Novo ano, vida nova: Superando hábitos ruins

A busca da felicidade sempre foi nosso objetivo. Um novo ano se aproxima. Ao superarmos nossos hábitos ruins podemos conquistar esta meta.

Sandro A Correa

Quando o final do ano se aproxima surge uma oportunidade para refletirmos sobre nossas vidas, principalmente na época entre o natal e o ano novo, podemos fazer um balanço da mesma forma como acontecem nas empresas.

Sentimos gratidão com as metas alcançadas, porém, nem todos os objetivos são conquistados, temos que encarar a derrota como um desafio, determinar novos planos e corrigir os erros que impediram que esses objetivos fossem realizados e por fim, fazer novas metas.

Na maioria das vezes, o que impede a realização de nossas metas e consequentemente a busca da felicidade são nossos próprios comportamentos. Podemos distribuir a conquista da felicidade em quatro grandes áreas: família, profissão, espiritualidade e individualidade.

Para atingir o sucesso nessas quatro áreas devemos abandonar os hábitos ruins que adquirimos ao longo do tempo, para isso, será necessária uma mudança de comportamento e algumas atitudes positivas.

1. Humildade

Primeiramente devemos reconhecer quais são os hábitos ruins que atrapalharam nosso desempenho e impediram que alcançássemos nossos objetivos.

Advertisement

2. Lista

Devemos fazer uma lista, colocar no papel, registrar quais foram os hábitos ruins que adquirimos para que possamos lembrar a fim de evitarmos o mesmo comportamento. Este registro deve sempre estar em um local visível.

3. Meta

Traçar uma meta também é essencial para nos ajudar na mudança de comportamento, alguns hábitos podem ser mudados a partir de hoje, outros hábitos talvez sejam necessários realizar a mudança em etapas.

4. Plano de ação

Após traçarmos as metas precisamos desenvolver um plano sobre quais serão nossas atitudes para modificarmos os hábitos que não queremos mais e em seguida transformar em ação aquilo que está descrito no papel.

5. Acompanhamento

Fazer uma avaliação periódica de nosso progresso nos ajudará a alterar a estratégia ou refazer os planos da meta traçada caso estejamos fora do rumo para chegar ao resultado positivo.

6. Persistência

Mudar um hábito de um dia para o outro nem sempre é fácil, mas se estiver sempre na lembrança de que aquele hábito é ruim para atingir a felicidade, será mais fácil persistir no sentido da mudança.

Advertisement

7. Paciência

A paciência deve estar ligada à persistência, quando tentamos mudar um hábito devemos compreender que muitas vezes levará algum tempo até atingirmos o objetivo final.

Um dos maiores problemas na mudança de comportamento para superar um hábito ruim talvez nem seja reconhecer que aquele hábito é prejudicial, na maioria das vezes temos a consciência de que precisamos mudar, o fato é que sempre achamos que amanhã podemos mudar. Isso se chama procrastinação que, por si só, já é um hábito ruim a ser mudado.

Um novo ano se aproxima, amanhã possamos amar mais as esposas, os maridos, os filhos, nossos pais ou passar mais tempo com a família. Talvez amanhã possamos melhorar nosso rendimento em relação ao trabalho ou até mesmo mudar de profissão ou estudar novamente em busca de melhores condições. Talvez amanhã possamos nos aproximar mais de Deus ou fazer mais pelo nosso próximo esquecendo um pouco a busca frenética pelos bens materiais. Talvez amanhã possamos começar uma dieta, ou cuidar melhor de nosso corpo e nossa mente através de atividades salutares.

O novo ano passou e o próximo se aproxima e a palavra talvez e amanhã parece que foi a que mais ouvimos dizer para nós mesmos. Que possamos refletir e colocar em prática esta mudança de comportamento para superarmos nossos hábitos ruins, e assim mudar as palavras talvez e amanhã por certeza e hoje.

Toma un momento para compartir ...

Sandro A Correa

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.