Nossas mães estavam certas quando falaram estas 10 coisas
Normalmente, as mulheres têm mais maturidade do que os homens, e são mais práticas. No caso das mães, isso é multiplicado por mil.
Luiz Higino Polito
Se sua mãe disse que vai chover, embora o céu esteja sem nenhuma nuvem escura, é melhor levar um guarda-chuva, porque senão você vai se molhar.
Mãe tem um sexto sentido, além da maturidade, mesmo as mães mais novas. Existem exceções, mas essa é a regra. Dificilmente nós nos damos mal quando seguimos os conselhos de nossas mães, embora no momento eles possam parecer absurdos.
Quando eu era criança, dei muito trabalho para minha mãe, e levei muitas chineladas por isso. Hoje minha mãe já está no mundo espiritual, mas quando ainda estava conosco, apesar de sua origem humilde, ela gostava muito de contar histórias, e através dessas histórias, ela nos ensinava princípios morais, divertia a gente e nos emocionava.
Para este artigo fiz uma pequena pesquisa com algumas pessoas para saber o que elas se lembravam de ouvirem suas mães falarem, e os conselhos que elas davam aos filhos, que os ajudaram em suas vidas, e que mostraram que as suas mães estavam mesmo certas em dar aqueles conselhos.
Leia: Tudo é a mãe
1. Escolha das amizades
Todas as mães se preocupam muito em ensinar os filhos a terem boas amizades, desde a mais tenra infância. Amigos podem influenciar muito o comportamento de cada um de nós, ajudando-nos a ser boas pessoas ou a trilharmos sendas tortuosas.
2. Respeitar todas as pessoas, principalmente os mais velhos
Outra coisa que toda boa mãe faz é orientar seus filhos a respeitar todas as pessoas, sem distinção de nenhuma espécie. Principalmente respeitar os mais velhos, como seus avôs, seus tios, e qualquer pessoa de idade, mesmo desconhecida.
3. Não brigar, não xingar, não falar palavrões
Têm pessoas que não veem problemas com essas coisas, e até incentivam seus filhos a serem “barraqueiros”, mas isso é um grande erro, porque os filhos depois de crescidos podem seguir caminhos que as mães jamais gostariam que eles trilhassem.
“Semelhante atrai semelhante”, por isso as mães que ensinam desde pequenos os seus filhos a não brigarem ou fazer coisas semelhantes, e a não falar palavrões, ajudarão seus filhos a terem como “semelhantes” (ou amigos) pessoas do bem, que também são pacíficas e educadas, com mais chances de se darem bem na vida.
Se as mães “barraqueiras” aprenderam isso com suas mães, deveriam meditar se realmente é isso que querem para seus filhos. E dar o exemplo certo.
4. Falar aberta e francamente sobre sexo para seus filhos, de acordo com a idade deles
Isso é fundamental nos dias de hoje: as mães abrirem o jogo realmente com seus filhos e filhas sobre os perigos de gravidez indesejada (que tira toda a infância da mãe precoce), falar das doenças terríveis na área sexual (DSTs), falar dos cuidados com os relacionamentos cedo demais, lembrar sempre para as meninas que a virtude é um dos seus maiores tesouros, e aos meninos a serem sempre respeitadores. Evitarem intimidades, que os levarão a um ponto “sem retorno”.
Sexo é um assunto para ser aprendido em casa, e não na rua, e as mães que conseguem ensinar bem seus filhos pequenos sobre isso corretamente, colhem frutos preciosos quando eles crescem.
Quem não sabe o que falar, existem muitos livros sobre o assunto, e na internet, bons sites que certamente terão bons argumentos a respeito para serem usados pelas mães.
5. Honestidade. Não roubar em lugar nenhum
Sei de mães que levam seus filhos para a padaria ou papelaria, e os fazem devolver o que pegaram (mesmo que seja uma simples bala ou uma simples borracha), e pedirem desculpas para o dono da loja! Isso que é ensinamento prático e inesquecível.
6 . Ser trabalhador
As mães que começaram cedo a ensinar seus filhos a trabalharem (em pequenas e fáceis tarefas domésticas), e depois conseguiram transmitir pelo exemplo o valor do trabalho, provavelmente não verão nenhum de seus filhos mendigando o que comer.
7. Estudar
Toda mãe que conheço incentiva seus filhos a estudarem. Com o tempo, cada vez é mais imprescindível o estudo para que se consigam bons empregos.
8. Evitar dívidas
Dívidas são uma verdadeira desgraça! Felizes as mães que conseguem ensinar seus filhos jovens a viverem dentro de seus orçamentos e a nunca gastarem mais do que eles recebem por seus serviços honestos ou empregos.
A parte financeira é uma das maiores causas de divórcio nos dias que vivemos, com tanta gente endividada!
9. Evitar andar sozinho em lugares perigosos, ou à noite (no caso de meninas)
É difícil de dizer, hoje em dia, que uma cidade é segura, livre dos crimes e das drogas… E tem outras coisas terríveis que nem preciso citar! Por isso, melhor mesmo é andar em grupos e por lugares claros e com menos perigo.
10. Acima de tudo, a mãe ensina a amar – pelo seu exemplo
Particularmente sou eternamente grato à minha mãe, por tudo o que ela fez por mim, pelo amor que ela sempre dedicou a mim e aos meus irmãos. Sei agora os tremendos sacrifícios que ela fez para nos criar junto com meu pai. Quantas vezes ela deve ter chorado por não ter podido dar uma vida mais confortável para nós, devido à sua origem tão humilde.
Repito, eu sou eternamente grato pela minha mãe, e sinto que ela está num bom lugar agora, porque ela realmente merece!
Leia: Querida mãe sozinha…