é ajudando-os a reconhecer seus aspectos positivos:
1. Namoro é a fase de conhecer o outro
Quando ele reserva um tempo para conhecer bem o outro, têm uma capacidade maior de decidir se a pessoa o merece ou se, ao contrário, é melhor deixá-la ir.
2. O namoro proporciona uma liberdade maior do que qualquer outro relacionamento
Se alguém o atrai e você tem interesse em ficar junto dessa pessoa, a fase do namoro permite analisar comportamentos, atitudes, gostos e objetivos que ela tem.
3. O namoro deixa momentos inesquecíveis
Frio na barriga, primeiro beijo, primeiro encontro, primeiro presente; tantas coisas boas acontecem durante o namoro que valem a pena ser vividas.
4. O namoro sadio protege a saúde
Protege de doenças sexualmente transmissíveis o ajuda a valorizar a outra pessoa por quem ela é e não por seu desempenho sexual.
5. O namoro adequado protege-o também emocionalmente
Estar em um namoro sadio e sério é muito melhor do que estar com pessoas diferentes todos os dias. No namoro, sempre haverá dificuldades, mas elas vão ajudá-lo a não se apaixonar por alguém que não o ama.
6. O namoro prepara-o para a vida
A juventude costuma ser vivida com intensidade, mas se for feita de forma responsável, deixará lições úteis para a vida.
Assim sendo, o namoro oferece oportunidades para aprenderem a ser cada dia melhor um com o outro, mas também consigo mesmos.
Incentive seus filhos a namorarem à moda antiga, isto é, dentro de um padrão elevado de respeito e compromisso. Assim, eles irão construir sua vida afetiva de forma saudável. Deixe claro para eles que o interesse por sexo sem compromisso é arriscado e não traz nada de bom para a sua vida.
Leia também: Padrões de namoro: Por que são importantes?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original El noviazgo de los “viejos tiempos”. Anima a tus hijos a vivirlo