O estresse enfraquece o sistema imunológico
O estresse constante pode causar estragos em nossa saúde. Conhecer as técnicas para aliviá-lo pode nos manter seguros antes que seja tarde demais.
Danitza Covarrubias
O termo estresse já foi escolhido de forma coloquial. Mas, às vezes, quando usamos tanto uma palavra, esquecemos o verdadeiro significado.
Estresse deriva do inglês “stress”, que se refere a sofrimento, opressão e dor. Mais tarde, o termo foi introduzido nas ciências biológicas para denotar uma síndrome produzida por vários agentes nocivos, cuja finalidade é conseguir a adaptação de um organismo ao seu ambiente.
Autores renomados dizem que o estresse denota o efeito de estímulos aversivos que perturbam seriamente a homeostase (mecanismos de seu ambiente interno para manter a vida) nas constantes fisiológicas e no comportamento dos seres vivos.
Isso significa que o estresse nem sempre é ruim
Estresse é o conjunto de elementos que “forçam” os seres vivos a evoluir para sobreviver. Essa evolução é o que caracterizou a humanidade.
Porém, é o estresse prolongado que pode ir contra as pessoas, gerando sérias doenças, entre elas, no sistema imunológico.
Como o estresse afeta o sistema imunológico
O sistema fisiológico do ser humano é programado para se manter adaptado e viver. Dentro dessa programação, está previsto ser modificado quando necessário para responder às demandas do meio ambiente.
Por exemplo, diante do perigo, o corpo secreta certas substâncias para que possa se comportar adequadamente diante dessa realidade. Ou seja, há adrenalina para você lutar ou fugir. Quando for resolvido, ele pode voltar a sofrer alteração ao seu estado anterior. É quando você pode se identificar por estar em situações que geram ansiedade ou medo. Essas sensações são exatamente o que seu corpo secreta para que você sinta exatamente isso e se mova para encontrar uma solução.
O maior problema surge quando esse fator de “perigo” fica presente por tempo prolongado. Então, o corpo não regressa a seu estado natural, continuando a secretar várias substâncias que não se referem ao funcionamento normal. Concentra toda sua energia para ficar em posição de alerta, de ataque. Isso afeta os sistemas que devem funcionar regularmente, como metabolismo ou, obviamente, o sistema imunológico. Este último é o que ajuda contra doenças como infecções ou trato respiratório.
Como se fortalecer diante do estresse latente?
Há situações que não são resolvidas rapidamente, mas duram um tempo considerável. Portanto, é importante saber quais são as estratégias possíveis para eliminar esse estresse.
1. Física básica
Quando uma força é aplicada a uma massa, ela produz movimento. Supondo que o estresse seja, metaforicamente, uma força sobre o corpo, o corpo precisa de movimento para dar espaço a essa força.
Isso significa mover-se em direção a opções de solução, se souber como fazê-lo. Caso contrário, mover o corpo sempre ajuda a liberar essa tensão. Dançar, exercitar, caminhar, limpar a casa, movimentar-se. O movimento ajuda a liberar o estresse.
2. Identifique suas emoções
Temos o condicionamento social de aparentar estar sempre bem. Até mesmo os cumprimentos são padronizado em um “como você está?”, ao qual todos estão acostumados a responder e ouvir “bem, obrigado”.
Isso nos distancia muito da realidade pessoal. Às vezes a resposta não é “bem”, pois não estamos bem. Isso não significa que respondamos a verdade do que estamos vivendo a qualquer pessoa, mas podemos escolher pessoas para compartilhar nossos verdadeiros sentimentos. Esse regulamento social dificulta a detecção de nossos sentimentos. Mas ser capaz de identificar as sensações do corpo dará uma pista do que você sente. Conversar com alguém buscando a resposta, compartilhando seus pensamentos e sentimentos, pode ajudá-lo a encontrar o ponto central a ser resolvido em sua vida. Fale de você, de seus sentimentos. Se não tiver ninguém com quem fazer isso, anotá-los, desenhá-los ou traduzi-los em uma obra de arte pode ajudá-lo a descobri-los.
3. Ria
Às vezes, levamos a vida muito a sério e esquecemos que, para o bem ou para o mal, não sairemos dela vivos. Ria um pouco. Procure piadas, vídeos engraçados, existe inclusive uma técnica chamada risoterapia, que diz como podemos enganar nosso organismo. Ou seja, enquanto você ri, não importa que o riso que seja fingido, seu corpo moverá os músculos que são movimentados durante as risadas e começará a secretar as substâncias do riso e do bem-estar.
4. Procure ajuda
Buscar ajuda profissional é sempre uma opção. Eles poderão acompanhá-lo para descobrir quais são os fatores de estresse, a fim de encontrar uma solução que reduza o estresse em sua vida. Eles, certamente o acompanharão na buscar de ações que promovam seu bem-estar em todos os aspectos da vida.
5. Desenvolva sua espiritualidade
Independentemente de você professar uma religião e qual seja, o significado existencial da sua vida será um grande apoio, ou um grande obstáculo às adversidades da vida. Trabalhe para descobrir o sentido da vida e a finalidade dela. E se dentro disso você puder vislumbrar a existência de um Ser supremo, confie . Confie nos planos dele; tenha confiança de que, mesmo que seja difícil o caminho, pode ser uma oportunidade de ouro para crescer como pessoa. Crescer inclusive espiritualmente.
E você, que outras ferramentas tem encontrado?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El estrés debilita el sistema inmunológico