Não o force a amar você, isso não é amor
Não se iluda, se não estiver fluindo, não é amor. Se você precisa implorar para ele procurá-la, abraçá-la ou ligar, não é amor. Respeite e ouça o que seu coração diz.
Fernanda Gonzales Casafús
Ensinaram-nos a suspirar por eles, a seguir seus passos e a morrer de amor se nos rejeitarem. Desde pequenas, aprendemos que as princesas são submissas e são os homens que decidem quando e com quem se casar. Mas o amor é outra coisa.
O amor é a dois. O verdadeiro amor flui, é um sentimento saudável e genuíno, que em sua fase mais madura nunca desperta dúvidas e suspeitas. Muitas mulheres cresceram com o ideal daquele amor que deve ser preservado a qualquer custo, mesmo que doa, mesmo que fira nosso ego, mesmo que nos machuque em silêncio.
Quando estamos com alguém que amamos, queremos que esse amor seja correspondido. No primeiro estágio da paixão tende ser assim, mas com o passar do tempo, o amor pode se consolidar ou se desgastar. É aí que você precisa trabalhar para fazer esse amor crescer, mas nunca forçando alguém a sentir algo que não sente.
Se você pressionar, não é amor
Às vezes, nós nos enganamos acreditando estarmos sentindo coisas que não sentimos, ou tentando manter o que uma vez nos fez felizes, mas que não nos faz mais. Sou apaixonada pelo amor e acho que temos que lutar por ele até as últimas consequências, mas nunca devemos forçar alguém a nos amar, porque isso seria o mesmo que jogar a nossa dignidade no lixo.
Se você fica atrás daquela pessoa, implorando para ligar para você, pensar em você, parar de fazer planos, exceto que sejam apenas com você, ou externe seu amor da mesma maneira que você; saiba que está forçando uma situação que deveria ocorrer com total naturalidade.
Não se engane. Às vezes é difícil se amar mais e entender que o outro não precisa sentir o que você sente. Agora que você o tem, depois de se esforçar tanto para forçá-lo a ficar, restou essa sensação amarga de que ele está, mas, na verdade, “não está”; e que, lá no fundo, você está lutando demais, todo dia, para exigir algo que deveria acontecer naturalmente.
Por que forçamos algo que sabemos que não vai funcionar?
Às vezes mentimos para nós mesmas. Acreditamos que vamos nos adaptar ao seu modo de ser, e que esse jeito peculiar de assumir o relacionamento não vai nos afetar. A princípio, ficamos deslumbradas com essa personalidade arrogante e segura de si, mas então percebemos que ele não é o cara certo. Mesmo assim, insistimos.
Você acreditava que ele pensaria mais em você, que cuidaria de você, que o acompanharia até sua casa no táxi, e que vocês conversariam até altas horas da noite sobre o projeto da família com que você tanto sonha. Mas você descobre que ele tem outros planos, e que a ama à sua própria maneira, mas há algo que não penetra na parte mais íntima do seu ser.
E, às vezes, isso acontece simplesmente porque não desistimos, mas acreditamos que vai dar certo em algum momento. Idealizamos tanto um relacionamento, que temos medo de perdê-lo, e com isso vem o medo de ficarmos sozinhas.
Se você tiver que forçar, é porque não é do seu tamanho (aplica-se a anéis, sapatos e relacionamentos)
Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos, tentamos agradá-lo de todas as maneiras. Queremos que ele se sinta em sintonia com o que sentimos e, por isso, nos desdobramos para deixá-lo contente.
Mas, para que um relacionamento funcione e flua ao longo do tempo até atingir a maturidade, há certas coisas que não podem ser pressionadas nem forçadas antes do tempo:
Apresentação para a família
Apresentar uma namorada à família não é fácil, pois implica uma mudança mais formal no relacionamento. Se o vínculo entre os dois ainda não estiver consolidado, não se deve pressionar até chegar a esse estágio antes do tempo.
No entanto, se o tempo passar e seu namorado continuar não querendo criar um laço com sua família, este é um sinal de alerta. Quem a ama e quer passar o resto da vida com você estará interessado em conhecer suas raízes, sua história e sua linhagem familiar.
Projetos futuros
Quando sente que deseja compartilhar a vida, o casal começa a projetar tudo o que querem fazer juntos. Uma família, uma casa, uma viagem, etc. Se seu namorado não fala de filhos nem de convivência, você não deve forçar algo que deveria nascer do fundo do coração.
Dizer que ama você
Ouvir “eu te amo” pela primeira vez move as fibras mais íntimas do nosso ser. Uma frase tão pequena e com um significado tão poderoso. Às vezes vem imediatamente, outras vezes leva mais tempo para dizê-lo. Mas você nunca deve pressionar para que isso a acontecer. Deixe que o “eu te amo” venha no momento certo.
Deixe o amor fluir
Muitas vezes, ficamos obcecadas para que algo dê certo e realmente não percebemos que isso está nos machucando. O amor não mendiga, não implora. O amor é recebido e merecido. Deixemos o amor fluir para recebê-lo da forma que vier a nós.
Ame a si mesma, ame-se um pouco mais a cada dia. Você merece um amor que reúna todas as suas partes quebradas, que faz você se sentir viva e que se alegra com a sua presença. O verdadeiro amor chegará quando você entender que, em vez de implorar por amor, você deve saber que ninguém além de você tem as ferramentas para curar suas feridas e abrir seu coração para alguém que a ama e valoriza.
Leia também: Casar é fácil, permanecerem juntos é o desafio
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original No lo fuerces a que te ame, eso no es amor