Nunca desista de seus filhos
Este artigo traz 7 dicas valiosas sobre ajudar todas as famílias que têm desafios com os filhos.
Jaguaraci Nascimento Santos
Alguns pais simplesmente não sabem como lidar com os filhos. Sentem-se frustrados ou pior, acham que os pequeninos são realmente “um caso perdido”. Se você ainda tem esperança que a fórmula mágica da criação dos filhos possa ser inventada, enquanto espera dê uma olhada nestas dicas de ouro que podem mudar o relacionamento com o seu filho e trazer resultados valiosos.
1. Não tenha medo de seus filhos
Vocês são pais, o que acham que uma criança pode fazer? Não perca sua autoridade, estabeleça limites e, acima de tudo, mostre quem dá as ordens.
2. Aprenda a dizer “Não”
O “não” e a disciplina são exemplos de amor. Algumas crianças não conseguem estabelecer uma distinção entre o certo e o errado, pois os próprios pais não delimitam claramente seus valores, ou pior, infringem as próprias regras.
3. Faça programas que envolvam toda a família
Passar um tempo com os filhos é essencial se desejamos manter um bom relacionamento com os mesmos. Ocupar demasiadamente a criança ou dar tudo o que ela pede não substitui os momentos de cumplicidade e amor.
4. Crie uma rotina em casa, com horários para brincadeiras, comida, TV, etc
O estabelecimento de regras para as crianças permite que elas adquiram uma noção de organização que será internalizada e levada para a sua vida futura.
5. Ouça o seu filho
Muitos pais não entendem o comportamento de seus filhos, mas será que já pararam para perguntar o que sentem? O que desejam? A criança precisa receber carinho e atenção de seus pais, isto possibilita que desenvolvam a autoestima e a autoconfiança.
6. Não os compare
Cada pessoa é única. Não é justo compará-lo com seus irmãos ou com outras crianças. Antes de fazer uma crítica a seu filho comparando-o, pense nas preferências dele. Não é justo exigir que todas as pessoas sejam iguais a você. É saudável respeitar a individualidade de cada um.
7. Dê bons exemplos
Muitas vezes exigimos um certo comportamento da criança mas fazemos exatamente o contrário. Se você não quer que seu filho grite com você – não grite; se não quer que ele diga palavrões – não fale. A melhor maneira de ensina-lo é dando o exemplo.
Claro que falar é mais fácil que agir, mas o importante é você amar seus filhos e querer para eles o que há de melhor. Tenha paciência e procure educá-los de maneira adequada para que no futuro possam ser adultos felizes e responsáveis.