Natal: uma oportunidade para se reconectar com Deus
O Natal não é sobre receber, mas de reconectar com a criança interior, aquela que celebrava estas datas com amor.
Erika Otero Romero
Quando eu era criança, o Natal era um tempo muito especial; e é sempre assim para as crianças de todas as épocas. Lembro-me de sentar em frente à árvore e me ver sozinha, nas brilhantes cores das bolas de cristal e as luzes a bater.
Em meu país, Colômbia, comemora-se no dia 7 de dezembro a “iluminação” ou o dia das velinhas, e eu esperava essa data com minha ansiedade infantil. Na realidade, nesse dia os católicos celebram a imaculada concepção da virgem; no entanto, as crianças esperam-no com alegria porque é sinônimo do início do Natal.
As coisas mudam quando nos tornamos adultos, e à medida que os anos passam, o tempo passa mais depressa. Por exemplo, para mim, o último Natal foi há poucos meses. Isso faz-me sentir que não há tempo para fazer tudo o que eu gostaria nesse ínterim, como por exemplo, ser mais espiritual.
Eu não professo nenhuma religião em particular, mas, não sou ateia; estou aberta a todo conhecimento que me ponha em contato com esse ser superior que muitos chamam Deus, incluindo eu. No entanto, embora eu tente manter um contato estreito com Ele, às vezes a perseverança me falha.
Sei que qualquer momento é apropriado para fortalecer a proximidade com Deus. Ainda assim, o cotidiano nos embarga e quase sempre o deixamos para o último momento, um grave erro.
A vida diária pode ser avassaladora, mas isso não é desculpa para se afastar da única coisa que nos mantém sãos. Apesar disso, se este for o seu caso, você pode aproveitar o Natal e toda a sua alegria para se reconectar com Deus.
O Natal não é sobre presentes
Mesmo que seja isso que os meios de comunicação estão tentando nos vender, o Natal não é sobre presentes. Sim, é um sinal de amor, mas isso está longe de ser o seu verdadeiro propósito.
A época de Natal deve concentrar-se em reconciliar-se com as pessoas com as quais não nos damos bem; também deveria ser um tempo de dar e receber amor.
Claro que você pode dar e receber presentes, mas não se limite a isso. Você pode colocar em suas orações seus amigos, e até mesmo seus inimigos. Acender uma vela por cada pessoa no mundo que sentir que precisa de amor e força.
Por que “reconectar-se” com Deus no Natal?
Quando eu era criança, havia algo que eu gostava do Natal, mais ainda que os presentes ou a comida: as novenas. Adorava ir de casa em casa e rezar os 9 dias, de 16 a 24 de dezembro. Adorava a fé e a devoção com que as pessoas rezavam e cantavam as canções de Natal.
Acho que podia sentir a energia bonita que saía das pessoas. Naquele tempo minha fé não vacilava como agora; é que quando se é criança, é mais fácil acreditar que tudo é possível.
Desde então, muita coisa mudou. É-me impossível ver as coisas de maneira simples; no entanto, no Natal tudo parece possível, tudo é mais bonito.
Tudo começa com a decoração da casa. Se a sua família é como a minha, devem ter decorado a casa com motivos natalícios há alguns dias. Todos esses preparativos são a antessala de reuniões familiares que servem para que todos se sintam acolhidos e amados; e certamente, mais perto de Deus.
As famílias latino-americanas, ainda mais sem serem crentes, aproveitam as festividades para fazer orações e novenas. Essas reuniões podem e têm um poder incrível que faz você acreditar de novo, como quando era criança.
Para ser franca, cada vez que oro enquanto se fazem as novenas, sinto-me mais perto de Deus; sinto que Ele me escuta de verdade.
O Natal tem essa magia especial que faz com que muitos de nós queiramos retomar nossa relação “perdida” com Deus.
Como você pode retomar sua relação com Deus no Natal
A resposta é: dando-se a oportunidade de acreditar novamente. Como? Comece pelo simples: ler as escrituras. Comece por aquelas que falam sobre a concepção de Jesus desde o momento da anunciação.
Esse livro específico é o evangelho de São Lucas 1:26-38. A partir desses versículos, você encontrará toda a informação do nascimento de Jesus Cristo, sua vida, obra e milagres. Começar a ler esse livro da Bíblia pode ajudá-lo a fazer ressurgir sua fé em Jesus e em Deus.
A oração como fonte potencializadora de fé
Orar todas as noites para que a sua fé cresça vai ajudar-lhe a recuperá-la, mas você tem que ser corajoso. Quando pedimos um dom o que se apresenta não é o dom como tal, mas, situações que ajudam a desenvolvê-lo. Geralmente não são situações fáceis; apesar disso, vale a pena se for forte e se mantiver firme em seu propósito.
Durante as novenas, se é que as fazem em seu lar, concentre-se no objetivo espiritual do Natal.
Pense em todos os sacrifícios que Jesus fez para salvar a humanidade. Acrescente a isso todas as obras maravilhosas que fez diante de seu povo, como alimentá-lo ou curá-lo de doenças graves. Todos esses acontecimentos vão levá-lo a encontrar o propósito de acreditar em Deus.
Você também pode fazer boas obras. Não se trata de doar dinheiro para instituições e esse tipo de coisas. Você pode doar roupas e brinquedos em bom estado a pessoas necessitadas. Você também pode comprar 2 ou 3 cestas de alimentos pequenas e doá-las a famílias menos favorecidas.
Pode ser que esses não sejam grandes atos aos olhos de outras pessoas; as boas obras não necessitam reconhecimento. O que você precisa é de alimento para o seu coração; e isso é o mais necessário quando a fé está enfraquecendo.
Cada um desses pequenos atos o reconciliam com Deus. Você não procura agradar a Ele, o que procura é aproximar-se e essa é uma boa forma de fazê-lo.
Só me resta lhe deixar meus melhores desejos de felicidade. Desejo do fundo do coração que você tenha um bom momento de amor e reconciliação. Desejo que sua vida seja feliz e que o novo ano seja repleto de bênçãos maravilhosas para você e os seus.
Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Navidad: una oportunidad para reconectar con Dios