O melhor presente que seus filhos podem receber é o que você menos imagina
Este é o presente que seus filhos mais apreciarão por toda a vida. Você não vai se arrepender.
Adriana Acosta Bujan
Quando era criança, eu adorava ver TV só para conhecer brinquedos novos. Fazia uma lista dos que queria receber de Natal ou de aniversário. Ficava tão empolgada, que chegava a sonhar que os tinha para brincar. Por sorte, quase tudo que pedia aos meus pais eles me davam. Posso dizer que tive uma infância bem divertida.
Como é comum nas crianças, quando eu ganhava o brinquedo que tanto queria, acabava ficando entediada em pouco tempo, então pedia outro, a ponto de ver meu quarto lotado de brinquedos. Ter tantas coisas para me divertir me deixava feliz por alguns dias; no entanto, aprendi que as coisas materiais não são tão significativas.
Uma lição de vida
Na adolescência, tive uma experiência muito dolorosa com a morte de minha mãe, que fez com que minha forma de pensar sobre as coisas materiais mudasse radicalmente. Naquela época, via o esforço de meu pai para me ajudar; então, eu não recebia mais brinquedos ou coisas que queria tão facilmente.
Meu pai tinha um jeito de recompensar meu esforços escolares ou comemorar qualquer data importante sem ter que dar presentes, Ele o fazia através de viagens. Para ele era importante planejar viagens para unir a família, pois elas proporcionam momentos marcantes, lembranças e novas emoções.
Qual é o melhor presente para as crianças?
Sem dúvida, o melhor presente que você pode dar aos seus filhos é uma viagem ou passeio. Conhecer novos lugares, pessoas com costumes, culturas ou línguas diferentes, fará com que tenham novas experiências e ao mesmo tempo fortaleçam os laços familiares.
O que as crianças aprendem quando viajam
1. Espetáculos surpreendentes da natureza
As viagens de que mais gostei e com as quais aprendi a ter paciência foram as terrestres, em que meu pai pegava sua caminhonete e a gente ia a lugares próximos, como praias, cidades ou para o interior.
Durante a viagem, costumávamos cantar, contar piadas, conversar e comer doces. Gostávamos das belas paisagens da natureza, das montanhas, dos animais que passavam pelo nosso caminho, era até um bom pretexto para o meu pai nos ensinar coisas de interesse cultural.
Quando viajávamos de avião, também era muito emocionante ver um lugar em miniatura, o que fazia eu me sentir grande, poderosa e forte.
2. Lugares fantásticos
Uma forma simples de conhecer lugares incríveis é por meio de livros, TV ou internet. Porém, quando viaja, você pode conhecer os lugares a fundo e detalhadamente, pois desperta o interesse em conhecer a história do local que visita.
Existem lugares maravilhosos, alguns cheios de natureza e outros cheios de cultura. Por isso, quando você viaja, seus filhos aprendem com mais facilidade, pois têm a oportunidade de contar e viver a história no seu presente.
3. Diversão com medida
As crianças são travessas, espirituosas e aventureiras por natureza; geralmente gostam de explorar coisas novas fomentando sua curiosidade e interesse. Portanto, viajar com seus filhos é uma excelente oportunidade para ensinar-lhes que diversão exige cautela, explicando as medidas de segurança que devem conhecer para evitar qualquer imprevisto.
Portanto, viajar deixará seus filhos mais cautelosos, menos propensos a se arriscar. Eles levarão em conta que se cuidar é uma prioridade. Saberão até o que fazer quando estiverem em perigo.
4. Memórias indeléveis
As coisas materiais vêm e vão, chega uma hora em que se decompõem, quebram e se tornam inúteis. No entanto, quando dá uma viagem de presente, você oferece lembranças que duram a vida toda, experiências significativas que levarão na memória e no coração.
Cada refeição deliciosa que você experimenta, cada aventura, cada lugar, cada paisagem, as risadas, as brincadeiras, tudo o que você fizer em sua viagem serão momentos únicos e inesquecíveis.
5. O valor da família
A família é a base da sociedade, é ela que proporciona segurança, amor, apoio e orientação, tê-la é essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Portanto, viajar com a família fortalecerá os laços afetivos e a união. É uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus filhos, conversar com eles, criar um relacionamento de confiança, entendê-los e compartilhar.
6. Reforçar valores
Respeito, humildade e honestidade são os valores mais praticados nas viagens. As crianças aprenderão a ter mais empatia com as pessoas que conhecerem em virtude das diferenças culturais, entre outras. Seus filhos desenvolverão inclusive o desejo de ajudar os necessitados.
7. Aumentar as habilidades sociais
Algumas crianças são extrovertidas, é fácil para elas fazer amigos onde quer que estejam, independentemente de as pessoas que conhecerem falarem uma língua diferente ou terem costumes diferentes. A única coisa que importa para elas é ter companhia para se divertir e brincar.
Por isso, quando viajam, um mundo de novas oportunidades se abre para que desenvolvam suas habilidades de comunicação e relacionamento, fomentando sua confiança e segurança; mesmo para crianças introvertidas.
8. Adaptação
Obviamente, quando viajam, as crianças enfrentam mudanças na rotina. Os horários, a cama e a alimentação serão diferentes, não terão que fazer deveres de casa, entre outras coisas. As viagens contribuem para que elas aprendam a se adaptar a novas situações. E todos os dias estarão prontas para aprender coisas novas. É emocionante e divertido.
As viagens não precisam ser caras nem para longe para trazerem os benefícios citados. Podemos aprender bastante com lugares variados e pessoas que vivem no interior, em sítios, na serra ou no litoral. Se a grana estiver curta, opte lugares próximo a onde você mora.
As experiências compartilhadas aproximam as pessoas, por isso uma viagem em família sempre será enriquecedora. Lembre-se de que uma nova aventura ajuda a moldar a personalidade, formando o caráter de seus filhos. Viaje com eles e dê-lhes a oportunidade de viver experiências únicas!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original El mejor regalo que pueden recibir los hijos es el que menos te imaginas