O amor como base de uma família feliz
O amor é o sentimento mais belo que existe. Para as famílias ele se torna uma necessidade, pois sem amor, não há como conceber um lar feliz.
Lidiane Franqui
Ter uma família feliz e harmoniosa é o sonho de todo casal. Apesar dos diferentes modelos familiares que existem no mundo de hoje, uma coisa permanece igual: a importância do amor entre seus membros. E a construção dessa felicidade se dá com a participação de cada envolvido no grupo familiar.
Antes mesmo do nascimento de uma família o amor já atua. É na união dos cônjuges que o amor estabelece suas raízes. Afinal, pais que se amam têm mais chances de construir um lar feliz. Portanto, é importante que os pais tenham a consciência de que eles são os responsáveis pelo estabelecimento do amor em família. E como eles fazem isso? Amando-se e deixando esse amor transbordar em pequenas atitudes no dia-a-dia. A família que começa com amor estende esse sentimento a todos os membros que a compõe.
Para cultivar esse amor no lar é preciso ter, antes de tudo, amor dentro de si, para depois saber como colocar esse sentimento nos gestos e atitudes. Veja algumas dicas que podem ajudar a despertar o amor em toda a família.
União e diálogo
Estes itens são fundamentais para que a família esteja envolvida em sentimentos de amor e respeito. Quando existe diálogo, logo se desenvolve a confiança e consequentemente a união se estabelece em todo o círculo familiar.
Atividades em família
Passeios, almoços, viagens em família. Quanto mais unidos, mais o amor se desenvolve. Infelizmente vê-se muitas famílias desintegradas, mesmo estando na mesma casa. São pais e mães que não têm tempo, que trabalham demais e acabam deixando a convivência familiar em segundo plano. Isso é muito negativo, pois, a família precisa de união para ser feliz.
Comemorar cada conquista em família
Mesmo com o trabalho e a correria do dia-a-dia, é importante comemorar e valorizar cada conquista, seja dos filhos ou até mesmo do casal. Comemore datas importantes como aniversário de casamento, uma conquistas dos filhos, como passar de ano; datas como dia das mães, dos pais e das crianças; todos esses momentos são importantes, pois compõe a história da família e servem para fortalecer o amor entre seus membros.
Percebe-se que falar de amor é fácil. Mas é preciso sair da fala e começar a colocar em prática para que as transformações positivas na família sejam o fruto desse amor. Nos pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor em família constrói, completa e transforma.