O maravilhoso presente que os avós nos dão com sua presença em nossas vidas
O amor é o maior presente que uma geração pode dar a outra.
Erika Otero Romero
Meus avós paternos morreram recentemente, com um ano de diferença. Apesar de não sermos muito próximos, tenho boas recordações deles, poucas, mas agradáveis.
Foi o oposto com os pais da minha mãe. Não conheci meu avô porque ele morreu muito jovem, quando minha mãe ainda era criança; Por outro lado, minha avó faleceu em 1997 e não há um único dia que eu não me lembre dela.
Minha avó deixou uma impressão duradoura em mim. Aprendi muitas coisas com ela, entre elas força, lealdade, coragem e perseverança. Não houve um único dia de sua vida que não fosse sinônimo de trabalho e força.
Os ensinamentos da minha avó
Por minha avó materna ter vivido conosco durante seus últimos meses de vida, pude conhecê-la melhor. Ela passou longas horas nos contando histórias de sua infância e juventude. Graças a isso, descobri que além de ser uma mulher trabalhadora, paciente e tolerante, ela passou por experiências difíceis que a fizeram desenvolver um caráter firme e pouco expressiva em seus afetos.
Minha avó não era de ficar apertando nossas bochechas e nos abraçando até ficarmos sem fôlego. Não, sua maneira de expressar amor era cozinhando o que gostávamos. Ela também fazia lindas roupas para nós e gostava de nos contar histórias ou falar sobre os romances de que gostava. Outra coisa que também fazia, era jogar jogos de tabuleiro conosco; foram momentos muito bonitos.
Eu certamente a amava, sinto muita saudade dela. Sinto falta de esperar ansiosa pelas férias do meio de ano e de dezembro. Lembro-me de quando ficava doente e ela cuidava de mim, de seus pequenos, mas significativos presentes, dos quais ainda tenho alguns.
Mas minha avó não apenas me proporcionou momentos de que vale a pena lembrar pelo resto da vida, ela me ensinou a ser forte, a ter fé, a dar o meu melhor aos outros, a ajudar sem medo, a trabalhar muito e a amar todos igualmente, apesar dos problemas.
A influência dos avós em nossa vida
Não podemos negar que, para muitos de nós, os avós são a mais pura prova de amor, cuidado e proteção. É exatamente isso que aprendemos com eles.
Lembro-me de minha avó sendo sempre um apoio minha mãe, em todos os aspectos. Por isso, quando sua saúde começou se deteriorar gradualmente, sentimos que era nossa obrigação moral ser seu apoio.
Minha avó foi forte durante toda a sua, tanto física quanto moralmente. Ela sabia enfrentar com bravura as situações extremamente adversas e nunca desistia. Esse foi o exemplo que ela nos deu e que agora aplicamos em cada momento de nossas vidas.
Somos todos receptores, diretos ou indiretos, da herança de nossos avós. Isso não tem nada a ver com tesouro ou dinheiro. Esse legado inestimável tem a ver com o que está impregnado em nossos genes; naquilo que vivemos e aprendemos com eles.
O papel dos avós na vida
Há avós que cuidam dos netos enquanto seus filhos trabalham. Há aqueles que, por alguma situação adversa, têm a difícil tarefa de criar seus netos. E outros gostam da companhia de seus netos de vez em quando. Por mais que intervenham na vida de uma criança ou de uma família, a verdade é que sem eles muitas famílias não seriam nada.
A avó ou avô pode ser um cuidador ocasional, dependendo das circunstâncias, mas também são cúmplices de seus netos; tanto que, às vezes, até se colocam entre os filhos e os netos amados.
São muitas as vezes que vejo minha mãe zangada com minha irmã porque ela repreende meu sobrinho. Também vejo como minha mãe (no melhor estilo da minha avó) para de comprar coisas de que precisa para dar um presente para meu sobrinho. Claro, ela também o corrige se for preciso, e o conforta se algo o assusta ou o magoa, mas sempre com um amor e cuidado que às vezes invejo.
O que são netos para avós?
Um dia perguntei a minha mãe se era verdade que os avós amam mais os netos do que os filhos. Ela respondeu que não é que os ame mais; é que, com os netos, ela pode se dar ao luxo de certas coisas que com seus filhos não era possível. Disse que pode aproveitar o tempo com meu sobrinho, já que não tem a sensação de que está fazendo tudo errado.
Basicamente, o que ela quis dizer é que com seu neto ela sabe onde não deve errar. Como quem diz: para o bem ou mal, nos o ajudamos a aprender o que deve ou não ser feito no que se refere à criação.
Mas os netos, além de fonte de prazer, são também referência de juventude, de ser novamente como crianças. Muitas vezes, vejo minha mãe brincando com o neto; às vezes até sinto que ela se sente mais cheia de vida e energia perto dele .
Para finalizar, só me resta dizer que os netos são para os avós – como diz uma canção – “o prolongamento da existência”. Os netos são a fonte de uma felicidade indescritível. Um neto na casa dos avós é a oportunidade de se sentirem com vitalidade novamente, de expressar amor e de descansar, porque sabem que tudo o que dão, oferecem de coração.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El maravilloso regalo que nos dan los abuelos con su presencia en nuestra vida