O frango nosso de cada dia: 4 receitas para variar seu cardápio
O preço da carne bovina nas alturas requer de nós, donas de casa, muita criatividade para dar cara e sabor diferente ao frango de cada dia.
Erika Strassburger
De alguns anos para cá, a carne bovina, no Brasil, tem aumentado muito acima da inflação, o que exige que nós, donas de casas, façamos milagre com que encontramos no supermercado (que, obviamente, precisa caber no nosso orçamento). Reduzimos significativamente o consumo de carne vermelha e passamos a consumir mais frango e ovos.
Na verdade, não é de hoje que nosso país consome mais frango do que carne vermelha. Só que, agora, a necessidade é muito maior.
Mas o que fazer para que nosso frango de cada dia não se torne enjoativo para nossa família, principalmente nossos filhos?
A resposta parece óbvia: prepará-lo de maneiras diferentes. Mas não é tão óbvia quando já são 11:30 e você ainda não sabe o que vai fazer para o almoço. Você apenas sabe que tem feijão cozido, frango e salada na geladeira; e que também tem arroz e massa no armário. Então, os cardápios acabam sendo geralmente os mesmos: massa com frango ao molho de tomate e alguma salada; ou arroz, feijão, frango frito e salada.
E quando trabalhamos fora, geralmente optamos pelo cardápio mais fácil e rápido de ser preparado. Mas há um segredinho simples que pode mudar completamente as nossas refeições:
Planejar o cardápio com antecedência
Não sei de que forma vocês planejam o que vão cozinhar, se é de um dia para o outro, ou de uma semana para a outra. Bom, como eu tenho pouco tempo livre, eu planejo para o mês inteiro. Eu não planejo exatamente um cardápio para o mês todo, mas eu compro toda a comida – inclusive carne – que vamos consumir no mês todo.
Então, quando vou ao mercado fazer as compras do mês – fazer o rancho, como dizemos aqui no sul – compro todos os ingredientes necessários para preparar e temperar os pratos que nossa família gosta de comer. Assim, eu não preciso ficar me preocupando em cima da hora se está faltando determinado ingrediente ou tempero para preparar a refeição – neste caso, o frango de cada dia.
Bem, vamos ao que interessa!
Receitas fáceis, baratas e deliciosas com frango
1. Bife de frango com curry
Uma maneira bem simples e deliciosa de preparar o peito de frango ou os filezinhos é cortá-los em bifes, fritá-los no azeite de oliva temperados com apenas com sal e curry. Você pode comer com arroz, purê de batatas e salada. Meus filhos amam!
2. Filezinho de frango com milho verde e chimichurri
Esse é o meu preferido! Você corta os filezinhos em cubos pequenos e tempera com sal, frita-os em azeite de oliva ou em um pouco de óleo, acrescenta o milho verde e frita mais um pouco. Desliga o fogo, coloca o chimichurri e mistura. Esse tempero deve ser colocado no final porque ele queima se for frito junto com a carne.
3. Sobrecoxa com batatas ao forno
É outro prato simples, prático e delicioso! Na noite anterior, para absorver bem o tempero, tempere as sobrecoxas com sal, alho amassado, salsinha e orégano. Uma hora antes do almoço, você coloca-as em uma assadeira, intercalando com batatas descascadas, temperadas com sal, orégano e azeite de oliva.
Lembre de remover parte da pele do frango para que sua receita não fique mergulhada em gordura.
4. Estrogonofe de frango
Coloque o frango picado em cubinhos em um panela com um pouco de azeite e tampe. Quando estiver levemente dourado, acrescente cebola picada e refogue por alguns minutos. Acrescente o sal, um pouco de mostarda e ketchup e refogue mais um pouco. Termine de temperar com chimichurri, mexa por um minuto e desligue. Coloque imediatamente o creme de leite.
Há várias outras maneiras de se preparar frango – no espeto, desfiado, assado inteiro, empanado, ensopado etc. Eu quis apenas compartilhar essas quatro receitas que considero deliciosas e práticas para o dia a dia, para ajudá-la a ter mais opções na hora de cozinhar.
Leia também: Aprenda a receita original da maionese gaúcha e da torta de bolacha
Gostaria que você também compartilhasse uma de suas receitas. Todas nós adoramos experimentar receitas novas!