O orgulho é o veneno de qualquer relacionamento
Todo veneno causa danos, mas este é fatal em qualquer relação.
Denhi Chaney
O que é veneno? É uma toxina que diferentes tipos de animais têm, a qual utilizam para causar danos, quer seja imobilizando, ferindo ou mesmo matando uma presa ou algo que os ameace. Ou, então, pode ser um produto químico ingerido que causa danos ao nosso corpo, podendo também imobilizar, ferir, inclusive levar à morte.
Apesar de haver vários tipos de venenos, a verdade é que todos destroem, embora no momento sejam utilizados como defesa. Isso vale para qualquer relacionamento, se você acha que seu relacionamento está à beira do colapso, posso garantir que um de seus problemas é esse veneno: o orgulho.
O orgulho é o veneno de qualquer relacionamento porque, assim como ocorre no mundo animal, ele paralisa, fere e pode até matar o amor que outrora tiveram. Comparado muitos venenos em que se pode ver os efeitos em questão de segundos, o veneno no relacionamento conjugal é lento e quase invisível. Ele leva tempo para destruir o amor, e quando se consegue ver seus efeitos, é quase tarde demais para fazer qualquer coisa a respeito.
Veja, a seguir, alguns sinais de que esse veneno está em seu relacionamento e qual é o seu antídoto.
1. Você só pensa naquilo que quer
Se percebeu que, na maioria das vezes, você fica pensando apenas naquilo quer ou deseja, é hora de considerar que o orgulho está impedindo você de pensar no que seu cônjuge deseja e – acima de tudo – precisa. O antídoto para esse veneno é a empatia, pois permite que você sinta o que seu parceiro sente, coloque-se no lugar dele e considere os desejos dele e não apenas os seus.
Leia: 4 coisas que você faz todos os dias, sem perceber, que enfraquecem o seu casamento
2. Você tem uma lista de todas as coisas ruins que enxerga em seu cônjuge
Se você tem uma lista mental de todos os defeitos do seu marido ou mulher, é hora de tomar um bom antídoto contra esse veneno em seu relacionamento. É óbvio que pensar apenas nos defeitos impede você de pensar nas suas virtudes, pois, sim, até mesmo seu cônjuge tem aspectos positivos.
O antídoto para esse veneno é a compaixão, pois ela lhe permite enxergar seu parceiro como uma pessoa imperfeita – assim como você é – e apreciar as virtudes que fizeram com que você se apaixonasse lá no começo.
3. Você se recusa a perdoar
Uma das maneiras mais fáceis de identificar o orgulho na relação é quando seu parceiro já lhe pediu perdão – e mesmo quando não tenha pedido – e você se recusa a perdoar. Perdoar salva qualquer relacionamento. Por outro lado, não perdoar cria ressentimento, que é outro veneno mortal, e causa o fim de qualquer relacionamento.
Não é de surpreender que o antídoto para esse veneno seja o próprio perdão. Você sabe que é o que precisa fazer, é só uma questão de decidir.
4. Você se recusa a pedir perdão
Da mesma forma, pedir perdão é essencial para que seu relacionamento sobreviva. A mensagem que você envia ao optar por não pedir perdão é que você é perfeito, o que sabemos que não é verdade. Peça perdão mesmo que você não tenha tido a intenção de ferir os sentimentos de seu cônjuge. Mas se o fez, pedir perdão demonstra o que você sente e o relacionamento em si.
O antídoto para esse veneno é a humildade, pois é preciso muita humildade para pedir perdão mesmo quando achamos que estamos certos.
Não permita que o veneno do orgulho invada cada parte de seu relacionamento. Leve em consideração que todos nós temos orgulho no coração, mas a decisão do que fazer com ele e eliminá-lo quando necessário é nossa. Coloque cada antídoto em prática e logo perceberá que seu relacionamento tem anticorpos contra o orgulho.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El orgullo es el veneno de cualquier relación