Narcisistas: quando “a voz do encanto” transforma você em alguém sem vontade
Quando pensar em amor, comece com você mesmo. É a única maneira de se proteger de pessoas más.
Erika Otero Romero
Quando nos apaixonamos, depositamos nossa confiança nessa pessoa. Esta é uma faca de dois gumes, pois expõe nossa parte mais frágil e nos deixa vulneráveis. Muitos têm sorte e encontram belos amores; outros, porém, não têm a mesma sorte.
Mas, todos corremos o risco de cair nas mãos de uma pessoa narcisista. Isso pode realmente nos fazer perder o controle da nossa vida emocional. O problema é que esse tipo de pessoa tem uma grande capacidade de manipulação, o que faz com que demore muito para percebermos que estamos em um relacionamento doentio; sim, pode levar anos. Infelizmente, quando isso acontece, já fomos completamente ludibriados, e fica mais difícil fugir.
Outro aspecto importante é o fato de que um narcisista sabe o que queremos ouvir e usa isso. Ele nos engana e manipula de tal forma, que nos torna viciados nele.
Sim, parece horrível, mas é real; portanto, para evitar cair nas mãos de um(a) narcisista, devemos ser capazes de identificar esse tipo de pessoa.
Como distinguir um narcisista sem “morrer” tentando
Deve-se, primeiramente, ter uma coisa importante em mente:
Sempre “nos vendem” as pessoas narcisistas como as donas do mundo; ou seja, bem-sucedidas, sedutoras, buscando reconhecimento por onde passam. Isso não é mentira, mas nem todas as pessoas atraentes e bem-sucedidas, que alcançam grandes objetivos na vida, são narcisistas.
Você precisa prestar atenção nos comportamentos sutis. Aqueles que deixam transparecer aquele ar odioso de presunção; como se não houvesse ninguém que pudesse superá-los. Aos seus próprios olhos, eles são melhores, mais bonitos, capazes e talentosos. Pode acreditar, não importa quão espessa seja a sua “cortina de fumaça”, esses comportamentos sutis escaparão de alguma fenda. O que você precisa fazer é ser mais ágil para escapar antes de cair na rede deles.
O narcisista tem necessidade de ser admirado. Para ele não é difícil, pois sabe que pode ser atraente sem qualquer esforço. Agora, se uma pessoa resistir a ele, ele encontrará uma maneira de pegá-la. Para isso, a primeira coisa a que ele recorrerá são palavras e ações que “fisguem”.
Ele sabe identificar o que você quer e procura em um parceiro em potencial, e dá exatamente isso. Lindas palavras, bajulação, mimos; ele basicamente lhe satisfaz em qualquer coisa que você queira, até ter você em suas mãos. Assim que você se apaixona, ele mostra quem realmente é.
Mas para ser ficar mais claro, vou especificar a seguir os traços mais evidentes de um narcisista:
Suas palavras escondem as verdadeiras intenções
Ele pode dizer coisas como: “Você pode confiar em mim porque confio em você”. O problema é que ele pode e vai usar a seu favor o que você lhe confidenciar. Obviamente, estou falando de uma pessoa narcisista, uma equilibrada não faria mal uso de seus segredos.
Vai monopolizar seu tempo e atenção
É comum ouvir dele que “a família deve vir em primeiro lugar”. Se acha que ele está querendo dizer que aprecia a família, você errou, ele quer dizer que quer monopolizar você. Ele vai isolar e controlar você, caso não saiba o que significa. Essas palavras vêm acompanhadas de ações que vão intensificando.
Por exemplo, “Não vá ver sua família hoje; eu tenho que ir comprar roupas e preciso da sua ajuda.” Vai chegar a um ponto que, toda vez que você tiver um plano familiar, ele terá algo planejado e você não poderá ir. Se for e deixá-lo “plantado”, ele ficará com raiva. Como consequência, ele vai parar de falar com você até você pedir perdão.
Ele explora você
Por se sentir superior, ele trata os outros como objetos a seu serviço. O objetivo é fazer com que os outros atendam às suas necessidades. No relacionamento amoroso, ele manipula você de forma que não percebe que o está obedecendo como se ele fosse um deus.
Não tolera críticas
Ele se acha melhor que todos, então, quem se atreveria a criticá-lo se é perfeito?
O narcisista jamais permitirá que o critiquem ou corrijam. Tampouco aceita conselhos ou orientações, pois “sabe tudo e pode tudo”. Sendo assim, se alguém ousar corrigi-lo ou aconselhá-lo, ele se mostrará bastante incomodado.
Não sabe o que é empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e “sentir” suas dores.
O narcisista não é empático, pois só se preocupa com o próprio bem-estar. Ele nunca se colocará no lugar dos outros porque realmente não está interessado no sofrimento dos outros.
Tem inveja
Ninguém é superior a ninguém; no entanto, não vamos negar que existem pessoas trabalhadoras e dedicadas que atingem grandes objetivos.
Bem, essas pessoas são o objeto da inveja do narcisista se estão dentro de seu círculo de amizades. Por exemplo, seu cônjuge ou irmão conseguiu uma promoção no trabalho e vai ganhar mais do que ele. Bem, ele vai ficar com tanta raiva, que vai começar a tratar essa pessoa mal e fazê-la achar que não merece.
O narcisista, inicialmente, é encantador. Ele nunca diz qualquer coisa que faça você suspeitar de sua verdadeira natureza. Basta você parecer um pouco superior a ele e sua verdadeira natureza virá à tona..
A boa notícia é que, se perceber que está com alguém assim, você terá sempre a escolha de ir embora. Mesmo sem querer, você lhe mostrará que ele não tem controle sobre você, o que o deixará muito frustrado. Não é que você esteja se colocando no mesmo nível, é que é necessário fugir se não quiser que isso acabe com seu amor-próprio.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Narcisistas: cuando “la voz del encanto” te convierte en alguien sin voluntad