Não cometa estes 5 erros ao maquiar-se
Quer esteja habituada a se maquiar todos os dias ou que só o faça em ocasiões especiais, cuidado para não cometer esses erros.
Aida Rendón Morales
Muitas mulheres adoram maquiar-se, e outras fazem-no porque acreditam que “devem fazê-lo” ou porque pensam “que precisam”. Em qualquer dos casos, se você decidir se maquiar, é bom que tenha cuidado para não cometer estes cinco erros bastante comuns, nos quais todas nós já caímos alguma vez ao nos maquiar:
1. Negligenciar a limpeza facial
Para começar, lembremo-nos de uma regra básica: limpe a pele do rosto antes de se maquiar e antes de dormir, sempre. Se você se maquiar sem limpar sua pele previamente, pode fazer com que apareçam nela imperfeições como cravos e espinhas. Além disso, a maquiagem vai durar menos tempo, especialmente se a sua pele tende a ser oleosa. Por outro lado, se você não limpar seu rosto antes de dormir, sua pele absorverá durante toda a noite os pigmentos da maquiagem deixada, obstruindo poros e fazendo com que sua pele mostre sinais de envelhecimento prematuramente. Acredite em mim, evite dormir com a cara maquiada e, depois de um tempo, vai agradecer por isso.
2. Ocultar sua real aparência
Deve estar claro que a maquiagem não está aí para esconder seu rosto, mas para ressaltar sua própria beleza. É verdade que existem produtos e truques para “corrigir” aspectos do seu rosto que não lhe agradam, mas isso não significa que deva transformá-lo por completo. Seu rosto é belo e você pode fazê-lo parecer ainda melhor; concentre-se em destacar seus pontos fortes, o que você mais gosta nele: sejam seus olhos, seus lábios ou suas sobrancelhas perfeitas. Por outro lado, se desejar, dissimule as partes que não lhe agradam tanto, mas nunca ceda à tentação de se esconder atrás de uma máscara de maquiagem. Não parece uma coisa boa e nem necessária.
Leia: Porque os maridos amam quando suas esposas não usam maquiagem
3. Usar um tom de base mais claro do que a sua pele
Quando escolher uma base de maquiagem, certifique-se de que seja da cor natural da sua pele ou, melhor ainda, um tom mais escuro. Se for ligeiramente mais escura, ajuda a cobrir melhor manchas e imperfeições. Em contrapartida, quando utiliza tons mais claros do que a sua pele, não só parecerá artificial e “mascarada”, mas também as imperfeições e as linhas de expressão serão ainda mais visíveis, sobretudo se você for uma mulher madura. Não caia no artifício de que as peles claras são mais belas: é apenas marketing, estereótipos de beleza que nada têm a ver com a verdadeira beleza. Mais um conselho: quando escolher uma base, experimente em seu rosto (não em sua mão ou antebraço) antes de comprá-la. A maioria das lojas de artigos de beleza têm provadores – em que você pode se certificar de que está adquirindo o tom perfeito para você.
Leia: 6 erros comuns de maquiagem que fazem você parecer mais velha
4. Realçar tudo de uma vez
A máxima de Coco Chanel, “a simplicidade é a chave da verdadeira elegância”, aplica-se aqui perfeitamente. Nunca recarregue sua maquiagem destacando todo seu rosto ao mesmo tempo. Ou seja, se usar uma maquiagem mais pesada, intensa ou chamativa nos olhos, deixe os seus lábios mais discretos, com um brilho suave ou um tom mate natural. Se você usar um batom vermelho intenso, por exemplo, tente fazer seus olhos parecerem naturais, com um delineado discreto e uma boa máscara para cílios. Deste modo quem a olha se impressiona com os seus olhos preciosos ou pela beleza de seus lábios, em vez de saturar seu senso visual com tantas cores e maquiagem, sobretudo se for uma mulher que passou os 40 anos de idade. Quanto mais natural for o conjunto da maquiagem, mais jovem parecerá.
5. Combinar a maquiagem com a roupa
Isso pode ser um erro, ou não: ou seja, nem sempre é errado, mas nem sempre é certo. A ideia é dar preferência aos tons de sombra, delineadores, blush e batom que combinam com sua pele e cabelo. Por exemplo: eu adoro a cor rosa em minhas roupas, mas os tons pálidos de rosa não ficam bem em meu rosto. Dependendo do tom natural da sua pele, você pode ser favorecida por tons quentes, frios, cinzas, etc. Experimente em casa com diferentes cores de maquiagem e aprenda quais são as tonalidades que realçam sua beleza singular. Lembre-se: se tiver que escolher, sempre será melhor que a maquiagem combine com você, não com sua roupa.
Finalmente, aqui o conselho mais importante é: sua verdadeira beleza é produto de uma mistura singular que a torna única: está em sua pele, seu riso, seu rosto, suas ideias e talentos; e está também nas coisas que você ama, que a emocionam e naquilo por que daria inclusive a vida. A maquiagem só é útil se ajuda a destacar tudo isso que você é, aquilo que a faz única e perfeita.
Leia também: 3 razões válidas para ficar atenta ao uso da maquiagem
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original No cometas estos 5 errores al maquillarte