Não passe “de largo” por alguém ferido! Você pode fazer muito por ele

As pessoas são um projeto inacabado. Apesar de nossas ações sempre podemos recomeçar. O teu olhar amoroso pode fazer milagres, se o permitires.

Marilú Ochoa Méndez

“Matou seu filho, e em seguida se suicidou”, dizia uma triste nota no jornal. Quando leio cabeçalhos como esses, fecho os olhos com tristeza e desencorajamento. Quanto sofrimento há no mundo! E muitas vezes é perpetrado contra os mais fracos, e o que é pior, por quem mais lhes devia dar amor!

Se em suas mãos estivesse o poder de decidir qual vida vale mais, se a de um pai responsável ou a do homem infeliz citado acima, qual vida defenderia? Tenho certeza de que muitos de nós escolheríamos o primeiro. No entanto, estaríamos caindo em um erro. Nenhum deles vale mais que o outro.

Incomoda-nos ter de lidar com pessoas problemáticas

Você sabe o que é a “dignidade” da pessoa humana? É um termo surgido na Grécia, enunciado por alguns romanos como o ilustre Marco Túlio Cícero, mas levado ao seu ápice pelo cristianismo, que reconhece que cada homem é criado à imagem e semelhança de Deus e, portanto, possui o mesmo valor.

As palavras soam bem, o difícil é coloca-las em prática no dia a dia. Você não considera, às vezes, que uma pessoa desordenada e nociva é melhor que fique longe? Não levanta os olhos para o céu quando seu filho decide dar a quinta birra do dia porque você não o deixa subir em cima de todas as almofadas da sala que ele empilhou e agora quer pular de lá para o chão duro? Não gostamos de pessoas que são incômodas, que se comportam de maneiras inapropriadas, porque lidar com elas nos exige autocontrole, guardar toda nossa vontade própria, para olhá-los e atendê-los ou, pelo menos, para evitar que nos causem dano.

E mesmo assim, quando você se comportou mal ou falhou, não é importante que alguém lhe estenda a mão mesmo que você não mereça?

Advertisement

Estarei com você se me der algo em troca

Deus me abençoou com verdadeiros anjos em meus piores momentos: amigos que se aproximam de mim quando não podia dar-lhes nada, e me deram tudo sem medida, de maneira constante e com uma fina amabilidade. Valorizo muito a presença destas pessoas na minha vida e na dos meus filhos, porque foram promotores de grandes bênçãos.

Eles não tinham o dever de me apoiar, não estavam obrigados, mas me viram em necessidade e vieram, sem hesitar, dar-me a mão.

Essa mentalidade não é comum. Mercantilizamos o valor da pessoa: estou com você se me dá prazer, se me dá boa companhia. Sentimo-nos asfixiados quando alguém nos pede ou exige algo, porque estamos acostumados à vida confortável, sem complicações. Tudo bem! Diga-me, para que aceitar em sua vida pessoas conflitantes, que lhe sugam energia? Pense comigo, essa resistência a conviver com quem exige um esforço é pela sua saúde ou pelo seu conforto? Se é para sua comodidade, não passe de largo!

Não o convido a sacrificar-se, mas, sim, para olhar e lidar com amor

Estava numa situação financeira difícil, por isso aceitei um trabalho que sabia que ia ter problemas. Minha situação pessoal e familiar estava no limite, por isso disse a mim mesma: “você suporta tudo isso, desde que seja pelos seus”. E assim, vivi uma das piores experiências da minha vida: tendo que me levantar pela manhã para ir a um lugar onde me sentia inútil, anulada e uma completa fracassada.

Ali estava eu, à beira das lágrimas (como cada dia estava há meses). Sentia-me perdida e incapaz. Até que um dia o diálogo com uma colega ocorreu de forma natural – não sei se ela sabia como estava saturada – mas depois desse encontro, tudo mudou para mim.

Advertisement

Ela não me abraçou com compaixão, nem revirou os olhos para mostrar que sentia pena de mim. Mas, separou com uma delicadeza generosa meu mau desempenho de minha qualidade pessoal, e sua visão me deu a energia de sair daquilo, e resgatar a mim mesma.

Essa mulher levou 10 minutos para renovar minha fé em mim mesma. Depois disso, demorei muito em voltar a vê-la, e não temos conversado há bastante tempo, porém, ela soube presentear-me com sua presença e olhar amoroso em um pequeno encontro. Podia ter passado de largo, mas não passou. Não há um dia em que eu não agradeça a Deus o apoio desta moça e procuro não esquecer que, às vezes, as palavras sábias e curadoras, ditas num momento de obscuridade, mudam vidas.

Você é o que é ou o que está destinado a ser?

As pessoas são um projeto inacabado. A cada momento podemos decidir iluminar ou escurecer a nossa vida, avançar ou parar. Quem se atreve a ver isso em si mesmo e nos outros, conhece o mais belo segredo para ser feliz e fazer os outros felizes.

As pessoas, infelizmente, não conhecem a fundo o valor próprio e nem o do outro. Atrevemo-nos a julgar e rotular os outros por suas ações, por sua aparência, por impressões pessoais, por uma má experiência inicial… e perdemos riquezas enormes.

Sem ir mais longe, às vezes tratamos mal inclusive os membros de nossa família, quando suas ações não estão de acordo com nossos padrões, ou nossas exigências.

Advertisement

Não importa onde esteja hoje, você não está condenado a permanecer

Para compreender o nosso valor, ajuda muito comparar-nos com uma nota de alto valor. O fato de estar amassada, suja ou pisada em nada afeta seu valor.

Se você se encontra quebrado, derrotado, desanimado, afogado entre ações negativas, longe dos seus, isso não significa que valha menos que ninguém. A sua riqueza pessoal foi dada graças ao amor de Deus que lhe criou com inteligência e vontade, capaz do melhor e do pior.

Suas ações não determinam seu valor, mas podem potencializá-lo.

Não importa onde esteja hoje, você nunca está condenado

Nas ruas sujas de Jerusalém, Jesus encontrava-se com os seus discípulos quando ouviu gritos furiosos. Aproximou-se e olhou para uma mulher com suas roupas rasgadas. Ela tinha sido encontrada com um homem que não era seu marido. A punição da lei judaica era clara: devia morrer apedrejada. Ela, baixou os olhos com resignação, mas Jesus lhe dirigiu algumas palavras que não diminuíram seu valor.

Advertisement

Cristo repreendeu os judeus, tão dispostos a julgar e punir a todos, que o que ali estivesse livre de pecado atirasse a primeira pedra, e, imediatamente, a multidão foi se dispersando. Não havia restado ninguém, e a adúltera olhou a pureza nos olhos do Filho de Deus. Ela sabia que Ele era livre de pecado. Cristo, então, olhou-a com amor, e disse-lhe: “Eu também não te condeno, vai-te e desde agora, não peques mais” (Jo 8:11).

Você não é a melhor pessoa, cometeu erros, e outros já magoaram você e aqueles a quem você ama. Não se regozije na sua tristeza e desânimo, Jesus chegou ao seu encontro. Ele não deseja que se exponha para que lhe apedrejem, tampouco deseja que seja você mesmo quem se machuque. O Senhor vem lhe dar sua mão e olhá-lo com amor. Pegue sua mão e levante-se.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡No pases de largo ante alguien herido! Tú puedes hacer mucho por él

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.