Negócio online: Como começar um agora mesmo
Aprenda como trabalhar em casa, usando um computador, a internet, seus conhecimentos e muita vontade para obter sucesso em alguma coisa que você sabe fazer bem.
Luiz Higino Polito
Sinto-me confortável ao escrever a respeito de negócio online, porque desde 2008 eu vendo livros seminovos e usados pela internet.
Qualquer pessoa que tenha pelo menos um conhecimento básico de computador e tenha um bom conhecimento específico a respeito de algo, pode fazer bons negócios pela internet.
As possibilidades são muitas, nas áreas de comércio virtual, prestação de serviços, ou ambas ao mesmo tempo!
Leia: Como ganhar dinheiro com blogs
Mas antes de você pedir demissão do seu emprego ou pegar todo o seu dinheiro do acerto (caso tenha sido demitido) e se aventurar num negócio online, tome alguns minutos para ver os prós e os contras dos negócios na Web.
As vantagens dos negócios online
Você pode encontrar muitas dicas na própria internet
O SEBRAE tem um site onde ele ensina como se empreender em mais de 430 tipos de negócios online, dando todas as dicas necessárias.
No site do SEBRAE, é dito que “O Sebrae fez diversos estudos sobre mais de 430 Ideias de Negócios, fazendo um raio x sobre tudo o que você precisa saber: espaço físico adequado, número de empregados, equipamentos principais, valor do investimento, entre outros.
Conheça mais sobre cada negócio e tome a decisão sobre o negócio certo para você”.
Leia: Como fazer dinheiro com seus hobbies
O mundo é o limite
Uma das grandes vantagens do negócio online é que, mesmo que você use sua própria casa como base ou tenha um prédio próprio para isso, você pode atingir clientes de sua cidade, do seu Estado, de todo o País, ou até atingir pessoas de outros países (usando recursos de tradutores online também).
Empreender mesmo com pouco capital
Se você sabe escrever ou falar português bem, traduzir alguma língua estrangeira, ou têm quaisquer conhecimentos que possam ser transmitidos via e-mail para seu provável cliente, você poderá começar um negócio online com pouco ou quase nenhum capital.
Já negócios que envolvam comércio ou produtos que precisam ser confeccionados, tais como artesanato ou costura, por exemplo, você tem que estar preparado com as ferramentas necessárias e a matéria-prima. Você também pode usar portais de venda, blogs ou Redes Sociais para divulgar ou vender seus serviços ou produtos.
O mercado virtual está cada vez maior
Outra vantagem é que cada vez mais gente compra pela Internet, pois cada vez mais gente tem computador ou celular, de onde as pessoas podem fazer suas compras.
As desvantagens dos negócios online
Segurança dos compradores
Embora negócios online estejam cada vez mais seguros, desde que o internauta saiba escolher com cuidado onde comprar,ainda vemos muita gente descontente com vendedores ou prestadores de serviços online, porque tais empresas ou pessoas não correspondem ao esperado, ou ficam aquém do que anunciam em seus sites de serviços ou vendas.
Embora os clientes estejam longe, se você não der todo o suporte e atender bem seus clientes, tão bem ou melhor do que você os atenderia numa loja física, dificilmente você terá sucesso nos seus empreendimentos.
Tem de trabalhar bastante
Não pense que por trabalhar em casa você poderá trabalhar pouquinho e ganhar fortunas honestamente. Esteja preparado para trabalhar bastante – o mesmo tanto ou mais do que trabalharia como empregado.
Leia: 20 ideias de negócios para trabalhar em casa
Gente que abusa dos incautos
Se você decidir empreender num negócio online, cuidado com os picaretas que existem em todo lugar! Escolha muito bem quem vai fazer o seu site (ou loja virtual). Pesquise para saber se tais programadores ou Web Masters são mesmo de confiança. Existem meios de fazer você mesmo, mas aí você tem que ter um bom conhecimento de Internet e de computação.
Mais uma vez, o SEBRAE pode ajudar você, ensinando como abrir uma Loja Virtual.
Além de ter uma Loja Virtual ou Site, você precisará divulgar o seu negócio. Para isso, use as Redes Sociais, cartões de visita, ou sites especializados de propaganda na Internet.
Cada vez mais gente trabalha em casa, através de seus negócios online. Você também pode, mas tenha cuidado, e escolha alguma área que você domina e não se aventure naquilo que não conhece, nem participe das famosas “pirâmides“, e escolha bem a pessoa que vai ajudar você na parte técnica da feitura e divulgação do seu negócio.
Leia: 4 erros fatais das mães que trabalham em casa
Boa sorte em seu empreendimento!