Não posso: 4 formas de incentivar o seu filho a conseguir seu objetivo
Não importa a idade que tenham, o “não posso” é e será sempre uma frase determinante para conseguir os melhores conselhos para alcançar seus objetivos.
Diana Brante Morales
Em seus quase 10 anos, meu filho é viciado em dizer “não posso”. Ainda que às vezes substitua por “não sei”, “sou um idiota” ou “não entendo”, a intenção sempre é justificar o porquê de ele não se esforçar um pouco mais ou tentar novamente. Hoje em dia, as crianças estão tão acostumadas a conseguir tudo de primeira que, se não conseguem, se decepcionam e param de tentar.
Talvez seja culpa da velocidade em que vivemos o dia a dia ou a falta de atenção com que às vezes os tratamos, mas o certo é que capacidades eles têm, só precisam de um empurrãozinho para alcançar seus objetivos.
Se você também sofre com as constantes reclamações de seus filhos sobre tudo que eles não podem ou não conseguem fazer, então continue lendo e aplique diariamente estes conselhos simples.
1. Procure fomentar sua autoestima
Uma, duas, dez vezes ao dia, diga a seu filho o quão inteligente, capaz, maravilhoso ele é, destaque as suas capacidades, felicite-o por seus sucessos, ainda que sejam pequenos como comer toda a comida ou ter estendido sua cama. Reserve um momento todos os dias para conversar positivamente sobre o que ele tem conseguido na vida, o que lhe traz alegrias e diga o quanto você se sente orgulhoso(a) por ele ser seu filho.
2. Dê-lhe tarefas, das mais simples às mais complexas
Às vezes nossos filhos sentem dificuldade em realizar algo específico, como amarrar os cadarços, pronunciar a letra R ou desabotoar sua jaqueta. Por isso é importante procurar dividir as tarefas em outras menores ou similares que lhes dê a confiança de tentar novamente. Por exemplo, se o mais difícil é pronunciar a letra R, comece pela L, a B ou outras letras simples, procure sempre reconhecer seus esforços e torná-lo consciente do próprio progresso.
3. Mostre-se humano
Os pais são o exemplo para os filhos. É por isso que muitas vezes nos idealizam e acham que somos perfeitos. O importante é fazê-los entender que também existem coisas difíceis para nós, mas que, apesar de tudo, seguimos tentando sem nos dar por vencidos.
4. Não se esqueça de apoiá-lo
Meu pai sempre me disse que não importa o quão fundo seja o poço em que eu caísse, ele saberia lançar uma corda para me ajudar. Essa é sua forma de dizer que não evitará que eu erre ou que caia, mas que estará sempre pronto para quando eu necessitar de sua ajuda. A mesma sensação de confiança é a que devemos transmitir a nossos filhos para motivá-los a seguir adiante, a assumir novos desafios e conseguir seus objetivos.
O mais fácil é render-se, tomar o caminho fácil e evitar os obstáculos que surgem, mas a verdade é que, se permitirmos que cada vez que nossos filhos encontrarem um problema, eles digam “não posso” e deem meia volta, nunca obterão todas as experiências que a vida lhes proporcionar através dos desafios. Não desfrutarão suas vitórias nem terão a sensação de ter conseguido algo “impossível”. Não permita que o medo e a frustração se tornem a porta que não conseguirão atravessar.
Tem uma frase muito certa que circula pelas redes sociais: “quanto mais pedras houver em meu caminho, maior será meu castelo”. Ensine seu filho ou filha a tirar o melhor de cada situação, a ver uma oportunidade em cada dificuldade da vida, a eliminar a palavra “desisto” de seu vocabulário. Entregue-lhe as ferramentas necessárias para que amanhã ele seja capaz de se levantar e dizer “SIM, EU POSSO”.
Leia Também: 7 atitudes dos pais que destroem a autoestima dos filhos
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original No puedo: 4 formas de alentar a tu hijo a conseguir su objetivo