Novo membro na família? Veja como lidar com o ciúme entre irmãos
Veja como trabalhar o ciúme que pode surgir entre irmãos pequenos.
Arturo Leonardo
“Lembro-me muito bem de quando entrei na sala e vi o Mário (meu bebê de onze meses) com o rosto todo pintado com um dos meus batons. Obviamente era responsabilidade do Samuel, meu filho mais velho de 3 anos”. É o que nos conta Carolina, mãe de dois filhos, que teve que lidar com o ciúme dos irmãos.
Se essa cena ou outras semelhantes lhe parecem familiares, temos certeza de duas coisas: a primeira é que você tem mais de um filho; e a segunda, que há ciúmes entre eles.
Para lhe ajudar, apresentamos a seguir uma série de pontos recomendados pela American Psychological Association (Associação Americana de Psicologia) para trabalhar com esse tipo de situação. Dê uma olhada neles, podem ser muito úteis.
1. Prepare o “terreno”
Cerca de três meses antes da chegada do novo membro da família, é importante que você explique ao seu outro filho o que vai acontecer em casa nos próximos meses.
Se tiver que mudá-lo de quarto, ou algo vai mudar na dinâmica familiar, será importante que você comece a fazê-lo desde já e não de um dia para o outro, pois isso causará um forte desequilíbrio no irmão mais velho.
2. Passe tempo com ele também
Mesmo que você se sinta muito cansada com o novo bebê, pois ele irá absorver suas energias sobretudo nos primeiros meses, é importante dedicar algum tempo de qualidade exclusivamente para o irmão mais velho: conversar com ele, participar de sua brincadeira favorita, fazer lição de casa etc. Caso contrário, seu filho mais velho tentará chamar sua atenção sendo travesso e se comportando de forma inadequada.
3. Envolva-o em atividades com o novo irmão
Mesmo que ele seja pequeno e não consiga interagir muito com o novo bebê. Que tal os dois tomarem banho juntos? Ou comerem todos ao mesmo tempo? Ou pedir ao seu filho para ajudá-lo a vestir o irmãozinho?
Tudo isso sob sua supervisão, é claro, e reconhecendo o quão importante e bom irmão ele é para ajudá-la nesse tipo de atividade.
4. Explique a ele que seus pais sempre estarão com ele
Quando um novo membro chega à família, é normal o filho mais velho sentir que o novo membro roubou seus pais, e muitos pais cometem o grave erro de não explicar o que está acontecendo e, então, começam a criar em sua mente um sentimento de competição e rivalidade.
Aproveite para conversar com seu filho mais velho, explique a ele que os pais dele sempre estarão com ele e que o amam do mesmo jeito; que no momento, o irmão dele requer mais atenção porque é um bebê, assim como ele era, mas que terão sempre tempo para ele.
5. Pergunte o que ele está sentindo
Se de repente você o vir chateado, triste ou rebelde, tente conversar com ele, pergunte como se sente naquele momento e por que ele está assim. Depois de escutá-lo, dê alguma explicação para o que ele está sentindo e faça as pazes com ele. Você verá que isso vai ajudar muito.
Viu como esses pontos não são difíceis? Então trabalhe neles e verá que vai dar resultados. Não se esqueça de que a harmonia familiar é sempre o mais importante. Você vai conseguir!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Nuevo integrante en la familia? Consejos para trabajar los celos entre hermanos