Não pretendo uma relação perfeita, mas quero alguém que se esforce como eu
hega um momento na vida em que você entende que duas almas que se unem não precisam ter uma relação perfeita, mas uma relação real.
Adriana Acosta Bujan
É muito fácil criticar ou julgar o amor dos casais, inclusive dar nossa opinião a respeito, já que se referir ao amor é um tema subjetivo e complexo. Alguns podem pensar que amar é sacrificar, suportar, aguentar e o que mais for necessário; e para outros somente se trata de ter uma conexão mágica entre duas almas que se unem.
O importante aqui não é como está o relacionamento ou quanta pequenas atenções você recebe durante o dia, mas sentir-se plenamente feliz e satisfeita com a sua relação. Trata-se de alcançar esse vínculo maravilhoso no qual os dois se unem, que sejam uma só alma com sua respectiva individualidade, que demonstrem seu amor, talvez de distintas maneiras, mas com a finalidade de estarem totalmente convencidos de que ambos fazem um esforço de maneira equitativa para manter seu amor.
“Não darei mais que você”
Na maioria das relações de casal, sucede que, em certos momentos, circunstâncias ou situações da vida, chega-se a acreditar que um dos dois está se esforçando mais, dando mais de si e sacrificando-se mais para conseguir que o outro responda ao amor, ou pelo menos valorize o que é feito.
No entanto, o problema é gerado quando não se distingue as diferentes linguagens do amor. Todos temos conceitos e maneiras diferentes de demonstrar amor, o que faz com que, talvez, um se esforce mais porque espera receber o mesmo amor que dá.
É necessário deixar de ter expectativas de uma relação perfeita e somente focar em dar sem esperar sempre algo em troca. Fazê-lo provocará sofrimento e decepções desnecessárias. Em poucas palavras, deixar de ser egoísta fará sua relação ser mais confortável e exitosa.
Quero receber o mesmo amor
Uma vez compreendido o que foi dito antes, é possível, então, alcançar o mesmo amor que você dá e que espera receber sem necessidade de sacrificar-se. Com isso, refiro-me a “deixar-se amar”, conhecendo como seu parceiro demonstra amor. Então, preste atenção aos seguintes pontos:
1 Na intimidade não há enganos
Se deseja sentir esse grande amor que dá a seu parceiro, poderá percebê-lo nos momentos de intimidade. Estes devem ser especiais e mágicos e que lhe proporcione sentir sua alma unir-se em uma só com a de seu par. Quando sentir esse momento de clímax, então entenderá que não se trata de somente ter uma relação perfeita, mas de sentir essa conexão única e inigualável.
2 Somos diferentes
Já dizia o escritor John Gray em seu livro “Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vênus”, referindo-se a que tanto os homens quanto as mulheres atuam e se comportam de maneiras diferentes, seja por questões hormonais ou por conceitos aprendidos na infância e também porque somos totalmente individuais e únicos.
Assim, o amor perfeito que deseja receber de seu parceiro, ou esperar que ele ou ela demonstre amor como você demonstra, é praticamente impossível. Neste ponto, o ideal é que ambos consigam ao menos uma comunicação assertiva, na qual possam expressar-se sem medo de ser julgados.
Quando se consegue uma boa comunicação dentro de uma relação, não existirão as suposições e mal-entendidos e será quase certo que poderão solucionar qualquer adversidade e continuar de maneira bem-sucedida.
3 Exatamente como é
Seria um esforço inútil tentar mudar o outro para que seja como você quer, a fim de sentir o mesmo amor que você oferece. O psicólogo e escritor Walter Riso assegura que devemos aceitar o parceiro como ele é, com sua essência única e amá-lo com todos os seus defeitos e virtudes. Para isso, é fundamental evitar a todo custo forçar que sua cara metade aja ou pense igual a você.
Ao fazê-lo, verá que o amor que o ser amado lhe dá é autêntico e especial, e você ainda terá a certeza que ele a ama tanto quanto você o ama. Lembre-se de que ninguém é perfeito e tenha em mente que sempre atuarão a favor de fazer a relação seguir dando certo.
4 Os sacrifícios são erros comuns
Talvez você chegue a pensar que faz mais pela relação que seu parceiro, que seus esforços para ter seu amor, atenção e carinho são muitos e que não é correspondido. No entanto, você deve parar de achar que não é valorizado na relação, já que ambos se esforçam de maneiras diferentes. Cada um tem que cumprir com seus papéis para chegarem a um bem-estar comum.
Na prática, significa os dois trabalharem em equipe para que o amor não se acabe. Pense: O que você faz? O que seu parceiro faz?
5 Não busque um amor de contos de fadas, foque em um real
Sei que muitos de nós crescemos e nos iludimos com os contos da Disney, onde existe um amor perfeito que dura para sempre. Mas, a realidade é muito diferente, o amor pode ser eterno sempre e enquanto este sentimento se mantiver fortalecido com o passar do tempo.
A ideia é não ter falsas expectativas ou esperanças de que terá um amor de contos de fadas, mas que aproveitar cada instante e fazer cada momento significativo. Se você passa todo o tempo pensando que o outro não ama você tanto quanto você o ama, será um erro que lhe custará muitas decepções e desilusões. Então, o melhor será focar no presente, nos momentos e no tempo de qualidade que ambos se dão.
Você não deseja um amor perfeito, apenas que o outro o(a) ame tanto quanto você o ama. É fundamental trabalhar sua conexão espiritual para sentir-se pleno e feliz. Não espere mais do que seu parceiro pode oferecer, mas pense nas diferentes maneiras que ele tem para dizer “te amo” sem palavras.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original No pretendo una relación perfecta, solo quiero a alguien que se esfuerce como yo