Não deixe seu filho ser vítima de zombaria! Ensine-o a se defender de crianças cruéis
Zombarias e humilhações podem afetar a autoestima até a idade adulta. Ensine seu filho a se defender sem violência física.
Adriana Acosta Bujan
A maioria dos pais deseja cuidar dos filhos e protegê-los 24 horas por dia, desde que eles sejam felizes e que nada de mal lhes aconteça. No entanto, é praticamente impossível evitar que eles enfrentem os problemas cotidianos, como por exemplo: uma humilhação ou zombaria.
Sabemos que as crianças às vezes são cruéis, isso é devido aos valores que aprendem em casa, muito de seu comportamento é reflexo do que aprenderam com seus pais e pessoas próximas.
No entanto, estudos têm mostrado que humilhação e rejeição social causam não apenas sofrimento emocional, mas dor física, porque a sensação é compartilhada com os circuitos cerebrais. A humilhação pode ser uma ferida atroz que possivelmente – ao não saber como curá-la – em um futuro poderia converter-se em um trauma até a idade adulta.
Por isso, é importante que os pais ensinem os filhos a enfrentar as zombarias e humilhações que possam receber na infância. Dessa forma, os pais poderão estar mais seguros e confiantes de que seu filho não será afetado a nível emocional nem físico; ao mesmo tempo, protegemos sua autoestima.
O que podemos ensinar e fazer?
1. Ir ao fundo do problema
É importante investigar a causa principal das zombarias que seu filho está sofrendo, por que ocorrem? Onde ocorrem e em que momento? Aproxime-se dos professores e diretor do colégio para entender a causa principal, assim poderá encontrar soluções. Tal como você, o seu filho também deve investigar qual é a origem das provocações.
2. Força mental
Explique ao seu filho que as crianças que gozam e fazem piadas pesadas, que geralmente afetam a outros, fazem-no porque querem chamar a atenção dos demais. Por isso, é importante que aprenda a ignorar as provocações, para que desapareçam, pois não atingiram o seu objetivo.
3. Nunca usar a violência
Lembre ao seu filho que violência só traz violência. Por isso é importante responder de maneira engenhosa às provocações ou comentários humilhantes. Ensine-o que deve tratar os outros como quer ser tratado. Se a criança cruel é tratada com gentileza, não entenderá o que está acontecendo, por isso seus comentários ofensivos não terão efeito.
4. Ser empáticos
Para fortalecer a segurança e confiança de seu filho, você deve ter empatia para entender sua dor e sofrimento. Evite repreendê-lo, dizer que ele é um chorão ou covarde; é aconselhável mostrar todo o seu apoio; pode conversar com seu filho sobre alguma experiência na qual, alguma vez, zombaram de você e como resolveu o problema.
5. Deixe-o escolher seus amigos
Para garantir que seu filho seja feliz e possa se sentir seguro, deixe que ele escolha os amigos passe algum tempo com eles. Quando as crianças têm amigos, tendem a se sentir mais seguras e confiantes para enfrentar qualquer tipo de provocação.
6. Dialogar
Uma das maneiras eficazes para resolver os problemas é o diálogo. Ensine seu filho a dizer NÃO e estabelecer limites para as outras crianças. Quando uma criança o humilha ou o ridiculariza, seu filho tem o direito de se exprimir e dizer que “não faça isso”, “eu não gosto” etc.
Leia: Pedagogia dos opressores: como lidar com o bullying vindo dos professores
Se você observar que seu filho começa a ter problemas de saúde, físicos e emocionais, procure um especialista, possivelmente deverá mudá-lo de escola e se concentrar em ter outras atividades físicas e recreativas. Não deixe ninguém afetar a autoestima do seu filho!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡No permitas que tu hijo sea víctima de burlas! Enseña a tu hijo a defenderse de los niños crueles