O amor nasce de pequenos gestos e morre por falta deles

A falta de pequenos gestos no casamento pode levar à tomada de decisões desnecessárias, como o divórcio. Assegure-se de que eles nunca faltem em seu relacionamento!

Adriana Acosta Bujan

Lembro-me daqueles olhares intensos que penetravam minha alma, suas mãos acariciando meu rosto, suas lindas e ternas cartas de amor e a música que dedicou a mim quando estávamos namorando. Na maioria das vezes ele sempre me dava flores, chocolates ou bichos de pelúcia. Todos esses pequenos gestos fizeram com que eu me apaixonasse por meu marido.

Com o passar dos anos, decidimos unir nossas vidas e formar uma família. Como era de se esperar, o relacionamento se transformou em algo rotineiro e monótono com a chegada dos filhos e as múltiplas responsabilidades e obrigações que cada um de nós teve que assumir para termos certa estabilidade. Por fim, muitas coisas fizeram com que esses pequenos gestos desaparecessem.

Devido a isso, havia dias inteiros em que eu não parava de chorar pensando que o amor no meu casamento havia acabado. Pensei até que eu já não era mais tão atraente e sedutora, por isso meu marido tinha parado com esses gestos de amor.

Felizmente eu estava errada. Ao enfrentar meus sentimentos e expor minhas dúvidas, elas foram esclarecidas. Hoje em dia, estamos trabalhando para que esses detalhes nunca deixem de fortalecer nosso relacionamento, pois estávamos a ponto de nos separar.

O amor deve ser tratado como uma bela planta

Talvez minha história lhe pareça familiar, pois muitos relacionamentos terminam por falta de demonstrações de afeto, levando o casal a pensar que o amor entre eles findou. No entanto, quando o amor está realmente presente, há apenas uma maneira de evitar decisões que afetam o casamento, como o divórcio: refiro-me à importância dos pequenos gestos.

Advertisement

Como você sabe, todos nós passamos por diferentes estágios do casamento, começando pela paixão que, segundo estudos, dura alguns meses. Em seguida, são experimentados outros estágios, quando os casais se aceitam como são e, assim, obtêm êxito.

No entanto, durante todo esse tempo em que o casal se conhece e aceita um ao outro, deve haver demonstrações de amor, para que os dois se sintam inteiros, seguros, confiantes e especiais.

O amor pode ser facilmente comparado aos cuidados de uma planta, pois deve ser regada e cultivada constantemente para que não morra. Dito isto, então como conseguir que esses pequenos gestos fortaleçam o relacionamento?

1. Estar em seus pensamentos

As responsabilidades e o papel que cada cônjuge deve desempenhar para alcançar a estabilidade da família podem fazer com que esses detalhes sejam esquecidos. Mas se você pensar bem, com apenas uma simples mensagem de texto dizendo que sente saudades, que o(a) ama ou apenas perguntando como ele ou ela está, serão pequenos gestos que o farão se sentir pleno, fazendo com que seu cônjuge pense em você quando os ler.

Não é necessário investir dinheiro para dar pequenas demonstrações de amor. Você pode demonstrá-las por meio de abraços, beijos, carícias ou antecipando-se às necessidades do outro. Talvez prepare sua comida favorita ou deixe sua bebida refrescante pronta para quando seu cônjuge chegar em casa; ou ponha para tocar aquela música que lhes traz lembranças agradáveis ​​do passado. A ideia principal é que esses gestos sejam lembrados e mantidos presentes nos pensamentos e corações dos dois.

Advertisement

2. Quebrar com a rotina

Está provado que o cérebro tende a lembrar momentos tristes e amargos com mais facilidade. No entanto, sabemos que você também pode fazer a diferença e criar uma experiência significativa na memória de qualquer pessoa quando se recebe boas notícias que causam intensa felicidade.

Quero dizer, com isso, que os gestos que você demonstra ao seu cônjuge podem quebrar a rotina diária, de modo a gerar experiências inesquecíveis e agradáveis ​​de serem lembradas. Você pode pensar em fazer surpresas ou dar presentes inesperados, aqueles que fazem a pessoa que o recebe se sentir especial.

Talvez pudesse ser um encontro romântico ou um convite para jantar, inclusive planejar um fim de semana fora de casa. O importante é surpreender o cônjuge com algo que ele gosta.

3. Fortalecer os laços 

Não se esqueça de ter esses momentos significativos com seu cônjuge, pois ambos são mais propensos a se sentir seguros, confiantes, especiais e amados. Ao tê-los, as dúvidas, os temores e os medos se afastam, fazendo com que sua convivência seja mais harmônica, mesmo quando há diferentes convicções ou conflitos entre vocês.

Os pequenos gestos não apenas têm a função de fortalecer a união do casal, mas também reforçam e aumentam sua autoestima, fazendo-os se sentirem especiais. Quando você se esforça para agradar e cuidar de seu marido ou mulher com gestos carinhosos, você se sentirá bem consigo mesmo , já que a maior alegria de qualquer um é ver a pessoa amada feliz.

Advertisement

É simples assim, quando seu cônjuge se sente feliz, ele irradia automaticamente seus sentimentos, contagiando as pessoas ao seu redor, por isso seu relacionamento sempre estará em harmonia.

A varinha mágica que resolve qualquer discussão

Sabemos que a maioria dos casamentos tem conflitos, faz parte da vida e dos relacionamentos. Portanto, os pequenos gestos farão com que qualquer disputa, diferença ou discussão seja mais facilmente resolvida, como se fosse uma varinha mágica com poder para transformar emoções negativas em positivas com apenas um toque.

Por esse motivo, é muito importante manter esses pequenos gestos vivos no relacionamento. Eles evitam mal-entendidos, como pensar que o amor e a chama se apagaram subitamente. Se esses gestos não estiverem mais presentes, é provável que o amor morra lentamente, machucando não apenas você ou seu parceiro, mas também seus filhos e outros entes queridos.

Os pequenos gestos em um casamento faz o amor aumentar. Não se esqueça deles!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El amor nace por pequeños detalles y muere por falta de ellos 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.