O mal que um pai infiel causa à sua filha
A infidelidade não prejudica apenas o cônjuge, mas também os filhos. Se você tem uma filha, essas são as possíveis consequências. Conheça-as!
Adriana Acosta Bujan
Existem muitas razões pelas quais um homem decide ser infiel à sua esposa; sem entrar em detalhes, saiba que esta ação não só prejudica a esposa em questão, mas todos os integrantes da família, como os filhos.
Referindo-me às filhas, as sequelas que uma infidelidade deixa é grave, já que o primeiro amor que as mulheres têm desde a infância é o pai; então, ao ver que o seu “herói” falhou, essa imagem perfeita que ela tinha irá se diluir e se transformar na fase adulta.
Por que o primeiro amor da filha é o pai?
O psicanalista Sigmund Freud, em sua teoria do complexo de Édipo, explicou que todas as crianças em torno de três anos de idade são mais atraídas pela figura paternal do sexo oposto, o que gera ciúmes da pessoa do mesmo sexo. Em outras palavras, as meninas sentem maior atração e amor pelo papai e os meninos pela mamãe.
Esse processo é muito normal, porque define a orientação sexual de cada um de nós. No caso das meninas, ao verem que a mãe tem um relacionamento com seu pai, elas vão querer imitá-la; por isso se apegam ao amor do pai; inclusive rivalizando com ela. É por isso que você já deve ter ouvido várias vezes uma filha dizer que é namorada do pai.
Quando a menina percebe que o pai pertence à mãe, vai querer ser como ela. Ao crescer, a menina vai procurar homens com características semelhantes ao seu pai. Claro, tudo acontece num nível inconsciente.
É por isso que, ao falar de uma infidelidade por parte do pai, a filha crescerá com ideias errôneas sobre os homens. Mas vamos aprender mais sobre essas sequelas:
1 Alimenta sentimentos negativos
Uma filha, ao ver que sua mãe sofre por causa da infidelidade do pai, estará alimentando de maneira inconsciente sentimentos negativos em seu coração com respeito aos homens. Criando ideias gerais de que são todos infiéis, que são mulherengos, que são traiçoeiros, imaturos e incapazes de sentir amor verdadeiro por uma mulher.
Esses sentimentos podem tornar-se mais fortes e críveis quando a mãe, na sua dor e desespero, compartilha seu sofrimento com a filha. Neste ponto, é frequente que a mãe, pelo grande rancor que tem por seu esposo, fale mal dele, sem parar para pensar e analisar sobre o grave dano que está causando à sua filha.
2 Torna-se mais insegura e não confia
Não é que as mulheres precisem de um homem ao lado para se sentirem seguras; no entanto, o papel que eles desempenham (socialmente falando) é de proteger a sua mulher. Portanto, quando o pai é infiel, a filha crescerá com insegurança, se sentirá desprotegida, sem essa pessoa que a guie e apoie em qualquer adversidade.
Inclusive, a confiança nos homens diminuirá drasticamente, já que ela acreditará fielmente que todos eles poderão traí-la e ser infiéis quando ela se apaixonar.
3 Dificuldade para se relacionar com o sexo oposto
Como não haverá mais essa confiança que a motiva a ter amigos do sexo oposto, é natural que ela tenha dificuldade para relacionar-se. Pode-se desenvolver, inconscientemente, uma ideologia contra o machismo, que a impulsionará a defender qualquer injustiça que as mulheres estejam passando.
Inclusive, pode crescer nela (psicologicamente falando) ódio, rancor e desejo de vingança contra os homens.
4 Falta de amor-próprio
Ao saber que seu pai traiu sua mãe, sua autoestima também ficará profundamente ferida. Ela pode pensar que, como tem traços muito similares aos de sua mãe (tanto fisicamente como no comportamento), é provável que nunca vá encontrar o amor verdadeiro de um homem.
Talvez chegue a pensar que é feia, tola, imatura etc., encontrando em si mesma milhões de defeitos, sem conseguir enxergar sua força e virtudes. Será muito autocrítica, podendo inclusive a se autolesionar, por achar que não é digna do amor de seu pai, sentindo-se culpada pelo ocorrido.
5 Submissão
Pode acontecer que, ao ver sua mãe sofrer, ela desenvolva uma ideia equivocada do que é casamento. Talvez, muitos de seus comportamentos adultos sejam de submissão ou temerosos por medo de ser abandonada, deixando que o homem que esteja a seu lado a maltrate física e emocionalmente. Ou mesmo, qualquer demonstração afetiva que seu marido lhe dê provocará desconfiança.
6 Imitando o pai
É provável que a dor causada pela infidelidade do pai durante sua infância desenvolva nela, inconscientemente, uma atitude similar, sendo infiel com os homens por vingança. “Se meu pai pôde ser infiel, por que eu não posso?”. Isso gerará muitos conflitos pessoais em suas relações amorosas no futuro.
Por fim, os filhos (tanto homens como mulheres) sofrerão as devastadoras consequências quando os pais são infiéis. Lembre-se de que somos todos diferentes, por isso não é um fato absoluto que a sua filha desenvolva essas condutas, já que depende muito da relação que tenha com o pai.
Por outro lado, se esse for seu caso, sendo você vítima da infidelidade de seu marido, o mais recomendável será não envolver seus filhos diretamente na sua dor. Refiro-me a não falar mal dele, por mais ressentimento que você tenha. Medite sobre a infidelidade e abra o seu coração. Muitas vezes, os casais estão dispostos a se perdoar e recomeçar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El daño que causa un papá infiel a su hija