O poder mágico em suas palavras
Cada palavra que sai da nossa boca, especialmente as que dizemos aos nossos entes mais próximos – nosso cônjuge e filhos – têm poder mágico.
Miriam Aguirre
Um erro comum que muitos de nós cometemos é não perceber o efeito, a influência e a magnitude de cada palavra que sai da nossa boca, especialmente as que dizemos aos nossos entes mais próximos: nosso cônjuge e filhos. Este efeito pode ser tão positivo quanto negativo, tão destrutivo quanto edificante.
Usemos como exemplo os personagens mais poderosos das novelas, ou de histórias de aventuras: magos, bruxas ou feiticeiros. Seu poder não está em quão fortes ou rápidos eles são, mas em saber, dizer e usar as palavras exatas no momento certo e, ao fazê-lo, influem no desfecho da história. Vou contar-lhe um segredo: “As suas palavras são assim, ou até mais poderosas”. Você pode fazer toda a diferença no dia, na semana inclusive na vida de seus entes queridos. Por isso deve usá-las com muito cuidado, porque em você está a decisão de abençoá-los, curá-los e ajudá-los, ou em feri-los de maneira irreparável.
Há uns meses li que um casal de celebridades estava passando por um momento difícil na vida e no casamento. A esposa, vítima da depressão, se negava a trabalhar, a cuidar de sua família e de si mesma. Estava cansada, frustrada, fraca e irritável. Tinha perdido peso, não dormia e sofria de enxaquecas e dores musculares. O marido podia ter decidido deixá-la, já que o casamento com ela estava prestes a ruir. Mas, em vez disso, decidiu mimá-la com flores, beijos e elogios, elogiá-la a sós e na frente de todos seus conhecidos.
Começou a agradá-la em todos os momentos e a viver só para ela. A mudança em sua esposa foi impressionante. Ela começou a se sentir bonita, porque seu marido não parava de dizer e fazê-la sentir-se bonita. Sua saúde melhorou e seu casamento se fortaleceu; era muito mais forte e melhor que antes da doença. A que quero chegar com isso? A que nossas palavras e ações de amor e bondade têm um poder vivificante, estimulante e positivo.
Você é pai ou mãe?
Seus pontos de vista e palavras são o primeiro contato de seus filhos com o mundo. O que você pensa deles e o que você diz será como eles se verão. Você é marido ou esposa? Seu cônjuge lhe ama e sua opinião é a mais importante para ele/ela. Trate-o com doçura. Você é filha? Cuidado com o que diz a seus pais, você tem a porta de seus corações abertas para você, pode machucá-los ou encorajá-los com facilidade. Você é irmão? Seus irmãos são seus melhores amigos; se você é irmão mais velho, eles querem ser como você, por isso cuide de como os trata, pode deixar uma marca permanente em sua vida.
Tente se lembrar da última vez que alguém lhe elogiou ou disse algo bem-intencionado e o efeito emocional e físico que isso teve em você. Lembra-se do calor dentro do seu corpo? Lembra-se de sorrir com a sua boca e seu coração? Este é o tipo de impacto que você pode causar nos outros.
Não importa em que âmbito tenha crescido ou que não esteja acostumado a ser amável e dar elogios; não importa que toda a vida, lhe tenham tratado como se tivesse se alistado no serviço militar e estivessem lhe preparando para suportar os insultos do inimigo. É hora de quebrar essa corrente.
Há uma linguagem universal, que todo ser humano merece e a maneira correta de nos dirigirmos uns aos outros: é o AMOR. Então, se você ainda não fala sobre isso, ou se você quiser melhorar a qualidade do que fala com os outros, é hora de começar a trabalhar e seguir estes conselhos:
NUNCA
Nunca use palavrões, grosserias ou expressões vulgares
Garanto-lhe que você tem melhores recursos no seu vocabulário do que estas palavras desagradáveis. Acredite, ninguém gosta de ser insultado ou se sentir menos.
Não grite ou levante a voz em sua casa
Sua casa deve ser um Santuário de Paz. Há uma frase muito bonita que diz: “Só grite com sua esposa se for para avisá-la que a casa está pegando fogo”. E há outra: “Não é necessário que levante a voz, se o seu argumento não é suficientemente bom, mude-o, não vai melhorar repetindo-o em alto volume”.
Não use sarcasmo ou ironia ao falar, ou um tom depreciativo ou agressivo
Esta é outra forma de ferir as pessoas a quem as palavras se dirigem.
Não faça com o outro o que não quer que lhe façam
Lembre-se da regra de ouro: não diga nada que não gostaria que lhe dissessem. Antes de abrir a boca, pense por alguns segundos o que vai dizer. Você não pode apagar as palavras faladas. Pense no impacto que elas terão no futuro.
Não reclame, critique, compare ou menospreze
Especialmente o que pensa, diz ou faz, sua família. Se não se esforçar para manter um ambiente positivo, seus familiares não desfrutarão de sua companhia, nem do seu tempo em casa.
SEMPRE
Fale com carinho, com bondade e com um sorriso
Receberá o mesmo em resposta. “As palavras amáveis podem parecer curtas e muito simples, mas o seu eco é perpétuo” (Madre Teresa).
Use as palavras “por favor” e “obrigado”
São curtas, não leva mais de um segundo para dizer cada uma, e podem fazer maravilhas. Não exagere no negativo, destaque os pequenos detalhes positivos. Agradeça porque há comida na mesa, porque a sua linda esposa lhe recebeu do trabalho com um beijo e porque os seus filhos lhe abraçam sempre que têm oportunidade.
Celebre as conquistas de seus filhos e de seu parceiro
Não importa que a conquista do seu pequeno seja poder colorir sem sair da linha, pense o quanto significa para ele, mostre que você se importa.
Ouça e fale quando for necessário
Às vezes, o seu filho ou o seu cônjuge não precisa de uma cátedra sobre como ele pode melhorar ou gerir a sua vida de forma adequada, às vezes a única coisa que ele precisa é que o ouça e lhe diga que o apoia e ama, que está lá para ele.
Escolha o silêncio para uma explosão de raiva
Se estiver com raiva ou frustrado, tente se conter e não diga nada ofensivo, espere até se acalmar para discutir a situação. As palavras podem ser adagas invisíveis que perfuram o coração. Não machuque seus entes queridos por um mau momento.
Expresse em voz alta seus sentimentos pelos membros de sua família
Não é suficiente que você sinta, eles precisam ouvir de você constantemente. Seja honesto, carinhoso e um amigo para eles.
Se ainda não está convencido do impacto que podem ter as suas palavras proponho a você uma experiência: decida, por uma semana, só dizer comentários positivos, encorajadores e amáveis aos membros da sua família. Comece pelo seu parceiro. Prometo-lhe que no final da semana receberá mais sorrisos, abraços, beijos e agradecimentos como nunca antes tinha imaginado. Verá uma diferença na forma como a sua família lhe trata e como lhe vê, isto é, com muito mais amor. É hora de espalhar essa magia com sua família e ser mais feliz fazendo outros felizes.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El poder mágico en tus palabras