O amor acaba? 6 sinais de que o amor acabou
Talvez seja difícil de reconhecer, mas, o amor pode acabar sim. E algumas atitudes do dia a dia podem facilitar esse final.
Caroline Canazart
Quando um relacionamento começa, estar com a pessoa que você ama é o principal objetivo do seu dia, da sua vida. Tudo é encaixado milimetricamente na agenda para que exista tempo para isso. A sensação de borboletas no estômago parece não ter fim. É tanto amor que talvez você realmente vá explodir de felicidade. Mas, depois de alguns meses ou anos, quando aquele amor todo esfria, e aos poucos vai acabando, você quase não pode acreditar que um dia ele realmente existiu. Mesmo lendo as cartas antigas, os cartões com tantos desejos de felicidade em conjunto e as fotos que denunciavam o amor… Nada é suficiente para fazê-lo brotar novamente. E tudo o que resta é o barulho de uma porta do quarto sendo fechada bem na sua cara, por aquela pessoa que um dia você amou.
A paixão é algo que dura cerca de dois anos, isso a ciência já explicou. E o amor? Por que ele acaba? Por que tantos casais que tinham tudo para dar certo derrapam e deixam a felicidade escorrer por entre os dedos? Algumas pessoas sofrem por perceber que o amor acabou, porém, outras sentem-se libertas. As atitudes diárias podem denunciar que o amor não foi cultivado com prudência e, sim, a raiz não chegou ao solo fértil e, por fim, morreu.
1. A frase “eu te amo” não pertence mais ao vocabulário
Se você nunca mais ouviu ou falou é de se preocupar. Obviamente que não é apenas isso que conclui que alguém ama ou não outra pessoa, já que existe muitas outras formas de demonstrar que existe amor na relação. O problema é quando ninguém mais fala “eu te amo” e também não demonstra de outra maneira.
2. Vocês já não se importam um com o outro
O cônjuge está doente, mas você continua teclando freneticamente com a sua mãe. Vocês não se esforçam para fazer atividades juntos. Pensar em ir a um show que o outro gosta, nem pensar! Entre sair junto e ficar sozinho(a), a segunda opção é a melhor, com certeza. Manter-se afastados fisicamente é uma forma de mostrar que existe um problema e que ele pode acabar com o relacionamento em algum momento da vida a dois.
3. A vida sexual está um fracasso
Um beijo na boca, quando foi a última vez que isso aconteceu mesmo?! Você nem consegue lembrar a última vez que teve uma noite de sexo… Sinal vermelho superligado! Obviamente que não é sempre que um casal está a fim, mas, se você e seu parceiro já não sentem atração um pelo outro e isso não importa mais, as notícias podem não ser boas.
4. Você pensa com frequência no passado ou em como a vida seria sem ele/ela
O passado era melhor porque ele/ela não estava lá e o futuro sozinho(a) – imaginado a cada vez que você coloca a cabeça no travesseiro – denunciam que o amor já não é mais o mesmo.
5. Os planos futuros não são mais animadores
Na verdade, você nem quer mais parar para ouvir e faz os seus próprios planos, sem incluir o parceiro neles.
6. Não há mais respeito na relação
Não é preciso ter havido traição ou algum registro de violência para denunciar que o respeito entre o casal acabou – juntamente com o amor. Palavras mal faladas e ofensas dirigidas sem contexto representam fortemente que o respeito não mais existe a dois. O “tanto faz” ou a indiferença são formas de desrespeito, principalmente, se um dos dois ainda sente amor. Porém, isso também é uma das principais maneiras de ir matando, vagarosamente, o amor que uma pessoa sente pela outra. “Não é o ódio pelo outro que desmonta seu sorriso tão duramente costurado. Não é a ofensa que apaga do coração do próximo a centelha de uma esperança qualquer. O que torce a alma, aquilo que pode afogar os sentimentos mais básicos de um coração chama-se indiferença, a arte do desdém.”, disse o escritor Israel de Sá.
Os detalhes fazem a diferença e também alimentam o amor. Aquele que era o mais desejado – e eterno – no início de tudo e que poderia ter amadurecido com o tempo de convivência se tivesse sido cultivado com mais cuidado. Dessa forma, olhar para trás com saudade não seria mais necessário, pois, o amor presente encheria toda a alma e as reservas também estariam transbordando de bons sentimentos – prontos para entrar em ação em algum momento de descontrole.
O diálogo pode ser uma peça importante para quem, apesar de tudo, tem o desejo de continuar junto. Se a vontade do casal for de recomeço, isso deve ser levado em consideração. Porém, é importante que os dois estejam cientes disto para que um deles não dedique mais força do que o outro nesse novo caminho.