O melhor presente para seu bebê que vai nascer

Seu filho é o ser que você já ama sem conhecê-lo. Você sabia que o melhor presente que você pode dar não vai custar-lhe um centavo e vai ajudá-lo toda a vida?

Marilú Ochoa Méndez

O presente a que me refiro é multifacetado, oferece nutrição física e espiritual, conforto, ternura e também contenção: é o seu leite, o leite materno.

Muitas futuras mães veem a amamentação como uma opção, equiparando o leite materno a uma fórmula. Deixe-me dizer-lhe que não é a mesma coisa, e se estiver nas suas mãos, não vai querer deixar o seu filho sem as grandes riquezas que a amamentação trará à vida dele. Nas linhas seguintes, compartilho algumas delas.

O leite materno é um alimento inteligente

Seu corpo começa a produzi-lo quando se aproxima a data de dar à luz, e vai mudando sua composição após o nascimento, mês a mês, dia a dia, e inclusive minuto a minuto. Incrível, não é mesmo? A composição do leite materno é modificada de acordo com a idade do seu bebê, e dependendo da hora e do dia em que mama, vai lhe fornecendo as diferentes substâncias úteis para ele.

Tomemos como exemplo o que Pilar Martínez diz: “Às 4 da manhã, o leite materno atinge o pico em níveis de triptofano e melatonina. O triptofano é uma substância que ajuda a dormir e a melatonina induz tanto ao sono, que até são fabricados medicamentos com essa substância ativa para administrar às crianças que não dormem bem”.

O leite materno é perfeito para o seu bebê

Sabia que na mesma mamada seu bebê recebe diferentes tipos de leite? A primeira é mais leve, para saciar a sede e aliviar dor de barriga do bebê, se ele estiver sentindo. Em contrapartida, o leite posterior é o mais rico em gorduras, e é o que alimenta a fundo. A quantidade de açúcares, água e proteína é regulada pelo seu corpo, e pela necessidade do estágio que seu bebê vive. Assim, a composição do leite que o seu filho de uma semana toma é diferente da que ele vai tomar quando tiver nove meses, mesmo que o receba sempre de você.

Advertisement

Desenvolve seu sistema imunológico

Nas primeiras horas desde que seu bebê nasceu, seu leite é amarelado e parece escasso, e é conhecido como colostro. É ouro líquido. Dar ao seu bebé esse leite ajuda a desenvolver o seu sistema digestivo, a expulsar o mecônio e a receber a proteção imunológica que o seu corpo lhe dá para viver fora do útero.

Pode salvar a vida do seu filho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que amamentar seu bebê de forma imediata, exclusiva e prolongada, previne seu filho de excesso de peso, hipertensão, obesidade, diabetes. (Holla, Gupta, Smith, & Dadhich, 2013).

Elisa Sánchez, do Coletivo Aliança pela Saúde Alimentar, afirma que “limitar, interromper ou dificultar de forma imediata e exclusiva a amamentação relaciona-se com mais de 800 mil mortes em menores de 5 anos, derivadas de doenças como pneumonia e diarreia; consequentemente, limita-se o direito à saúde, à alimentação adequada e a viver com bem-estar numa população vulnerável no momento do nascimento.”

Amamentação traz grandes benefícios para você

Desde reduzir a depressão pós-parto e ajudar a perder peso, amamentar economiza tempo, dinheiro – gasto com fórmulas lácteas (que são caras), mamadeiras, bem como evitar certos tipos de câncer e osteoporose. Segundo o Dr. William Sears, autor de “O Livro da Amamentação” (The Breastfeeding Book), as mulheres que não dão de mamar têm um risco quatro vezes maior de sofrer de osteoporose.

Como garantir um início de amamentação bem-sucedido?

O Dr. Carlos González, especialista no assunto, sugere o seguinte:

Advertisement

a) Que o bebê se prenda ao peito assim que nascer, para que ajude a fazer o leite “descer” e que aproveite o colostro.

b) Alojamento conjunto mãe-bebê, para que você possa realmente alimentá-lo em livre demanda.

No meu país, o México, apenas 14% das mães realizam uma amamentação exclusiva, e em muitos casos, é por falta de informação. Aproveite o que você aprendeu agora e prepare-se para dar ao seu bebê todo o seu amor através da amamentação.

Você também pode ler:

Decidindo entre amamentar e dar mamadeira

Advertisement

Amamentar de 3 em 3 horas, saiba porque eu nunca fiz isso

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El mejor regalo para tu bebé por nacer

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.