Não se sinta pressionada a ter um corpo perfeito; é melhor se empenhar em ser feliz

Pare de buscar a perfeição do seu corpo e comece a aceitar a perfeição da sua alma. Valorize-se, você é única!

Fernanda Gonzales Casafús

Eu estou lutando contra minha consciência. O chá verde, quente, ao lado do teclado e o folheto com os horários da academia ocupam meus pensamentos. Recapitulo os benefícios dessa infusão milagrosa enquanto verifico o melhor horário da aula de Crossfit.

Levanto-me e olho no espelho. Como vou ficar de maiô nesse verão? Eu me aproximo, olho minhas rugas incipientes ao redor dos olhos e observo meu cabelo, que precisa, urgentemente, de um tratamento nutritivo. Enquanto isso, um pensamento me persegue: “Uff! Que vontade de comer um chocolate!”

E então, eu desabo no sofá com meu chá pronto para beber, e penso em quanto nos martirizamos para ter um corpo perfeito, a pele de porcelana e cabelos de estrela de Hollywood. Mas há algo que, à medida que os anos passam, vou deixando de lado: o fanatismo.

Porque a arma mais poderosa está dentro de mim

Eu nunca tive problema com o peso. Pelo contrário, sempre fui magra. A maternidade me deixou com alguns excessos que, para falar a verdade, não me fizeram ficar com aquela vontade louca de eliminá-los, além de uma ou outra dieta e truques da vovó.

Posso dizer que, hoje, aos trinta e tantos anos, estou feliz com o que sou. Sim, eu quero ficar bem e bonita; e, de fato, eu me dedico a isso. Mas esse fanatismo da adolescência por ter o corpo perfeito foi deixado para trás, dando lugar a uma mulher que, agora, celebra suas “imperfeições”.

Advertisement

Sou vaidosa por natureza, adoro ficar bonita e me sentir bem. Tento não comer demais e faço dieta detox sempre que necessário. Pois é inegável que, quando nos achamos bonitas, sentimo-nos bem. Mas, hoje, meu verdadeiro poder reside dentro de mim.

Novas imposições que nos rotulam

A revolução da alimentação saudável e do estilo de vida está no auge. Não faz muito tempo que a mulher “perfeita” tinha que ter curvas no estilo de Marilyn Monroe, então, o padrão de beleza feminina se tornou o de corpos extremamente magros.

Nos dias de hoje, os preceitos de beleza feminina propõem corpos musculosos e tonificados, acompanhados de “Inspiração Fit”, moda, esta, que visa publicar nas redes sociais fotografias e histórias de pessoas que conseguiram o corpo dos sonhos em pouco tempo, à base de exercício intenso.

O corpo musculoso e tonificado se tornou o novo ideal de beleza. E muitas mulheres estão comprando essa ideia. Entretanto, apesar do grande número de mensagens positivas e encorajadoras nas redes, muitas de nós veem o quanto a autoestima diminui ao tentarem alcançar uma meta, às vezes,  muito difícil para nós.

Cuide do seu corpo, mas concentre-se na beleza da sua alma

Vivemos em uma sociedade que se alimenta de nossas inseguranças. É necessário amar-nos, exatamente como somos, um pouquinho mais, para podermos assimilar nossas peculiaridades e aceitar cada mudança na vida.

Advertisement

É preciso manter o corpo saudável e em forma, e é gratificante fazê-lo. Mas, está na hora de acordar do tédio produzido pelos encargos que nos foram impostos, e começar a entender que nosso corpo é maravilhoso exatamente como é, com suas imperfeições e marcas de vida.

Cultivar nossa alma nos levará muito mais longe. Focar em quem somos, e o que fazemos com esse conhecimento, nos ajudará a entender que, embora seja bom nos sentirmos bem com um corpo esbelto e “fit”, também é muito bom que nos amemos, mesmo que não tenhamos um corpo como os de revista de moda.

Você tem motivos de sobra

Não dá para negar que os exercícios físicos liberam endorfina e a fazem se sentir feliz. Nem que usar aquela blusa que cai perfeitamente, ou entrar na calça que não servia mais, também a deixa feliz.

Mas você não deve se estressar. Você está muito bem assim, com esses quilinhos extras que não mudam, em nada, a bela mulher que você é. Sabe por quê? Porque você tem motivos de sobra para fazer uma análise introspectiva e aceitar a mulher que, hoje, você se tornou.

Tem pessoas maravilhosas que a amam. Esse homem ao seu lado está louco de amor por você. Você é uma mulher livre e cheia de energia. Pare de se preocupar excessivamente em conquistar um corpo perfeito, e mostre com orgulho essa atitude vencedora que a torna invencível.

Advertisement

Você é linda, e sabe disso

Preocupar-se excessivamente em ter uma aparência segundo os padrões estabelecidos pela sociedade apenas faz com que a nossa autoestima diminua, e acaba gerando problemas emocionais, dizem os especialistas. É uma tarefa árdua livrar-se de estereótipos, mas não é impossível.

Olhe mais no espelho e tente observar sua alma. Encontre em seu olhar essa mulher cheia de força e beleza que sabe o que quer, e consegue.

Você é linda, única e especial. Você não é como qualquer outra pessoa no mundo, e deve fazer isso valer. Não tenha medo de se mostrar tal como é. E quando o fizer, notará um rio de possibilidades se abrindo diante de você. Esforce-se sempre para ser feliz!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original No te agobies con tener el cuerpo perfecto, mejor esmérate por ser feliz

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.