Não consegue se comprometer em um relacionamento? 5 razões por que você tem medo
Não deixe que seu medo de compromisso estrague a única chance que você tem de encontrar a verdadeira felicidade.
Mayra Bitsko
Comprometer-se em um relacionamento pode parecer esmagador para você. Você tem medo de falhar ou de se machucar. Você acredita que uma vez que se compromete com alguém, vai perder quem você é como pessoa. Apesar de ter o direito de se sentir intimidado, saiba que compromisso é fácil de fazer – contanto que você o faça com a pessoa certa.
Como meu marido e eu viemos de um passado semelhante de casamentos fracassados, entendemos o medo por trás do compromisso. Em certo ponto, perguntamos um ao outro se valeria a pena passar pelo processo novamente ou se deveríamos seguir nossos caminhos separados? As indesejáveis experiências do nosso passado quase determinaram o nosso futuro. Em vez disso, decidimos falar sobre o que estava nos impedindo de dar um ao outro uma chance no amor.
Seu coração pode querer se estabelecer, mas a sua mente diz o contrário. Os medos são tão grandes que você se impede de dar um salto de fé.
Aqui estão cinco razões pelas quais você tem medo de se comprometer com aquela pessoa especial:
1. Acordar e estar com a mesma pessoa todos os dias
A vida de solteiro como você sabe acabou. Você estará comprometido de corpo e alma a uma pessoa. Você acredita fortemente que não tem o que é preciso para se estabelecer. No entanto, se você tem a pessoa dos seus sonhos na sua frente, não acha que vale a pena abrir mão da vida de solteiro e ter uma chance no amor?
2. Ter filhos
Você presume que uma vez que se comprometeu com alguém, ter filhos é uma obrigação. Isso não é necessariamente o caso. Muitos casais demoram o tempo que julgam necessário na construção de uma família. Eles querem criar uma base estável antes de acolher crianças em suas vidas. Além disso, alguns casais sabem que não querem ter filhos. Se a ideia honestamente lhe assusta, tudo o que precisa é de uma discussão séria entre você e seu parceiro.
3. Ter sido anteriormente casado
Você já experimentou um divórcio doloroso, e prometeu a si mesmo que nunca faria isso de novo. Mas nem todas as uniões são iguais. Você pode ter tido um casamento terrível, mas o próximo pode trazer-lhe a felicidade que você está procurando.
4. Não sente que foi feito para ser marido ou esposa
Você passa longe de se comprometer com o seu parceiro por medo de ficar aquém de um cônjuge. Mas não há nenhuma maneira disso acontecer se você dá o melhor de si. Um bom cônjuge é aquele que dá apoio, compreensão, respeito e amor. Se você tem a pessoa certa em sua vida, essas atitudes virão naturalmente.
5. Que lhe digam o que fazer
Você acredita que seu parceiro irá tratá-lo como uma criança. Ele ou ela vai ditar o que fazer e como fazê-lo. Infelizmente, existem relacionamentos assim. Mas quando um relacionamento é construído na confiança e respeito, não há espaço para ditadores. As decisões são em equipe. Vocês valorizam as opiniões um do outro. E aceitam um ao outro pelo que realmente são.
Nada na vida é uma promessa – incluindo relacionamentos. Mas se você não colocar um esforço em se comprometer, você só pode perder algo maravilhoso com alguém especial.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Can’t commit to a relationship? 5 reasons you are afraid.