Não é de admirar que vocês não se amem
Às vezes o amor diminui ou até morre por coisas tão simples que deixamos de fazer. Não deixe que isso aconteça ao seu casamento.
Kevin A Thompson
Este artigo foi originalmente publicado no blog “Kevin Thompson” e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.
Quanto tempo você vai gastar com o seu cônjuge hoje?
Uma hora?
Trinta minutos?
Cinco minutos?
Quanto tempo de qualidade você gasta com seu cônjuge que não gira em torno das crianças, trabalho, ou sobre gerir o dia a dia?
Nenhum?
Bem, não é de admirar que não se amem mais. (Veja: Você escolheu isso)
Isso acontece quase todo dia. Um casal vem ao meu consultório. Seu casamento está em sérios apuros. Sua linguagem corporal diz tudo. Às vezes eles estão com raiva. Às vezes, eles estão abatidos. Nos cenários de pior caso, eles estão emocionalmente mortos.
Eles quase sempre contam uma história sobre o que deu errado:
-
Eles se casaram com a pessoa errada.
-
Após o casamento a pessoa mudou.
-
Não existe tal coisa como o amor duradouro.
-
O seu cônjuge já não é atraente.
No entanto, raramente confessam o óbvio. Eles falam sobre como “a vida tem sido louca” e “constantemente estamos correndo em mil direções diferentes” e “exigências do trabalho.” Eles podem dizer sobre o quão cansado se tornaram.
Mas nunca admitem seu mais profundo fracasso – eles pararam de passar tempo significativo juntos.
A causa Nº 1 do divórcio não é o que você pensa
Então eu ouço e pergunto: “Quanto tempo será que vocês dois vão passar juntos amanhã?”
Na maioria das vezes eles olham fixamente para mim como se eu tivesse feito uma pergunta ridícula.
Às vezes, eles tentam responder, mas quase sempre respondem com algo que envolve cuidar de crianças ou funcionamento da casa ou cuidar dos detalhes da vida.
Fisicamente eles estão juntos a cada dia, mas emocional, relacional e espiritualmente, eles não têm visto um ao outro por meses, às vezes anos. (Veja: Como permanecer casado em tempos difíceis)
É de causar surpresa que casais que nunca passam algum tempo juntos além daquele tentando gerir o dia a dia, não sinta mais uma conexão emocional profunda e amor um pelo outro?
Lembrem-se de como vocês se apaixonaram
Ninguém se apaixona sem passar tempo juntos. É necessário tempo para duas pessoas começarem a conhecer uma à outra. Não há conhecimento sem tempo. Enquanto você pode até cobiçar, você não pode amar o que você não conhece. O conhecimento é um pré-requisito para o amor.
É por isso que os relacionamentos começam com o namoro. Duas pessoas que podem ou não ter um interesse romântico na outra, saem juntas. Isto lhes permite passar tempo um com o outro, conhecer um ao outro e saber se vão escolher amar ou não.
O verdadeiro amor se desenvolve com o tempo que passamos conhecendo outra pessoa e escolhendo amá-la.
Da mesma forma que o amor começa, ele continua. (Veja: A maneira mais fácil de rejuvenescer o seu casamento)
Sem tempo significativo juntos, um casal no mínimo se esquecerá que se amam e no máximo eles vão realmente parar de amar um ao outro.
É necessário tempo para o amor crescer.
Vocês não têm que passar tempo juntos todos os dias
Enquanto os recém-casados e os que estão com o ninho vazio podem ter a oportunidade de passar algum tempo juntos todos os dias, este não é o caso daqueles que estão criando filhos. As exigências da vida são muito grandes para permitir aos casais uma ou duas horas de tempo sozinhos. Há alguns dias em que o casal não terá nem a sorte de comer juntos quanto menos falar.
Um casal não tem que passar tempo juntos todos os dias, a fim de ser bem-sucedido. Nós podemos prosperar ainda que não passemos horas juntos diariamente.
Vocês têm é que passar tempo juntos regularmente
Não precisa ser todos os dias, mas tem que ser regularmente. Quando um casal fica muito tempo sem desfrutar de um tempo junto só os dois, eles correm o risco de:
-
Os sentimentos de amor desaparecerem.
-
Desentendimentos e frustrações criarem uma destruição maior.
-
Ficarem abertos à tentação de um caso.
Nunca é surpresa para mim que um casal experimente dificuldades no casamento quando eles não criam e nem reservam um tempo para alimentar sua relação.
Não é por isso que quase todos os conselheiros matrimoniais recomendam saírem ou ficarem juntos pelo menos uma noite por semana?
Não é por isso que estou sempre insistindo que cada casal tire férias juntos (sem crianças), pelo menos uma vez por ano?
Não é por isso que eu escrevi antes que mesmo um dia de namoro pode energizar um casamento?
Um casal deve passar tempo juntos.
Não tem que ser hoje. Não tem que ser todos os dias. Mas deve acontecer em algum momento e mais frequentemente do que muitos casais optam por fazê-lo acontecer.
A menos que um casal busque intencionalmente ter tempo significativo juntos, isso não irá acontecer. A vida tem muitas distrações e demandas que vamos sem intenção tolamente viver nossas vidas sem passar tempo significativo com nossos cônjuges. As consequências dessa insensatez são desastrosas.
Mas não tem que ser assim (Veja: Quando em seu casamento sentirem como se apenas coexistem)
Vocês podem encontrar tempo um para o outro
Vocês podem:
-
Fazer uma pausa durante a rotina da manhã, olhar-se nos olhos e ter uma conversa de dois minutos.
-
Fazer uma pausa no trabalho e enviar uma mensagem de texto.
Advertisement -
Desligar a televisão e ter uma boa conversa.
-
Dar um passeio.
-
Conseguir uma babá e ir passear no parque.
-
Almoçar juntos.
Não é preciso muito dinheiro. Tampouco exige muito tempo. Mas exige intenção e atenção.
O amor requer tempo. Na medida em que escolhemos passar tempo com o nosso cônjuge, provavelmente iremos sentir amor por ele.